APP de questionário digital: como funciona?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Fazer pesquisa é um processo trabalhoso desde o início. Após definir o problema a ser abordado, é hora de pensar na forma de capturar as informações. Algumas modalidades vão exigir investigação literária, através de estudos científicos e periódicos mais recentes. Outras vão demandar comprovação imediata, a partir de entrevistas guiadas, para refletir o cenário atual.

A pesquisa de campo é uma maneira eficiente de coletar dados junto à amostra selecionada a partir do questionário para captar informações. Para elaborar um questionário de pesquisa você, primeiramente, precisa ter em mente o que vai ser abordado, direcionando as perguntas para esse fim.  

Em seguida, é preciso partir para digitação e distribuir os formulários aos pesquisadores em campo para a execução da investigação em si.

Como é a utilização do questionário na pesquisa de campo?

Dependendo da abrangência da pesquisa, fica inviável aplicar o questionário da maneira tradicional, utilizando papel e caneta para o preenchimento das enquetes. Além da questão tempo, que é um fator a se considerar, já que toda investigação depende de um prazo para se confirmar, é preciso analisar o custo desse trabalho.

Estamos falando do investimento não só no material, mas nos pesquisadores em campo, equipe de apoio, coordenadores, folha de pagamento, transporte, hospedagem e  alimentação são apenas alguns. Por esse lado, a pesquisa de campo não fica barata. 

Mas, com o desenvolvimento da tecnologia, a prática de dispêndio de material e pessoas solicitando entrevistas nas ruas tem ficado para trás. O questionário digital surge nesse contexto como uma ferramenta de custo baixo e acessível a todos os tamanhos de empresas.

Como montar um questionário digital

Essa modalidade de entrevista é um avanço nas pesquisas de campo. Basta entrar no app de questionário digital, como o desenvolvido pela Data Goal, e montar o set de perguntas. O próprio  gestor pode realizar esse preenchimento, já que não necessita de especialistas para executar a atividade. Caso tenha algum problema, é só acionar a equipe da Data Goal para orientações.

A construção de formulários via app de questionário digital permite uma experiência diferenciada de acesso à  plataforma, tanto para quem gera a pesquisa quanto para quem responde. Isso porque a pesquisa não precisa, necessariamente, ser feita de casa em casa, mas enviada por e-mail ou por mensagem de celular. 

Se os respondentes não tiverem acesso aos meios digitais, os pesquisadores podem ir até eles, portando apenas tablet ou celular e fazer a coleta de dados. Tudo de forma rápida, simples e confiável.

Como saber se a pesquisa está sendo aplicada na área definida pela amostra? Um dos benefícios de se utilizar um app de questionário digital é justamente a segurança. O software da Data Goal possui recursos de combate à fraude com gestão de equipes, monitoramento por GPS, gravação de áudio das aplicações,  níveis de permissão de acesso e dados seguros no servidor da Amazon.

O app de questionário digital é a ferramenta perfeita para sua pesquisa. A interface amigável permite que o coordenador dessa tarefa faça alterações sempre que achar necessário, sem precisar de um especialista em sistema para isso.

Se quiser saber mais sobre o funcionamento do app  Data Goal, venha fazer um teste na nossa plataforma e conhecer as soluções que desenvolvemos para a sua empresa.