Boas práticas para pesquisas realizadas a domicílio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Pesquisas realizadas a domicílio são uma boa solução para obter resultados significativos para as organizações. Essa modalidade pode ser utilizada para todos os tipos de investigação, como pesquisa de opinião, mercado, eleitoral, satisfação e social.

Por exemplo: uma empresa do segmento alimentício quer lançar uma massa de macarrão com ingredientes especiais, mas não sem antes conhecer a aceitação desse produto pelo público-alvo. Nesse caso, a pesquisa pode ser realizada no ponto de venda ou a domicílio, dependendo da metodologia utilizada.

O processo de pesquisas a domicílio

Ao contrário dos que muitos pensam, as pesquisas a domicílio não são, necessariamente, presenciais. 

No passado, a prática era bem comum. Os institutos enviavam inúmeros profissionais para as casas das pessoas, a fim de colher dados sobre determinado assunto. Mas os custos eram altos, já que a contratante tinha que arcar com remuneração dos pesquisadores, logística, alimentação, entre outros.

Com a evolução tecnológica, as marcas passaram a usar equipamentos mais sofisticados para realizar pesquisas a domicílio, como telefone, sites e aplicativos. Esse modelo tem facilitado e muito as coletas de dados e, o melhor, a um custo de operação bem menor. 

Existe diferença entre pesquisa online e por telefone? Qual é a melhor?

A pesquisa por telefone é um método de investigação mais pessoal, em que os participantes podem conversar com o entrevistador e tirar dúvidas sobre algum ponto específico.

Para essa modalidade, o pesquisador precisa ser muito bem treinado na habilidade de conduzir todo o processo e analisar o comportamento ou atitude dos entrevistados. No entanto, esse método é frequentemente confundido com chamadas de vendas, o que gera certa resistência por parte do respondente.

Além disso, as perguntas devem ser mais resumidas e simples, de forma a não tomar muito tempo do entrevistado, o que pode prejudicar o resultado da investigação.

Já a pesquisa online é automatizada, simples e intuitiva, com o diferencial de economizar tempo e dinheiro de quem a aplica. Todo o trabalho é realizado de maneira remota, e o entrevistado recebe o questionário em casa, via aplicativo ou e-mail, respondendo no tempo em que estiver mais tranquilo.

Um dos diferenciais da pesquisa a domicílio online está na rapidez no retorno das informações. Enquanto a investigação convencional ou por telefone pode ter compilação mais demorada, o modelo digital é bem mais rápido.

Como garantir assertividade nas pesquisas a domicílio?

Para garantir confiabilidade e segurança nos resultados das investigações, o mais indicado é utilizar um aplicativo de pesquisa, como o sistema Data Goal. É uma ferramenta moderna, descomplicada e com atualizações constantes, podendo chegar até a públicos mais específicos.

A plataforma garante segurança nos dados, já que conta com armazenamento de informações em nuvem, para gestão de formulário e coleta de informações. O aplicativo assegura ao dono da pesquisa autonomia para fazer modificações sempre que necessário, sem precisar contar com um especialista em sistemas.

Uma vez que a pesquisa está em andamento pela plataforma, os dados já são coletados, pois o sistema opera tanto online quanto offline, salvando as respostas na memória interna do dispositivo.

O sistema Data Goal apresenta outros diferenciais relevantes para as pesquisas a domicílio. Dentre eles, podemos destacar:

  • Possibilidade de retirada dos resultados parciais com a pesquisa ainda acontecendo;
  • Banco de dados para produção do relatório final no mesmo dia;
  • Recurso de combate à fraude com gestão de equipes de pesquisa;
  • Contém níveis de permissão de acesso;
  • Todas as operações são identificadas.

Está precisando realizar pesquisas a domicílio, mas não sabe por onde começar? O aplicativo desenvolvido pela Data Goal é a solução. Entre no nosso site e conheça mais sobre ele!