03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Como a pesquisa de campo pode ajudar a estratégia de marketing da sua empresa?

top view creative team discussing business graphs drawn marker pens_1098 18798

A pesquisa de campo acontece quando a empresa identifica problemas ou quer ter mais detalhes acerca de determinados fatos ou fenômenos. Situações adversas ou inesperadas precisam de uma investigação mais aprofundada, o que envolve a etapa da coleta de dados. 

Em outras palavras, podemos dizer que a pesquisa de campo não utiliza somente livros e artigos científicos. Ela se caracteriza pelo estudo prático, em que o conhecimento é construído a partir das experiências de cada pessoa participante da investigação. 

Com isso, o pesquisador sai do universo literal e passar a conhecer a realidade, utilizando técnicas como questionários e entrevistas para obter as informações de que precisa.

Como funciona a pesquisa de campo?

A pesquisa de campo é muito utilizada para estudar ou entender algo que está acontecendo no mundo dos negócios. Ao identificar o problema, o pesquisador constrói um formulário com base nas informações que deseja analisar e parte para o campo, a fim de coletar dados que corroborem ou anulem sua hipótese.

O modo com que esses dados são coletados depende do objeto de estudo e da metodologia aplicada. Ou seja, não existe apenas uma maneira certa de realizar pesquisa de campo, mas diversas possibilidades que vão se encaixar em contextos específicos.

Em linhas gerais, os seguintes métodos podem ser utilizados para coletar dados para a pesquisa de campo:

Pesquisa exploratória

O objetivo dessa metodologia é aprofundar o conhecimento do pesquisador sobre o assunto a ser pesquisado. 

Ela é utilizada para facilitar a elaboração de um questionário e pode até mesmo servir de base para pesquisas futuras. Diferentes técnicas podem ser empregadas para coletar dados, como análise de conteúdo, entrevista e observação participante.

Pesquisa quantitativa-descritiva

A finalidade da investigação é analisar as características dos fenômenos ou fatos. Os dados são usados para validar e descartar hipóteses no estudo, sendo as técnicas mais utilizadas as entrevistas, os questionários e os formulários.

Pesquisa experimental

A pesquisa experimental coloca uma hipótese em evidência para, posteriormente, fazer a observação dos resultados, buscando compreender os aspectos da hipótese proposta.

Entrevistas

A entrevista é uma técnica de coleta de dados quem que o pesquisador tem contato direto com a pessoa questionada, além de participar ativamente da interpretação das respostas do entrevistado.

Essa metodologia necessita de planejamento e objetivos bem definidos para que o resultado esperado seja, de fato, obtido.

Benefícios da pesquisa de campo para o marketing 

O objetivo de uma empresa é vender mais e ter sucesso em seus empreendimentos, certo? Mas, para que isso aconteça, ela deve conhecer seu público e a relação estabelecida entre ele e seus produtos e serviços, além do mercado em que atua. 

É na pesquisa de campo que as empresas vão buscar essas e outras respostas, como relevância dos produtos, impacto do seu preço e ações dos concorrentes para implementar suas estratégias de marketing.

As informações da pesquisa possibilitam que a área de marketing entenda os erros estratégicos no modelo de negócio – como, por exemplo, tentar focar em um produto que não é o ideal para aquela clientela, ou estar em uma região de difícil acesso ao seu público habitual.

Afinal, pode acontecer de o empresário tem uma percepção do seu negócio quando, na prática, o mercado está lhe dando outros sinais. Os dados mostrados na pesquisa de campo, quaisquer que sejam, podem refletir a realidade e fornecer insights capazes de gerar ideias de crescimento para a empresa.

Os dados coletados na pesquisa de campo também beneficiam as estratégias de marketing a serem mais efetivas em suas ações. Através dessa metodologia o setor de comunicação e vendas pode se aprofundar nas seguintes questões: 

  • Conhecer o consumidor;
  • Conhecer a concorrência;
  • Direcionar novos produtos e serviços;
  • Medir a satisfação do consumidor;
  • Identificar oportunidades;
  • Desenvolver uma gestão mais consciente.

Para fazer pesquisas de campo eficientes você não precisa movimentar um grande número de pesquisadores ou pessoas de apoio. Basta utilizar um aplicativo, como o desenvolvido pela Data Goal, para realizar todo o processo.

A tecnologia na pesquisa de campo

O aplicativo para pesquisa de campo permite a aplicação de um formulário para a coleta de dados que pode ajudar a empresa a entender melhor as demandas e anseios de seu público-alvo.

A tecnologia também pode ser aplicada para o mapeamento de outras informações sobre o público, como seus gostos, preferências, marcas de maior sucesso, produtos mais cobiçados e possíveis gargalos de estoque, entre outros dados.

Com o software Data Goal, a pesquisa de campo se torna um ativo rápido, prático e de fácil aplicação. A solução viabiliza respostas através de questionários bem elaborados e de rápida análise, garantindo mais agilidade nas tomadas de decisão.

O sistema Data Goal apresenta os seguintes diferenciais:

  • Aplicação de pesquisas em modo offline;
  • Possibilidade de retirada de resultados parciais com os pesquisadores ainda em campo;
  • Banco de dados para produção do relatório final no mesmo dia;
  • Recurso de combate à fraude com gestão de equipes de pesquisa;
  • Monitoramento da localização das coletas realizadas por GPS.

Quer aplicar pesquisa de campo, mas não sabe nem por onde começar? Lembre-se: a tecnologia pode ser uma mão na roda! Entre no nosso site e saiba mais sobre o aplicativo de pesquisa Data Goal.

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

business executives having discussion_1170 1711

Boas práticas para pesquisas realizadas a domicílio

Pesquisas realizadas a domicílio são uma boa solução para obter resultados significativos para as organizações. Essa modalidade pode ser utilizada para todos os tipos de investigação, como pesquisa de opinião, mercado, eleitoral, satisfação e social. Por exemplo: uma empresa do segmento alimentício quer lançar uma massa de macarrão com ingredientes especiais, mas não sem antes conhecer a aceitação desse produto

Continue lendo »
mimi thian VHQ0cw2euA unsplash

Como a pesquisa de satisfação pode aumentar seus lucros

Manter clientes satisfeitos é um desafio para empresas que querem se destacar no mercado. Não basta achar que o consumidor quer o melhor preço ou produto: é preciso entender o que ele precisa e, a partir daí, buscar formas para que a venda aconteça. Para que sua empresa conheça a percepção da sua clientela em todas as fases, que vão desde a

Continue lendo »
189

Dicas para adequação à LGPD em suas pesquisas

Como já dissemos em outro post aqui no blog Data Goal, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) entra em vigor em agosto de 2020. Para não correr o risco de sofrer sanções, caso sua empresa não tenha se adequado às novas diretrizes, a primeira dica é começar a se preparar para a adequação à LGPD em pesquisas antes.

Continue lendo »
business performance analysis with graphs_53876 66260

Como funciona a coleta de informações com app de pesquisa online?

Toda organização precisa fazer coleta de informações para sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo. Não dá para querer ganhar a concorrência com ideias ultrapassadas e com suposições que não fazem o menor sentido para os seus clientes – e ficar no achismo é uma porta de entrada para o fracasso. É para isso que as pesquisas existem –

Continue lendo »
photo 1555848962 6e79363ec58f

Orçamento público: o que é e como funciona

Antes de desenvolver políticas públicas ou qualquer projeto, a gestão de um governo precisa verificar um item muito importante: o orçamento público. Isso porque, a partir dele, a equipe gestora é capaz de definir quais ações poderão ser colocadas em prática.  Por isso, é necessário verificar se há verba disponível para aquela ação e se será possível executá-la. Dessa forma,

Continue lendo »
photo 1432888498266 38ffec3eaf0a

Como o software pesquisa eleitoral pode ajudar seu instituto de pesquisa a ter mais projetos

Quando se fala em software pesquisa eleitoral, ou apenas em pesquisa eleitoral, logo pensamos em uma grande quantidade de pesquisadores pelas ruas, com os questionários impressos nas mãos, abordando pessoas que estejam dentro do perfil mapeado. Os institutos de pesquisa sempre estiveram à frente na condução desse processo, já que são estabelecimentos sérios, que buscam atender as demandas de seus

Continue lendo »
live no instagram 1280x720 1

Como fazer uma live no Instagram?

Se você é um usuário das redes sociais, já deve ter visto alguns de seus amigos fazendo vídeos ao vivo. Essa opção, que já é disponibilizada pelo Youtube e Facebook, também pode ser usada como live no Instagram. A ferramenta foi lançada no final de 2016 e, com o tempo, a função de transmissão ao vivo se desenvolveu. Entre outras

Continue lendo »
urna_jose_cruz_2350

De quanto em quanto tempo fazer pesquisa de intenção de voto?

Durante os períodos eleitorais, a pesquisa de intenção de voto costuma ser um termômetro das campanhas e atua até mesmo como um influenciador de eleitores. Afinal, muitos tendem a decidir o voto com base nas avaliações e resultados dessas pesquisas. Elas são feitas por institutos de pesquisas, geralmente encomendadas por veículos de comunicação. Mas, para que aconteça, toda pesquisa de

Continue lendo »
jacek dylag PMxT0XtQ A unsplash 1

Pesquisas eleitorais podem influenciar os resultados das eleições?

Você já viu esse filme: em ano eleitoral, as pessoas começam a dizer suas preferências nos votos, geralmente nos candidatos mais conhecidos da população. Aí começam as pesquisas eleitorais de intenção de votos feitas por partidos, veículos de comunicação ou institutos e, de repente, um nome que não estava tão popular acaba se tornando um potencial ganhador do pleito. Esse

Continue lendo »
group diverse people having business meeting_53876 25060

Como a pesquisa de mercado pode ajudar sua empresa a crescer?

A pesquisa de mercado é uma ferramenta importante para entender a realidade do cenário em que a empresa está inserida. Ela auxilia o gestor na tomada de decisão e na melhoria das estratégias de posicionamento. Para conseguir ter sucesso duradouro, a empresa precisa inovar em produtos, serviços, atendimento e muito mais. Alcançar esse objetivo depende do investimento em pesquisa, que

Continue lendo »
vector set illustrated people_53876 44100

Ferramentas que podem te ajudar com pesquisa eleitoral

Com o aumento de fake news e a desconfiança das pessoas no que é de fato real, nunca se fez tão necessário encontrar uma pesquisa eleitoral confiável. Para tornar o processo mais seguro, o uso de softwares de registro, além de agilizar e organizar a coleta de informações, também é indicado para proteção de dados sensíveis e a confiabilidade de

Continue lendo »
chris liverani dBI_My696Rk unsplash

Entenda como funciona a margem de erro das pesquisas eleitorais

As eleições são um período bastante turbulento para os institutos de pesquisa, já que a população espera que a maioria “acerte” o nome dos vencedores na corrida às urnas, especialmente quando os cargos pretendidos são de destaque, como Presidência ou o Governo de um estado. É nas idas e vindas dos gráficos dos principais candidatos que buscamos entender como funciona

Continue lendo »