Aplicativo para pesquisa social: como pode te ajudar?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O mundo da pesquisa é vasto e abrange inúmeras possibilidades, dentre elas a pesquisa social. Essa é um método usado para entender o comportamento das pessoas e da sociedade, permitindo projetar produtos ou serviços que atendem às necessidades da população.

Se você tem dúvidas em relação a ela, pense nos impactos que as ações governamentais e empresariais geram nas comunidades que delas se beneficiam. Como é vista uma indústria que se localiza próxima ao litoral?  Qual a repercussão daquele empreendimento construído dentro de um bairro residencial? 

Focada em avaliações e/ou levantamentos em populações de distritos, municípios ou estados, a pesquisa social visa entender de que forma as pessoas percebem o que está sendo feito ao seu redor.

Em quais circunstâncias a pesquisa social deve ser aplicada?

O objetivo da pesquisa social é resolver algum tipo de problema. Para isso, ela descreve características de determinada população, peculiaridades de um grupo, tais como nível de escolaridade, idade, sexo, etc.

A investigação visa identificar fatores que determinam ou contribuem para algum fenômeno, como, por exemplo, o impacto das empresas em uma região. Dessa forma é possível conhecer profundamente a realidade desse grupo, explicando as relações que ele tem com setores públicos, organizações privadas e outras instituições que tenham atividades no território.

Dessa forma, diferentes grupos socioeconômicos que pertencem a partes diferentes da localidade podem ser abordados para a pesquisa social, cujo objeto de investigação pode ser qualquer assunto: instalação de uma empresa, um novo recurso, atualização de alguma tecnologia ou uma tendência de mercado.

A pesquisa social pode ser realizada de maneira convencional, com os pesquisadores indo de casa em casa para entrevistar moradores e recolher impressões sobre o objeto a ser investigado, ou utilizando a tecnologia para coletar os dados.

O apoio da tecnologia na pesquisa social

Por se tratar de um estudo que abrange um recorte populacional maior, o volume de coletas e entrevistas também é elevado. Dessa forma, a equipe envolvida para fazer o trabalho de campo precisa ser maior, gerando mais custos para quem contrata a pesquisa e mais riscos de erros e fraudes.

Com o uso de um aplicativo de pesquisa social, como o Data Goal, a solução é mais simples e prática, pois torna acessível a empresas e órgãos públicos o recurso de gestão das equipes em campo. Ou seja, a organização pode entrar em contato com o time de campo e o software auxilia os pesquisadores para que façam a condução da entrevista corretamente.

Outro ponto que gera bastante discussão e até mesmo imprecisões no resultado está relacionado a digitação das pesquisas. Isso acaba sendo um gargalo que atrasa as entregas. Com a tecnologia esse problema deixa de existir, já que o app não demanda digitadores ou analistas para a preparação do banco de dados, o que viabiliza agilidade a um custo menor de investimento.

O que uma pesquisa social deve ter

Uma pesquisa social completa deve contemplar informações que deem ao pesquisador a oportunidade de:

  • Avaliar a satisfação das pessoas quanto ao andamento de um programa;
  • Avaliar sua viabilidade em médio e longo prazo;
  • Entender as necessidades características de cada população;
  • Ter números reais de participações sociais e impactos das ações propostas.

Além disso, a pesquisa social é de extrema utilidade para que as organizações se posicionem estrategicamente no mercado e em relação aos públicos envolvidos. Mas para que os gestores usufruam de todos os benefícios da investigação, o aplicativo deve conter diferenciais, tais como:

  • Aplicação de pesquisas em modo offline;
  • Possibilidade de retirada de resultados parciais com os pesquisadores ainda em campo;
  • Banco de dados para produção do relatório final no mesmo dia;
  • Recurso de combate à fraude com gestão de equipes de pesquisa;
  • Monitoramento da localização das coletas realizadas por GPS;
  • Indicadores de produtividade média individual e de equipes.

Se sua empresa tem alguma questão que precisa ser resolvida, a Data Goal pode te ajudar. Venha conhecer nossas soluções!