03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Aplicativo para pesquisa de opinião: como pode ajudar meu comércio?

photo 1432888498266 38ffec3eaf0a

Fazer uma pesquisa de opinião de um determinado grupo é uma boa forma de conhecer seu público, ouvir o que eles estão pensando, desenvolver estratégias e melhorar a performance do seu negócio.

Por meio de questionários você poderá obter uma variedade de respostas que vão nortear as tomadas de decisão do seu comércio. Mas nem todos os empresários acreditam no potencial da ferramenta, principalmente se a pesquisa for realizada manualmente.

Por isso vamos apresentar algumas das características da pesquisa de opinião e como o uso da tecnologia pode fazer toda a diferença no momento de obter as informações.

O que vem a ser pesquisa de opinião?

Pesquisa de opinião é o levantamento de dados específicos de uma amostra de pessoas para conhecer o ponto de vista delas a respeito de um produto, serviço ou empresa.

A sua aplicação é válida para todos os tamanhos e tipos de organizações, cuja finalidade é aumentar o índice de vendas, descobrir algo sobre o cliente ou gerar algum diferencial competitivo, entre outras possibilidades.

O diferencial da pesquisa de opinião é que normalmente solicita comentários e opiniões pessoais, por meio de aplicativos. Isso deixa a entrevista mais rica e detalhada. Para melhor atender as especificidades do negócio, os questionários não são pulverizados a ponto de atingir todos os envolvidos com a empresa, mas direcionados para um grupo específico, como colaboradores, clientes ou fornecedores.

Se você tem um comércio de móveis, por exemplo, e as vendas não estão indo bem, a ferramenta é a melhor maneira de você entender a direção que o mercado está tomando. Muitas vezes, o empreendedor pensa que o preço é a razão que leva os clientes terem desaparecido da loja, mas a pesquisa pode indicar que o real motivo está no estilo dos móveis, por exemplo, que é ultrapassado.

O fato é que as respostas dos entrevistados podem oferecer a você uma infinidade de insights que vão ajudá-lo a direcionar o seu comércio.

Qual a melhor forma de usar a pesquisa de opinião?

O comércio pode utilizar a pesquisa de opinião a qualquer momento e em diferentes aspectos. Tudo vai depender do objetivo ou do problema que a empresa quer resolver.

Opinião do cliente

Se o comércio quer obter resposta sobre um assunto em especial, que pode incluir opinião pessoal, a pesquisa de opinião é a ferramenta para isso. 

Exemplo: a empresa quer entender como as famílias preparam suas receitas. Após inúmeras perguntas e respostas, o gestor vai avaliar a necessidade de introduzir comida e produtos veganos no seu estabelecimento.

Comparação de produtos e serviços

É possível utilizar a pesquisa de opinião para comparar o desempenho de produtos da mesma marca ou de concorrentes. Isso ajuda o comerciante a analisar se vale ou não a pena investir ou comprar grandes quantidades de determinado item para a loja.

Acompanhamento no pós-venda

Essa modalidade de pesquisa de opinião permite que a empresa acompanhe a experiência do cliente após a compra do produto. É essencial para que a organização perceba traços de mudanças no relacionamento entre consumidor e marca. 

Como é a aplicação do questionário de pesquisa de opinião?

Como a organização pode atingir um número considerável de clientes em diferentes regiões, utilizar um aplicativo de pesquisa é a melhor solução para aplicar o questionário de pesquisa. Afinal, ele é mais rápido, confiável, eficaz e bem mais econômico que uma entrevista convencional.

Um bom software, como o produzido pela Data Goal, possui interface simples e intuitiva para a criação do questionário, permitindo que você mesmo o desenvolva com rapidez e facilidade, e sem a ajuda de um especialista.

Além disso, ele é customizável. Ou seja, mesmo mantendo um layout próprio, ele permite que ao usuário autonomia para determinar o que quer do material.

Outro ponto a ser ressaltado é que a ferramenta aproveita ao máximo o potencial dos smartphones e das tecnologias móveis. Isso permite uma maior participação do público, visto que o app é compatível com diferentes sistemas operacionais, como iOS e Android.

Isso quer dizer que a pesquisa de opinião não precisa mais ser realizada como antigamente, com pesquisadores locais e formulários impressos. Tudo é mais simples, prático, menos custoso e com resultados factíveis.

O mais interessante do aplicativo de pesquisa Data Goal é que seu comércio não precisa de equipe especializada para coletar e analisar os dados. Isso porque a ferramenta opera tanto online quanto offline, salvando as respostas na memória interna do dispositivo. Isso é, a coleta nunca é interrompida, mesmo que o software esteja desligado.

Como isso, o app desenvolve uma tabela com insights finais, reunindo as informações para análise crítica dos resultados, de forma organizada e sem o trabalho de tabular os dados.

Quer contar com um aplicativo para pesquisa de opinião que pode ajudar o seu comércio? Entre em contato com a Data Goal e venha saber mais sobre esse recurso!

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

people 3288119_1920

Quais são os tipos de coleta de dados políticos?

As eleições estão cada vez mais próximas – e quem quiser pleitear um cargo no setor público precisa começar a analisar sua aceitação junto ao público o quanto antes. Afinal, não há melhor aplicação da expressão “a voz do povo é a voz de deus” do que no campo das campanhas políticas… No entanto, não existe apenas uma forma de

Continue lendo »
Como identificar nichos de mercado inexplorados com pesquisas de mercado especializadas

Como identificar nichos de mercado inexplorados com pesquisas de mercado especializadas

Identificar nichos de mercado inexplorados é uma estratégia poderosa para empresas que buscam destaque em um mercado competitivo. Embora seja comum focar em grandes mercados saturados, os nichos de mercado oferecem oportunidades significativas para o crescimento, com menos concorrência e um alto potencial de fidelização. Ao explorar nichos ainda pouco atendidos, as empresas conseguem criar produtos e campanhas direcionadas, conquistando

Continue lendo »
rawpixel 983726 unsplash

Pesquisa de satisfação interna: como fazer mais rápido

O diferencial de uma organização está em seus funcionários: sem eles, a empresa não funciona. Mas, para que o negócio viva de resultados positivos e metas alcançadas, é necessário que a equipe contratada esteja bem, se sinta bem e foque em promover sua melhor versão no local de trabalho. Se a produção está oscilando, funcionários estão sempre faltando ou você

Continue lendo »
photo 1432888498266 38ffec3eaf0a

Aplicativo para pesquisa de opinião: como pode ajudar meu comércio?

Fazer uma pesquisa de opinião de um determinado grupo é uma boa forma de conhecer seu público, ouvir o que eles estão pensando, desenvolver estratégias e melhorar a performance do seu negócio. Por meio de questionários você poderá obter uma variedade de respostas que vão nortear as tomadas de decisão do seu comércio. Mas nem todos os empresários acreditam no

Continue lendo »
vector set illustrated people_53876 44100

Ferramentas que podem te ajudar com pesquisa eleitoral

Com o aumento de fake news e a desconfiança das pessoas no que é de fato real, nunca se fez tão necessário encontrar uma pesquisa eleitoral confiável. Para tornar o processo mais seguro, o uso de softwares de registro, além de agilizar e organizar a coleta de informações, também é indicado para proteção de dados sensíveis e a confiabilidade de

Continue lendo »
photo 1516055619834 586f8c75d1de

Como fazer pesquisa eleitoral por telefone?

Para se destacar, cada vez mais os políticos têm investido no marketing. Para isso, é importante ter acesso a informações como a intenção de voto e a imagem pública. Nesse momento, surge a dúvida: como fazer a pesquisa eleitoral? Além do período de eleição, as pesquisas podem ser realizadas ao longo do mandato de políticos. Provavelmente, você já se deparou

Continue lendo »
smiling asian woman using smartphone with listening music standing office building_2034 1563

5 requisitos que um bom software pesquisa eleitoral deve ter

Com a chegada das eleições, candidatos e partidos políticos estão a todo vapor na busca de informações para a montagem da campanha e, também, do plano de governo. O software pesquisa eleitoral é o melhor instrumento para atingir os objetivos da vida política. Quando a pesquisa é estruturada de forma organizada, é possível alcançar resultados que impactam positivamente nas urnas e

Continue lendo »
hands touching mobile_1232 927

Saiba tudo sobre a Data Goal: o sistema que vai ajudar você nas próximas eleições

Com as eleições se aproximando, as equipes de marketing político tentam ganhar tempo para priorizar ações e estratégias com o objetivo de aumentar o número de intenções de votos para o candidato. O trabalho é árduo e necessita do máximo de informações possíveis, que só são obtidas por meio de pesquisa eleitoral. Para facilitar a vida de todo mundo, evitando

Continue lendo »
woman hands using mobile smart phone_35534 132

Saiba como fazer pesquisa eleitoral em 3 passos

Quem trabalha no cenário político durante as eleições, sabe que ter acesso a alguns dados faz toda a diferença para o marketing político. Para obter informações relevantes, a principal dúvida que surge é sobre como fazer uma pesquisa eleitoral.  Esse processo de elaboração de pesquisa exige foco nos objetivos da campanha, além de levar em consideração quais questões são importantes

Continue lendo »