Como a gestão pública pode impactar campanhas eleitorais?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A gestão pública se dedica ao gerenciamento de instituições, serviços e patrimônios públicos, tendo como objetivos principais o atendimento eficiente ao cidadão e o uso racional dos recursos financeiros.

A eficiência da gestão pública influencia diretamente no desenvolvimento social, afetando a população e contribuindo para a melhoria dos serviços prestados. Hoje, o Estado é responsável pelo fornecimento de inúmeras demandas essenciais, como saúde, educação, limpeza urbana, transporte e políticas públicas, além de coordenar o funcionalismo. 

Quer saber como uma gestão pública bem feita pode proporcionar resultados positivos em campanhas eleitorais? É só continuar lendo!

Como a gestão pública se planeja para atender as necessidades do cidadão?

Trabalhar na gestão pública não é tarefa das mais fáceis, pois é preciso administrar e controlar despesas de um setor do Estado. 

Além do orçamento, muitas vezes apertado, é preciso lidar com muitos desafios, como promover uma gestão mais participativa, qualificar servidores, inserir ferramentas tecnológicas na rotina de serviços e otimizar a distribuição de recursos.

Para dar conta de tantas atribuições e alguns obstáculos, o gestor precisa  fazer um planejamento eficaz e condizente com a realidade. 

Um software de gestão pode ser aplicado, monitorando todos os gastos administrativos do governo (desde a verba para limpeza urbana até auxílio a programas sociais e assistenciais). Assim, a gestão pública cuida da organização, execução e fiscalização de atos públicos de forma ética e transparente.

Relação da gestão pública com o processo eleitoral

Gestão pública e processo eleitoral tem tudo a ver. Afinal, é por meio do pleito que são escolhidos os representantes dos poderes Executivo e Legislativo, e esses podem indicar ou sugerir profissionais para gerir empresas públicas e órgãos no governo.

Em outras palavras, o político é o representante do povo para ocupar temporariamente a gestão municipal, estadual ou federal. Já o gestor público é um profissional formado para atuar em organizações públicas ou companhias privadas voltadas ao setor público.

A imagem que o eleitor tem da gestão está muito relacionada à política, fazendo com que ele relacione fatos que acontecem na administração pública à pessoa eleita para o comando do Executivo. O fato é que a gestão pública deve não só cumprir aquilo que foi prometido na campanha política como, também, proporcionar resultados positivos em sua administração como um todo.

Por isso, a capacidade gerencial é um tema fortemente questionado nas campanhas eleitorais. Os candidatos precisam comprovar com dados o controle orçamentário, ajustes nas compras de materiais, atendimento às demandas e definição de estratégias para curto, médio e longo prazo, entre outras práticas necessárias para boa atuação da gestão pública.

Como se preparar para campanhas eleitorais futuras?

A eficiência na gestão pública não acontece de um dia para o outro. Para tanto, é preciso planejamento, engajamento da equipe, pesquisa constante, projetos coerentes com as necessidades do cidadão e uma ferramenta que auxilie o gestor a identificar todos os pontos de melhoria dos projetos e programas voltados à população.

O I.G.P, Sistema de Inteligência para Gestão Pública oferecido pela Data Goal, é uma solução com metodologia P.D.C.A (Planejar, Fazer, Verificar e Agir) que corresponde a essa finalidade com precisão. Essa metodologia visa a melhoria contínua dos processos, entendendo não só como um problema surge, mas, principalmente, como deve ser solucionado.

Projetos públicos podem se beneficiar muito da aplicação do I.G.P, analisando de forma individual os problemas e gargalos da gestão e explicando como, quando e onde as quatro ações devem ser aplicadas.

A ferramenta também contempla um sistema de avaliação em populações de distritos, municípios ou estados, entendendo de que forma o público percebe o que está sendo feito ao seu redor. Assim, fica mais fácil planejar ações futuras. 

Se o seu objetivo é levar resultados positivos para a população e assegurar que sua campanha eleitoral seja realizada sob bases sólidas e bem estruturadas, o I.G.P. é a solução. Entre em contato com a gente e venha conhecer essa inovação para gestão pública!