03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Coleta de dados por entrevista: quando e como usar

89056009_184475479523675_6398326326901604352_n 1

Dentre as diversas formas de realizar a coleta de dados, a entrevista é uma das que merece mais destaque, tanto por sua funcionalidade quanto eficiência. Essa técnica consiste no contato direto entre o pesquisador e a pessoa que participa como respondente do estudo, tornando possível a interação sem interrupções entre os dois pontos da pesquisa. 

Assim, faz-se necessário, para a coleta de dados por entrevista, um planejamento cauteloso e detalhado, com o objetivo de que a aplicação da técnica garanta os resultados esperados. 

Além disso, a elaboração das perguntas deve ser feita de forma ponderada para evitar interpretações equivocadas, como um tom ofensivo ou invasivo, pela pessoa que está respondendo.

Esse método de coleta permite, também, flexibilidade no modelo escolhido, uma vez que as entrevistas podem ter estrutura fixa ou serem semi-estruturadas. Nessa última, o pesquisador possui mais liberdade para questionar seu entrevistado, variando os rumos das perguntas de acordo com o teor de cada resposta. 

Como planejar uma entrevista

Planejamento é a palavra-chave para realizar uma boa entrevista. É necessário que o pesquisador fique atento à ordem das perguntas para que um questionamento possa conduzir naturalmente o próximo, mantendo uma boa ordem cronológica e contextualização para o entrevistado.

Além disso, é preciso eliminar da lista de perguntas as que se assemelham, para evitar respostas idênticas ou similares que possam dificultar a análise de resultados da pesquisa. Então, certifique-se de que as palavras escolhidas permitem uma interpretação correta.

Outro fator que deve ser levado em consideração é o tamanho da entrevista. No caso de pesquisas eleitorais, por exemplo, o número de pessoas entrevistadas tende a ser grande. Então, o ideal é que a entrevista possua poucas perguntas, que possam ser respondidas de forma simples e direta.

Porém, se existir a necessidade de uma entrevista mais robusta, o pesquisador deve selecionar poucos entrevistados, mas que sejam ideais para responder todo o formulário. Assim, evita-se o acúmulo de material a ser processado.

Mas, enfim, quais são as vantagens da coleta de dados por entrevista? Essa é fácil: além de ser uma ferramenta absurdamente versátil, a entrevista pode auxiliar o pesquisador na compreensão de vários fenômenos sociais que envolvem o estudo em questão.

Outras vantagens da entrevistas são:

Visualização de dados

As entrevistas permitem a melhor visualização do contraste existente entre grupos populacionais. Para esse tipo de estudo, é indicado que o dono da pesquisa anote dados como sexo, classe social e escolaridade, por exemplo. Após essa classificação, fica mais fácil separar os grupos e compreender as diferenças.

Compreensão dos fatos

Em caso de entrevistas de opinião, a principal vantagem de conduzir esse método de coleta é compreender como as pessoas entendem determinados fatos ou ocasiões. Assim, ela pode servir para entender campanhas e leis, entre outros fatores.

Desenvolvimento de melhorias

A depender do objetivo da coleta de dados por entrevista, o método também podem ser uma boa maneira de executar melhorias no contexto estudado. Por exemplo: ao fazer uma entrevista com funcionários de uma empresa, é possível entender a organização e comunicação existente e fazer correções que as tornem mais eficientes no ambiente corporativo.

É válido dizer que, apesar de uma entrevista mais livre permitir a exploração de rumos inesperados e expandir o conhecimento, uma entrevista estruturada sólida vai facilitar que as respostas se transformem em estatísticas, estendendo a utilidade das entrevistas.

Como montar uma coleta de dados por entrevista? 

Uma entrevista para fazer coleta de dados em campo pode ser feita de forma manual, embora não seja esse o meio mais indicado. Com o avanço da tecnologia, existem formas melhores de explorar as informações coletadas. Uma delas é a automatização do processo de coleta, que facilita a realização do processo através da construção de formulários digitais.

Uma das principais vantagens de escolher softwares para coletar dados é a redução de custos. Além disso, com a criação de um formulário digital, as chances de erros humanos caem drasticamente. 

Para facilitar a construção de formulários, a tecnologia está a favor dos investigadores. Algumas ferramentas permitem que o usuário tenha acesso a plataformas que realizam a coleta e análise dos dados de forma ampla e automatizada.

O uso de sistemas inovadores melhora a experiência dos respondentes, já que eles podem agrupar, de um jeito preciso e organizado, todos os dados, independentemente de seu formato. Ou seja, um software de coleta de dados tem a capacidade de arquivar não só documentos, mas fotos, áudios e muitos outros recursos utilizados em entrevistas. 

No software desenvolvido pela Data Goal, além de todas essas funcionalidades, o software também conta com o registro das coordenadas geográficas. Esse recurso permite que os dados fiquem armazenados de forma segura na nuvem, garantindo sua veracidade. Ah, e a coleta pode ser feita de forma offline.

Quer ter a ferramenta perfeita para sua pesquisa através da solução para criação de formulários de pesquisa em campo? Nossa interface amigável permite que o coordenador do estudo faça alterações sempre que achar necessário, sem precisar da ajuda de um especialista em sistemas. 

Se tiver alguma dúvida sobre como melhorar sua próxima coleta de dados por entrevista, entre em contato com a Data Goal. 

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

marketing politico comece capturar leads hoje mesmo klickpages

5 dicas de marketing político para assessores

Qualquer um que esteja precisando “vender seu peixe” – independente do tipo de peixe – precisa traçar uma estratégia consistente e regrada. Afinal, por meio dela é possível inspirar reações do público a respeito de uma ideia ou produto. Quem cumpre esse papel é o marketing e, nas campanhas eleitorais, o marketing político. Um candidato que quer motivar seu público a

Continue lendo »
mimi thian VHQ0cw2euA unsplash

Como a pesquisa de satisfação pode aumentar seus lucros

Manter clientes satisfeitos é um desafio para empresas que querem se destacar no mercado. Não basta achar que o consumidor quer o melhor preço ou produto: é preciso entender o que ele precisa e, a partir daí, buscar formas para que a venda aconteça. Para que sua empresa conheça a percepção da sua clientela em todas as fases, que vão desde a

Continue lendo »
photo 1613963931023 5dc59437c8a6

É possível elaborar políticas públicas eficientes?

Políticas públicas são iniciativas desenvolvidas por gestores públicos – sejam eles federais, estaduais ou municipais – que têm como finalidade produzir e garantir direitos à população por meio de programas ou projetos que abrangem assuntos de ordem política, econômica, social e cultural da sociedade.  Compreender o que são políticas públicas implica em compreender o processo que envolve sua elaboração e

Continue lendo »
woman hands using mobile smart phone_35534 132

Saiba como fazer pesquisa eleitoral em 3 passos

Quem trabalha no cenário político durante as eleições, sabe que ter acesso a alguns dados faz toda a diferença para o marketing político. Para obter informações relevantes, a principal dúvida que surge é sobre como fazer uma pesquisa eleitoral.  Esse processo de elaboração de pesquisa exige foco nos objetivos da campanha, além de levar em consideração quais questões são importantes

Continue lendo »
men shaking hands_23 2147669780

5 erros comuns durante uma campanha de marketing político

Ao contrário do que muita gente pensa, marketing não é um conjunto de estratégias para venda de algo irreal. A principal missão dessa matéria é a expansão do alcance de uma mensagem, levando sempre como prioridade o compromisso com a verdade. Com o marketing político não é diferente. Trata-se de um meio para educar o eleitor, aproximando-os da realidade do

Continue lendo »
photo 1573497491208 6b1acb260507

Como trabalhar com pesquisa política fora do ano de eleição?

Quem trabalha com pesquisa política provavelmente já observou que boa parte das demandas surgem durante o período das eleições. Entretanto, saiba que é possível manter os lucros com as pesquisas durante os três anos de mandato.  Manter uma receita positiva ao longo do mandato de um político pode parecer algo quase impossível. Isso acontece porque, muitas vezes, a procura por

Continue lendo »
treinamento de equipes de coleta de dados

LGPD e treinamento de equipes de coleta de dados em campo

A nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entra em vigor em agosto de 2020, propõe algumas mudanças na proteção de dados pessoais. A norma tem gerado responsabilidades e atribuições específicas dentro das empresas, como a necessidade de treinamento das equipes para as novas diretrizes da coleta de dados em campo. A LGPD estabelece novas funções e traz

Continue lendo »
electronic voting abstract concept illustration_335657 1876

Como profissionais de marketing político podem usar o IGP durante os anos de mandato

Uma gestão pública não se faz apenas com os candidatos que ganharam as eleições e suas ligações partidárias. Um time preparado na construção de estratégias, como os profissionais de marketing político, se faz necessário durante os anos de mandato. O fato é que as decisões políticas não podem ser tomadas com base em achismos ou por conversas isoladas com eleitores.

Continue lendo »