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Como a pesquisa de campo pode ajudar a estratégia de marketing da sua empresa?

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Como a pesquisa de campo pode ajudar a estratégia de marketing da sua empresa?

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A pesquisa de campo acontece quando a empresa identifica problemas ou quer ter mais detalhes acerca de determinados fatos ou fenômenos. Situações adversas ou inesperadas precisam de uma investigação mais aprofundada, o que envolve a etapa da coleta de dados. 

Em outras palavras, podemos dizer que a pesquisa de campo não utiliza somente livros e artigos científicos. Ela se caracteriza pelo estudo prático, em que o conhecimento é construído a partir das experiências de cada pessoa participante da investigação. 

Com isso, o pesquisador sai do universo literal e passar a conhecer a realidade, utilizando técnicas como questionários e entrevistas para obter as informações de que precisa.

Como funciona a pesquisa de campo?

A pesquisa de campo é muito utilizada para estudar ou entender algo que está acontecendo no mundo dos negócios. Ao identificar o problema, o pesquisador constrói um formulário com base nas informações que deseja analisar e parte para o campo, a fim de coletar dados que corroborem ou anulem sua hipótese.

O modo com que esses dados são coletados depende do objeto de estudo e da metodologia aplicada. Ou seja, não existe apenas uma maneira certa de realizar pesquisa de campo, mas diversas possibilidades que vão se encaixar em contextos específicos.

Em linhas gerais, os seguintes métodos podem ser utilizados para coletar dados para a pesquisa de campo:

Pesquisa exploratória

O objetivo dessa metodologia é aprofundar o conhecimento do pesquisador sobre o assunto a ser pesquisado. 

Ela é utilizada para facilitar a elaboração de um questionário e pode até mesmo servir de base para pesquisas futuras. Diferentes técnicas podem ser empregadas para coletar dados, como análise de conteúdo, entrevista e observação participante.

Pesquisa quantitativa-descritiva

A finalidade da investigação é analisar as características dos fenômenos ou fatos. Os dados são usados para validar e descartar hipóteses no estudo, sendo as técnicas mais utilizadas as entrevistas, os questionários e os formulários.

Pesquisa experimental

A pesquisa experimental coloca uma hipótese em evidência para, posteriormente, fazer a observação dos resultados, buscando compreender os aspectos da hipótese proposta.

Entrevistas

A entrevista é uma técnica de coleta de dados quem que o pesquisador tem contato direto com a pessoa questionada, além de participar ativamente da interpretação das respostas do entrevistado.

Essa metodologia necessita de planejamento e objetivos bem definidos para que o resultado esperado seja, de fato, obtido.

Benefícios da pesquisa de campo para o marketing 

O objetivo de uma empresa é vender mais e ter sucesso em seus empreendimentos, certo? Mas, para que isso aconteça, ela deve conhecer seu público e a relação estabelecida entre ele e seus produtos e serviços, além do mercado em que atua. 

É na pesquisa de campo que as empresas vão buscar essas e outras respostas, como relevância dos produtos, impacto do seu preço e ações dos concorrentes para implementar suas estratégias de marketing.

As informações da pesquisa possibilitam que a área de marketing entenda os erros estratégicos no modelo de negócio – como, por exemplo, tentar focar em um produto que não é o ideal para aquela clientela, ou estar em uma região de difícil acesso ao seu público habitual.

Afinal, pode acontecer de o empresário tem uma percepção do seu negócio quando, na prática, o mercado está lhe dando outros sinais. Os dados mostrados na pesquisa de campo, quaisquer que sejam, podem refletir a realidade e fornecer insights capazes de gerar ideias de crescimento para a empresa.

Os dados coletados na pesquisa de campo também beneficiam as estratégias de marketing a serem mais efetivas em suas ações. Através dessa metodologia o setor de comunicação e vendas pode se aprofundar nas seguintes questões: 

  • Conhecer o consumidor;
  • Conhecer a concorrência;
  • Direcionar novos produtos e serviços;
  • Medir a satisfação do consumidor;
  • Identificar oportunidades;
  • Desenvolver uma gestão mais consciente.

Para fazer pesquisas de campo eficientes você não precisa movimentar um grande número de pesquisadores ou pessoas de apoio. Basta utilizar um aplicativo, como o desenvolvido pela Data Goal, para realizar todo o processo.

A tecnologia na pesquisa de campo

O aplicativo para pesquisa de campo permite a aplicação de um formulário para a coleta de dados que pode ajudar a empresa a entender melhor as demandas e anseios de seu público-alvo.

A tecnologia também pode ser aplicada para o mapeamento de outras informações sobre o público, como seus gostos, preferências, marcas de maior sucesso, produtos mais cobiçados e possíveis gargalos de estoque, entre outros dados.

Com o software Data Goal, a pesquisa de campo se torna um ativo rápido, prático e de fácil aplicação. A solução viabiliza respostas através de questionários bem elaborados e de rápida análise, garantindo mais agilidade nas tomadas de decisão.

O sistema Data Goal apresenta os seguintes diferenciais:

  • Aplicação de pesquisas em modo offline;
  • Possibilidade de retirada de resultados parciais com os pesquisadores ainda em campo;
  • Banco de dados para produção do relatório final no mesmo dia;
  • Recurso de combate à fraude com gestão de equipes de pesquisa;
  • Monitoramento da localização das coletas realizadas por GPS.

Quer aplicar pesquisa de campo, mas não sabe nem por onde começar? Lembre-se: a tecnologia pode ser uma mão na roda! Entre no nosso site e saiba mais sobre o aplicativo de pesquisa Data Goal.