Aplicativo para pesquisa eleitoral: tudo o que você precisa saber
Tornar a pesquisa eleitoral mais confiável, segura e ágil é a função do aplicativo para pesquisa eleitoral. Essa ação não é optativa, e sim necessária para a condução da campanha, uma vez que aponta informações estratégias para quem vai pleitear um cargo. Por isso, a pesquisa eleitoral precisa de toda a assertividade, rapidez e praticidade […]
5 dicas de marketing político para assessores
Qualquer um que esteja precisando “vender seu peixe” – independente do tipo de peixe – precisa traçar uma estratégia consistente e regrada. Afinal, por meio dela é possível inspirar reações do público a respeito de uma ideia ou produto. Quem cumpre esse papel é o marketing e, nas campanhas eleitorais, o marketing político. Um candidato que […]
5 falhas de gestão de dados pessoais que não podem mais acontecer com a LGPD
A nova Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13709/18), que entra em vigor em agosto de 2020, vai mexer com os alicerces de muitas organizações, principalmente as que coletam informações de qualquer natureza. Por isso, é essencial que as organizações não cometam mais falhas na gestão de dados pessoais. A partir dela, dados coletados […]
Dicas para adequação à LGPD em suas pesquisas
Como já dissemos em outro post aqui no blog Data Goal, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) entra em vigor em agosto de 2020. Para não correr o risco de sofrer sanções, caso sua empresa não tenha se adequado às novas diretrizes, a primeira dica é começar a se preparar para a adequação […]
Coleta de dados por entrevista: quando e como usar
Dentre as diversas formas de realizar a coleta de dados, a entrevista é uma das que merece mais destaque, tanto por sua funcionalidade quanto eficiência. Essa técnica consiste no contato direto entre o pesquisador e a pessoa que participa como respondente do estudo, tornando possível a interação sem interrupções entre os dois pontos da pesquisa. […]
Entenda como funciona a margem de erro das pesquisas eleitorais
As eleições são um período bastante turbulento para os institutos de pesquisa, já que a população espera que a maioria “acerte” o nome dos vencedores na corrida às urnas, especialmente quando os cargos pretendidos são de destaque, como Presidência ou o Governo de um estado. É nas idas e vindas dos gráficos dos principais candidatos […]
Pesquisas eleitorais podem influenciar os resultados das eleições?
Você já viu esse filme: em ano eleitoral, as pessoas começam a dizer suas preferências nos votos, geralmente nos candidatos mais conhecidos da população. Aí começam as pesquisas eleitorais de intenção de votos feitas por partidos, veículos de comunicação ou institutos e, de repente, um nome que não estava tão popular acaba se tornando um […]
O que é e como é mensurada a “intenção de voto” da pesquisa eleitoral
O voto é secreto, mas a mesma regra não se aplica às intenções de voto, que podem ajudar um candidato a ganhar as eleições se sua pesquisa eleitoral for bem assertiva. A intenção de voto nada mais é do que a antecipação do desejo de voto de alguém por um candidato específico. Por exemplo: dentre os candidatos […]
Quais são os tipos de coleta de dados políticos?
As eleições estão cada vez mais próximas – e quem quiser pleitear um cargo no setor público precisa começar a analisar sua aceitação junto ao público o quanto antes. Afinal, não há melhor aplicação da expressão “a voz do povo é a voz de deus” do que no campo das campanhas políticas… No entanto, não […]
De quanto em quanto tempo fazer pesquisa de intenção de voto?
Durante os períodos eleitorais, a pesquisa de intenção de voto costuma ser um termômetro das campanhas e atua até mesmo como um influenciador de eleitores. Afinal, muitos tendem a decidir o voto com base nas avaliações e resultados dessas pesquisas. Elas são feitas por institutos de pesquisas, geralmente encomendadas por veículos de comunicação. Mas, para […]
Quando e por que fazer pesquisa quantitativa?
Toda pesquisa é importante para conhecer potenciais clientes, perceber estratégias dos concorrentes e analisar fornecedores. O objetivo é possibilitar ao empreendedor uma avaliação comparativa do mercado para, com isso, elaborar sua estratégia. A pesquisa quantitativa vem justamente para auxiliar a organização nas possíveis necessidades mudanças no negócio, apresentando resultados que podem ser quantificados (dados numéricos, […]
Como a pesquisa de satisfação pode aumentar seus lucros
Manter clientes satisfeitos é um desafio para empresas que querem se destacar no mercado. Não basta achar que o consumidor quer o melhor preço ou produto: é preciso entender o que ele precisa e, a partir daí, buscar formas para que a venda aconteça. Para que sua empresa conheça a percepção da sua clientela em todas as […]
Pesquisa de satisfação interna: como fazer mais rápido
O diferencial de uma organização está em seus funcionários: sem eles, a empresa não funciona. Mas, para que o negócio viva de resultados positivos e metas alcançadas, é necessário que a equipe contratada esteja bem, se sinta bem e foque em promover sua melhor versão no local de trabalho. Se a produção está oscilando, funcionários […]