Como a gestão pública pode proporcionar uma boa reputação a longo prazo?

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A sociedade passa por grandes transformações, exigindo uma mudança de postura não somente das organizações privadas, mas, também, da gestão pública, com o objetivo de melhorar o atendimento ao cidadão.

Como resultado, é possível perceber aspectos que influenciam a percepção do usuário em relação ao serviço prestado, o que pode levar à eficácia e modernização da gestão pública. 

Por mais que a gente saiba que a concorrência nesses setores é praticamente nula, existe algo que precisa ser levado em consideração: é com a arrecadação do contribuinte que se mantém escolas, hospitais, limpeza urbana e pagamento de servidores em dia.

Portanto, uma boa gestão pública é uma espécie de retorno ao investimento da população – e deve ser levada a sério.

Por dentro da gestão pública

O termo “gestão pública” está relacionado à administração dos bens e patrimônios  do Estado em benefício da sociedade, envolvendo atividades direcionadas para suprir a necessidade da população.

De maneira geral, a gestão na iniciativa pública é voltada para políticas de interesse coletivo. Estamos falando da melhoria de índices em áreas como trabalho, saúde, manutenção das estradas e segurança, por exemplo, além de medidas de combate à pobreza e redução das desigualdades.

Nesse sentido, o aprimoramento da gestão pública deve oferecer serviços mais eficientes, transparentes e com mais qualidade em todas as esferas, garantindo uma percepção mais positiva da sociedade. Além de ser uma obrigação dos gestores para com o povo, os benefícios da boa administração podem influenciar, inclusive, os resultados de pleitos futuros.

É por isso que deve existir, sim, a preocupação com a reputação a longo prazo dos serviços prestados.

A importância da boa imagem

Ao contrário da gestão privada, que constrói uma boa imagem com o objetivo de manter e fidelizar clientes, a administração pública deve trabalhar no sentido de conquistar a confiança e a boa relação com o cidadão.

Acompanhar a reputação é um esforço para manter a percepção positiva do público em relação à gestão, resultando em uma imagem favorável a longo prazo. As organizações públicas devem perceber a importância da boa imagem como uma maneira de reduzir custos, estimular o trabalho dos servidores e se legitimar como área competente, que ajuda a movimentar a economia local. 

A essência de construir uma boa reputação na gestão vai muito além de prestar serviços eficientes. A longo prazo, essa medida ajuda a administração pública a tomar decisões mais assertivas, identificar pontos de melhoria e fazer uso otimizado dos recursos financeiros.

Além disso, a boa reputação é um excelente argumento para que a gestão consiga captar investimentos em políticas público-privadas, além de garantir agilidade para se adaptar a mudanças de rota. 

Como reestruturar a reputação da gestão pública?

Transformar a reputação da gestão pública não é uma meta a atingir de um dia para o outro. Demanda tempo, investigação e uma boa ferramenta para identificar pontos de melhoria. Isso só é possível através de uma metodologia eficiente e um sistema de avaliação e pesquisa.

O Sistema de Inteligência para Gestão Pública  (I.G.P) oferecido pela Data Goal é uma ferramenta que permite ao gestor selecionar os pontos que podem ser desenvolvidos nos projetos e programas voltados à população.

Através da metodologia P.D.C.A (em português, Planejar, Fazer, Verificar e Agir), o sistema visa a melhoria contínua dos processos por meio desses circuitos de quatro ações. Eles proporcionam um bom entendimento não só acerca da razão do surgimento de um problemas mas, principalmente, sobre como ele pode ser solucionado. 

Ou seja, com foco na causa e não nas consequências.

Após a aplicação do P.D.C.A nos projetos, é hora partir para outra fase: descobrir o feedback e as percepções do público em relação aos serviços prestados. Para isso, a Data Goal disponibiliza um sistema de avaliação em populações nas esferas públicas distritais, municipais ou estaduais.

Com o software de pesquisa social, a gestão pública pode:

  • Avaliar a satisfação da sociedade quanto ao andamento de um programa/projeto;
  • Analisar sua viabilidade em médio e longo prazo;
  • Avaliar os resultados recebidos sobre os programas e iniciativas das gestões anteriores;
  • Entender as necessidades de cada população;
  • Ter números reais de participações sociais e impactos das ações propostas.

Se você quer aumentar a reputação e a confiança da população na gestão pública, entre em contato com a Data Goal e venha conhecer nossa solução. Esse é um investimento que se paga rapidamente e cujos benefícios podem durar muitos anos.