Pesquisa de mercado para PME: Como (e por que) fazer

Empreender pode ser um termo da moda, mas não tem nada de modismo: não é possível encontrar sucesso nessa área se o empreendedor não trabalhar duro e, principalmente, conhecer a fundo o mercado em que está entrando, seu público e as necessidades que pode suprir.

Começar um negócio do zero exige disponibilidade para entender seus produtos e soluções bem além do que é pensado pelas áreas de desenvolvimento e marketing, e fazer uma pesquisa de mercado para PME pode ser uma ótima maneira de adquirir conhecimentos que vão ser de alto valor estratégico para o posicionamento de uma pequena ou média empresa.

A primeira coisa a se levar em consideração é que, não importa seu ramo de atuação, seu negócio vai ser percebido por diferentes públicos – e cada um deles terá uma opinião sobre sua marca e seus serviços.

Trabalhar com o achismo não é uma saída viável, já que atender sem mensurar pode nos dar uma falsa ilusão de que tudo está bem quando, na verdade, estamos perdendo dinheiro.

Aliás, a cultura do achismo é um dos motivos que explicam o fracasso dos empreendedores brasileiros em realação aos dos Estados Unidos.

Importância da pesquisa de mercado para PME

O empresariado brasileiro costuma trabalhar na base do incerto, confiando sempre que seus colaboradores dão o máximo de si e o público adora a empresa, sem metrificar, de fato, se essas premissas são verdadeiras.

Uma das grandes verdades do mundo corporativo é que só acreditar não basta: é imprescindível ter certeza de cada cenário para saber onde dar os próximos passos.

É aí que entra a pesquisa de mercado para PME.

pesquisa de mercado pme

Existem três tipos básicos de pesquisa de mercado para PME que vão te ajudar a definir as metas e objetivos desse estudo.

  1. Como o público externo responde a seu atendimento e posicionamento frente à concorrência
  2. Como seu público interno (fornecedores, funcionários) trabalha para te manter no mercado.
  3. Como seu público-alvo irá responder a um determinado produto ou serviço que você ainda não colocou no mercado.

Através dessas pesquisas é possível medir qual é a posição do negócio frente ao mercado que ele atende e visualizar os estágios de desenvolvimento e crescimento da companhia frente às respostas e atributos do público atual.

A pesquisa de mercado para PME muda drasticamente a forma com que a empresa vê suas forças e limitações, tirando a equipe do campo do “eu acho” para colocá-la no campo do “eu sei”.

E, através da sabedoria, fica muito mais fácil desenvolver estratégias realmente assertivas para o sucesso dos negócios, principalmente se alguns feedbacks da pesquisa forem negativos.

Assim como as doenças, é sempre melhor ter uma má notícia nos estágios iniciais do que desenvolver um problema silencioso que trará mais obstáculos de resolução no futuro.

A fórmula não vem pronta, mas desenvolver esse tipo de estudo dá ao negócio uma nova ideia de maturidade e identidade, desde que os dados coletados sejam manuseados, compilados e analisados de forma correta.

Não sabe como fazer uma pesquisa de mercado e não tem orçamento para isso? Te ensinamos tudo neste texto.

Vantagens da pesquisa de mercado para PME

Um dos principais benefícios de se fazer uma pesquisa de mercado para PME é saber, de fato, como o seu mercado, seu público final e seus colaboradores enxergam o valor estratégico da sua empresa.

Contudo, a lista de vantagens não para por aí.

Através da pesquisa de mercado para PME você também pode:

  • Validar segmentos de mercado;
  • Testar a aceitação de novos produtos e serviços;
  • Avaliar a satisfação dos seus clientes, funcionários e fornecedores;
  • Medir a eficácia das campanhas publicitárias.

Essa última é de extrema importância para pequenas e médias empesas, que não têm condições de fazer investimentos milionários em marketing, mas não podem abrir mão da comunicação de qualidade.

Inclusive é importante lembrar que esse estudo é um dos investimentos mais baratos que os empresários farão dentro de suas áreas de marketing, pois pode ter preços extremamente acessíveis (como são as ferramentas de pesquisa da Data Goal) e não necessitam de especialistas para a realização das entrevistas.

A pesquisa de mercado para PME tem como pano de fundo desbravar novas possibilidades de atuação de cada empresa ao salvar seus gestores do desconhecido, mostrando claramente quais são as chances de prosperidade ou fracasso de cada nova iniciativa.

Então, antes de bater no peito para falar o que acha da sua própria empresa, conte com a gente para ter certeza da resposta e mirar cada vez mais alto nos seus ideais de sucesso e crescimento.

pesquisa de mercado para PME, quando bem feita, vai ajudar sua equipe a tomar decisões de forma mais precisa e melhorar, continuamente, os seus processos rumo ao topo.

como as vendas perdidas podem aumentar seu faturamento