03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Qual o melhor instrumento de coleta de dados para pesquisa eleitoral?

photo 1504868584819 f8e8b4b6d7e3

A coleta de dados para pesquisa eleitoral é uma das fases mais importantes no processo. É através dela que o candidato vai apurar as informações e comprovar ou não os problemas levantados durante a campanha.

Funciona mais ou menos assim: a população reclama do transporte público, por exemplo. Para averiguar a demanda, a equipe deve fazer uma pesquisa, identificando os usuários, os bairros atendidos e o motivo da reclamação, entre outros fatores que comprovem a insatisfação.

Mas, para isso, é preciso contar com instrumentos de coleta de dados, certo? Estamos falando de ferramentas que fazem o levantamento, tratamento das informações e divulgação dos resultados.

Como existem muitas metodologias de pesquisa, é preciso avaliar a mais recomendada para o período eleitoral, das quais podemos citar:

Entrevista

A entrevista é uma ferramenta de coleta de dados que se baseia no diálogo entre o pesquisador e o entrevistado. Com um roteiro previamente estabelecido, o diálogo acontece entre as partes, permitindo a compreensão da demanda que é o objeto da pesquisa eleitoral.

Pode-se dizer que a entrevista mantém uma interação social do pesquisador com o grupo a ser entrevistado. Embora haja um roteiro já pronto, o rumo da conversa pode sofrer variações, levando o entrevistador a desenvolver outros questionamentos importantes para o processo.

Questionário

De maneira geral, o questionário é um instrumento de coleta de dados composto por certo número de questões apresentadas por escrito ao respondente. O objetivo é munir o pesquisador de informações.

Para isso, deve-se desenvolver um questionário que será constituído por perguntas abertas (o pesquisador precisa escrever um pouco sobre a questão), fechadas (mais diretas) e mistas (junção das abertas com as fechadas). 

Coleta de dados: faça a escolha certa

Você sabia que a escolha do instrumento de coleta de dados pode comprometer toda sua investigação? Durante o processo de pesquisa eleitoral, a equipe do candidato pode utilizar a ferramenta tradicional, em que é feito o encontro presencial com o eleitor.

Dependendo do tamanho da amostra, é preciso contratar uma equipe de pesquisadores que irão de casa em casa para coletar os dados e se munir de informações para gerar o relatório final.

O problema é que essa técnica costuma sair caro: pagamento do salário dos profissionais, transporte, alimentação e até mesmo hospedagem são itens indispensáveis, que pesam bastante no bolso do candidato. Sem contar que a confiabilidade da pesquisa tende a ficar abalada, já que processos manuais são mais passíveis de fraudes e manipulações.

Por outro lado, a pesquisa eleitoral precisa ser dinâmica, rápida e transparente, para que o candidato possa tomar atitudes assertivas em relação à campanha. É aí que entra o melhor instrumento de coleta de dados: o app para pesquisa eleitoral fornecido pela Data Goal.

Através de uma plataforma de pesquisa online, o comitê de campanha do candidato monta a entrevista ou questionário, podendo ir a campo com um dispositivo móvel recolher informações do eleitorado. Esses dados serão compilados em tempo real. Outra forma de coletar informações utilizando o software é enviando o questionário aos potenciais respondentes por meio de e-mail, WhatsApp ou redes sociais.

Além de instrumento de coleta de dados, o app de pesquisa Data Goal traz outros benefícios durante o processo eleitoral, tais como:

  • Aplicação da pesquisa em modo offline;
  • Possibilidade de retirada de resultados parciais com os pesquisadores ainda em campo;
  • Banco de dados confiáveis para produção do relatório final no mesmo dia;
  • Recurso de combate à fraude com gestão de equipes de pesquisa;
  • Monitoramento da localização das coletas realizadas por GPS;
  • Indicadores de produtividade média individual e de equipes.

Precisa realizar coleta de dados para sua pesquisa eleitoral? Entre em contato com a Data Goal e tire todas as suas dúvidas sobre o sistema. Aproveite e faça um teste grátis na nossa plataforma e conheça suas funcionalidades.

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

photo 1504868584819 f8e8b4b6d7e3

Como fazer uma pesquisa eleitoral que preveja o resultado das urnas

Com a aproximação das eleições é chegado o momento para que candidatos, partidos políticos e equipes de marketing preparem as pesquisas eleitorais que vão nortear as campanhas até o dia do pleito. A cada dois anos o Brasil tem uma rodada de eleições que define o rumo das cidades, estados e do país. Esses são grandes eventos que ganham visibilidade

Continue lendo »
photo 1573497491208 6b1acb260507

Pesquisa comportamental: para que serve e por que fazer?

Você sabia que a pesquisa comportamental pode influenciar na contratação de candidato para a vaga de emprego? Entrevistas de trabalho costumam ser demoradas e acabam deixando a pessoa ansiosa, reação que pode se potencializar com os testes comportamentais. Um dos nomes mais conhecidos para essa atividade é “dinâmica de grupo”. Os  exercícios que, muitas vezes, são diferentes – e, para

Continue lendo »
5 estratégias para engajar eleitores indecisos nestas eleições

5 estratégias para engajar eleitores indecisos nestas eleições

Na corrida eleitoral, conquistar o voto dos eleitores indecisos é uma verdadeira carta na manga para qualquer candidato. Entender e influenciar esse grupo tão relevante e presente em toda eleição, por muitas vezes, define os rumos de uma candidatura.  Neste contexto, estudar formas de conhecer para persuadir o eleitorado se tornam tarefas fundamentais para um candidato ao longo da sua

Continue lendo »
men shaking hands_23 2147669780

5 erros comuns durante uma campanha de marketing político

Ao contrário do que muita gente pensa, marketing não é um conjunto de estratégias para venda de algo irreal. A principal missão dessa matéria é a expansão do alcance de uma mensagem, levando sempre como prioridade o compromisso com a verdade. Com o marketing político não é diferente. Trata-se de um meio para educar o eleitor, aproximando-os da realidade do

Continue lendo »
vector set illustrated people_53876 44100

Ferramentas que podem te ajudar com pesquisa eleitoral

Com o aumento de fake news e a desconfiança das pessoas no que é de fato real, nunca se fez tão necessário encontrar uma pesquisa eleitoral confiável. Para tornar o processo mais seguro, o uso de softwares de registro, além de agilizar e organizar a coleta de informações, também é indicado para proteção de dados sensíveis e a confiabilidade de

Continue lendo »
4

Como montar um formulário para coleta de dados em campo

A criação de formulários é essencial para realizar a coleta de dados e fazer uma excelente pesquisa de campo. O preenchimento dos formulários é feito de forma direta pelo chamado “investigador”, que pode, também, colocar suas anotações próprias no documento. Ao coletar dados, os fenômenos são observados de forma direta, para que sejam estudados em profundidade. A construção de formulários

Continue lendo »
Como acompanhar mudanças no comportamento do consumidor com dados: 5 dicas essenciais

Como acompanhar mudanças no comportamento do consumidor com dados: 5 dicas essenciais

Em um mercado dinâmico e altamente competitivo, entender o comportamento do consumidor é vital para empresas que desejam se manter competitivas e antecipar as necessidades de seu público-alvo. Com a constante evolução das expectativas e necessidades dos consumidores, empresas que usam dados precisos e atualizados conseguem tomar decisões estratégicas mais ágeis e adaptativas.   Dica 1: monitore o desempenho de

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado em Marketing Digital Como a Data Goal Oferece Insights Estrategicos para o Crescimento Online

Pesquisa de Mercado em Marketing Digital: Como a Data Goal Oferece Insights Estratégicos para o Crescimento Online

No universo altamente competitivo do marketing digital, a pesquisa de mercado desempenha um papel crucial ao fornecer insights precisos sobre tendências, comportamentos de consumidores e oportunidades de crescimento. Em um cenário onde a personalização e a tomada de decisões baseadas em dados são essenciais, entender o que o público espera e como o mercado está evoluindo é fundamental. A Data

Continue lendo »
linkedin sales navigator 403842 unsplash

Quando e por que fazer pesquisa quantitativa?

Toda pesquisa é importante para conhecer potenciais clientes, perceber estratégias dos concorrentes e analisar fornecedores. O objetivo é possibilitar ao empreendedor uma avaliação comparativa do mercado para, com isso, elaborar sua estratégia. A pesquisa quantitativa vem justamente para auxiliar a organização nas possíveis necessidades mudanças no negócio, apresentando resultados que podem ser quantificados (dados numéricos, por exemplo) e sugerindo pontos

Continue lendo »