Aplicativo para pesquisa de opinião: como pode ajudar meu comércio?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Fazer uma pesquisa de opinião de um determinado grupo é uma boa forma de conhecer seu público, ouvir o que eles estão pensando, desenvolver estratégias e melhorar a performance do seu negócio.

Por meio de questionários você poderá obter uma variedade de respostas que vão nortear as tomadas de decisão do seu comércio. Mas nem todos os empresários acreditam no potencial da ferramenta, principalmente se a pesquisa for realizada manualmente.

Por isso vamos apresentar algumas das características da pesquisa de opinião e como o uso da tecnologia pode fazer toda a diferença no momento de obter as informações.

O que vem a ser pesquisa de opinião?

Pesquisa de opinião é o levantamento de dados específicos de uma amostra de pessoas para conhecer o ponto de vista delas a respeito de um produto, serviço ou empresa.

A sua aplicação é válida para todos os tamanhos e tipos de organizações, cuja finalidade é aumentar o índice de vendas, descobrir algo sobre o cliente ou gerar algum diferencial competitivo, entre outras possibilidades.

O diferencial da pesquisa de opinião é que normalmente solicita comentários e opiniões pessoais, por meio de aplicativos. Isso deixa a entrevista mais rica e detalhada. Para melhor atender as especificidades do negócio, os questionários não são pulverizados a ponto de atingir todos os envolvidos com a empresa, mas direcionados para um grupo específico, como colaboradores, clientes ou fornecedores.

Se você tem um comércio de móveis, por exemplo, e as vendas não estão indo bem, a ferramenta é a melhor maneira de você entender a direção que o mercado está tomando. Muitas vezes, o empreendedor pensa que o preço é a razão que leva os clientes terem desaparecido da loja, mas a pesquisa pode indicar que o real motivo está no estilo dos móveis, por exemplo, que é ultrapassado.

O fato é que as respostas dos entrevistados podem oferecer a você uma infinidade de insights que vão ajudá-lo a direcionar o seu comércio.

Qual a melhor forma de usar a pesquisa de opinião?

O comércio pode utilizar a pesquisa de opinião a qualquer momento e em diferentes aspectos. Tudo vai depender do objetivo ou do problema que a empresa quer resolver.

Opinião do cliente

Se o comércio quer obter resposta sobre um assunto em especial, que pode incluir opinião pessoal, a pesquisa de opinião é a ferramenta para isso. 

Exemplo: a empresa quer entender como as famílias preparam suas receitas. Após inúmeras perguntas e respostas, o gestor vai avaliar a necessidade de introduzir comida e produtos veganos no seu estabelecimento.

Comparação de produtos e serviços

É possível utilizar a pesquisa de opinião para comparar o desempenho de produtos da mesma marca ou de concorrentes. Isso ajuda o comerciante a analisar se vale ou não a pena investir ou comprar grandes quantidades de determinado item para a loja.

Acompanhamento no pós-venda

Essa modalidade de pesquisa de opinião permite que a empresa acompanhe a experiência do cliente após a compra do produto. É essencial para que a organização perceba traços de mudanças no relacionamento entre consumidor e marca. 

Como é a aplicação do questionário de pesquisa de opinião?

Como a organização pode atingir um número considerável de clientes em diferentes regiões, utilizar um aplicativo de pesquisa é a melhor solução para aplicar o questionário de pesquisa. Afinal, ele é mais rápido, confiável, eficaz e bem mais econômico que uma entrevista convencional.

Um bom software, como o produzido pela Data Goal, possui interface simples e intuitiva para a criação do questionário, permitindo que você mesmo o desenvolva com rapidez e facilidade, e sem a ajuda de um especialista.

Além disso, ele é customizável. Ou seja, mesmo mantendo um layout próprio, ele permite que ao usuário autonomia para determinar o que quer do material.

Outro ponto a ser ressaltado é que a ferramenta aproveita ao máximo o potencial dos smartphones e das tecnologias móveis. Isso permite uma maior participação do público, visto que o app é compatível com diferentes sistemas operacionais, como iOS e Android.

Isso quer dizer que a pesquisa de opinião não precisa mais ser realizada como antigamente, com pesquisadores locais e formulários impressos. Tudo é mais simples, prático, menos custoso e com resultados factíveis.

O mais interessante do aplicativo de pesquisa Data Goal é que seu comércio não precisa de equipe especializada para coletar e analisar os dados. Isso porque a ferramenta opera tanto online quanto offline, salvando as respostas na memória interna do dispositivo. Isso é, a coleta nunca é interrompida, mesmo que o software esteja desligado.

Como isso, o app desenvolve uma tabela com insights finais, reunindo as informações para análise crítica dos resultados, de forma organizada e sem o trabalho de tabular os dados.

Quer contar com um aplicativo para pesquisa de opinião que pode ajudar o seu comércio? Entre em contato com a Data Goal e venha saber mais sobre esse recurso!