Como fazer uma live no Instagram?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Se você é um usuário das redes sociais, já deve ter visto alguns de seus amigos fazendo vídeos ao vivo. Essa opção, que já é disponibilizada pelo Youtube e Facebook, também pode ser usada como live no Instagram.

A ferramenta foi lançada no final de 2016 e, com o tempo, a função de transmissão ao vivo se desenvolveu. Entre outras melhorias implementadas, a live permite ao usuário exibir o vídeo ao vivo entre os Stories e até convidar uma pessoa de outro lugar para participar.

Como as lives estão ganhando cada vez mais espaço nas redes sociais, você e sua empresa não podem ficar de fora!

Por isso, preparamos este guia que explica como fazer uma live no Instagram, algumas ferramentas muito úteis e até dicas para fazer sua transmissão ficar excelente e muito profissional. 

Confira!

O que é live no Instagram?

Fazer um live no Instagram nada mais é do que criar um vídeo ao vivo, que poderá ser acessado em tempo real ou em até 24 horas depois da transmissão.

Ao contrário de outras ferramentas que disponibilizam serviços similares, ao término da criação não será disponibilizado nenhum link para rever o material, que também não ficará salvo.

Quem pode fazer live no Instagram?

Qualquer pessoa pode fazer uma live no Instagram como forma de aproximação e interação com seus seguidores. Empresas, artistas e influenciadores digitais veem um enorme potencial nessa ferramenta para alavancar as vendas, criar relacionamentos e divulgar sua imagem. 

Um exemplo disso foi o fenômeno das lives dos famosos durante a quarentena do COVID-19. As transmissões ao vivo no Instagram se tornaram uma opção de entretenimento durante o período de distanciamento. A líder de audiência é a cantora Marília Mendonça, que chegou a ter 3,3 milhões de espectadores simultâneos na sua live.

Passo a passo para fazer live no Instagram

Para gravar uma transmissão ao vivo no Instagram, você precisará somente de um celular e uma conexão de internet estável. Câmeras, encoders e outros equipamentos profissionais são questões com as quais você não precisará se preocupar. Basta apoiar sua câmera em um lugar firme.

Fazer uma live no Instagram é bem simples. Veja a seguir:

1) Na página inicial, deslize a tela para a esquerda ou toque no ícone de câmera no canto superior esquerdo;

2) A seguir, você estará entre as opções de gravação de stories. Na barra inferior, deslize as opções para a esquerda até a opção “Ao Vivo”;

3) Clique em “Iniciar Vídeo Ao Vivo”. O Instagram vai checar se sua conexão está boa para iniciar a transmissão;

4) Ao iniciar, você terá 60 minutos para fazer a sua transmissão. É possível visualizar quantas pessoas estão assistindo e quem acessou a live. Outros recursos disponíveis são a possibilidade de enviar uma notificação para avisar seus seguidores, receber e responder comentários e likes e até convidar outro usuário para conversar com você;

5) Durante sua live, o público também poderá enviar perguntas – existe um campo especial para isso, o primeiro ao lado do campo onde se digita as mensagens. Ao selecioná-lo, você pode conferir todas as questões enviadas sem perdê-las no chat.

6) Chegou a hora de terminar sua transmissão? Clique em “Encerrar”, no canto superior direito, e em “Encerrar Vídeo Ao Vivo” – caso contrário, o Instagram o fará automaticamente ao atingir o tempo limite;

7) Na tela seguinte, você consegue ver quantas pessoas assistiram o vídeo. Além disso, será possível fazer o download do vídeo para o seu celular no ícone “Salvar”, localizado no canto superior direito. Outra opção é compartilhá-la nos “Stories” por 24 horas. Caso não deseje, basta desativar esta opção e clicar em “Descartar”.

Quer uma live no Instagram imperdível?

Além de um smartphone e de uma conexão com a internet, você só precisa seguir algumas dicas simples para fazer uma transmissão que vai ficar na memória dos seus seguidores:

1. Faça um roteiro 

Mesmo que a live no Instagram tenha a característica de ser informal, é importante que você crie um roteiro antes de iniciá-la, principalmente se estiver apresentando um produto, uma ideia complexa ou um evento.

Além disso, crie um documento com a introdução do assunto, nomes, datas, locais importantes e demais características daquilo que será apresentado. Dessa forma, gafes serão evitadas e assim o vídeo sairá com as informações corretas e você ganhará credibilidade do seu público.

2. Teste antes de iniciar a transmissão

Antes de iniciar a live, faça um teste usando sua câmera de celular sem publicar o vídeo. Siga o roteiro e reproduza a mensagem que será transmitida, como um ensaio.

Dessa forma, você terá poderá rever pontos falhos e aprimorar a sua oratória. Perceba como treinar vai te ajudar a ter mais sucesso durante a apresentação da live.

3. Divulgue sua live antecipadamente

Para alcançar um número maior de seguidores, promova a transmissão ao vivo no seu perfil do Instagram. Use uma imagem ou um post e publique-a com o dia, horário e tema que será abordado.

O mesmo material poderá ser usado em outras redes, como Facebook ou WhatsApp, por exemplo. Isso valerá para ganhar mais seguidores no Instagram, tornar o seu trabalho mais atrativo e até mesmo rentável, caso você use as redes para este fim.

A opção ”Stories”, que é aquela em que fotos e vídeos ficam disponíveis por 24 horas, também pode ser utilizada na divulgação da live. Ou seja, quanto mais canais você usar, maior será o seu público durante a filmagem.

4. Descreva a live de forma estratégica

Quais assuntos serão abordados na sua transmissão? Quais são as palavras-chaves mais importantes de toda a sua fala? Para não fugir do assunto ou ficar com cara de perdido, pense bem sobre estas questões antes de iniciar o vídeo, pois elas serão essenciais na hora de fazer uma boa descrição do que você propõe a mostrar.

5. Cuidado com o ambiente

Antes de começar, opte sempre por fazer o vídeo em um local tranquilo, iluminado, e sem ruídos. Além disso, não se esqueça de desligar notificações e chamadas do seu celular.

Cuidado ao fazer lives em espaços abertos. Por conta de diversas interferências e problemas que você possa ter que solucionar na hora da live, é melhor evitar. Mas se for realmente preciso, tente ficar distante dos pontos em que haja muito vento, movimento ou barulho. Isso pode atrapalhar o entendimento das pessoas que estão assistindo a transmissão.

Opte por usar fones de ouvido com microfone, para deixar o áudio ainda mais limpo.

6. Faça uma breve apresentação

Caso o seu perfil seja aberto, as pessoas que ainda não te seguem podem assistir sua transmissão ao vivo. Por isso, antes de começar a abordar o tema específico do vídeo, faça uma breve apresentação sobre você, o seu trabalho e os assuntos que você aborda em seu Instagram.

Dessa forma, quem ainda não segue a sua conta pode vir a se interessar por ela, o que potencializará o sucesso do seu perfil.

7. O vídeo começa com poucos espectadores

Dificilmente o pico de acesso de sua live acontecerá no início da sua transmissão. Normalmente elas começam com poucas visualizações e, durante o andamento, surgem mais pessoas.

Se a sua live começar dessa forma, não se desespere! A popularidade virá com o tempo. Quanto mais você usar a ferramenta, maiores serão os números de acessos que terá nas próximas transmissões.

8. Interaja com os espectadores

Os espectadores que assistem a esse tipo de material, e que interagem com ele por meio de mensagens, gostam de ver suas dúvidas respondidas e seus comentários citados.

Sendo assim, interaja com as pessoas. Cite um e outro espectador, mencione a mensagem e agradeça a participação.

Além disso, existe a possibilidade do usuário solicitar para participar de uma live que estiver assistindo. Para isso, é necessário que o participante clique no ícone “Solicitar” e depois em “Enviar Solicitação”. Desta forma, é só esperar a aprovação do autor do vídeo e, caso ela seja concedida, a pessoa receberá uma notificação avisando que ela vai entrar.

A qualquer momento, você poderá encerrar a participação do seu convidado. Para isso, aperte o botão X no topo da tela dele. É possível convidar outros usuários ao longo da transmissão, desde que seja um de cada vez.

9. Faça o seu melhor

Capriche no seu visual e dê o seu melhor. Mas saiba que a live do Instagram não é um espaço para você buscar a perfeição da imagem ou da mensagem que está sendo transmitida. Por ser um vídeo ao vivo, mesmo que todos os cuidados sejam tomados, imprevistos podem acontecer.

Portanto, relaxe! Após programar o conteúdo, curta a transmissão e dê o seu melhor!