03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Como a pesquisa de mercado pode ajudar sua empresa a crescer?

group diverse people having business meeting_53876 25060

A pesquisa de mercado é uma ferramenta importante para entender a realidade do cenário em que a empresa está inserida. Ela auxilia o gestor na tomada de decisão e na melhoria das estratégias de posicionamento.

Para conseguir ter sucesso duradouro, a empresa precisa inovar em produtos, serviços, atendimento e muito mais. Alcançar esse objetivo depende do investimento em pesquisa, que traz dados pertinentes em relação ao público consumidor, aos concorrentes, à relevância dos seus produtos e serviços e impacto dos preços no cliente final, entre outras variáveis.

A finalidade de toda empresa é ter lucro – e o investimento em pesquisa de mercado pode otimizar processos, viabilizar recursos e melhorar as estratégias de marketing.

Como o marketing pode se beneficiar?

A necessidade de se fazer uma pesquisa de mercado é justamente para descobrir o que a sua empresa pode fazer para crescer. Com base nas coletas de dados dos questionários, é possível obter respostas para muitos problemas/oportunidades que podem ser aproveitados ou solucionados.

Se a intenção é abrir uma filial da sua loja no interior, por exemplo, a pesquisa vai identificar a oportunidade do negócio. É nesse momento que a área de marketing vai conhecer e avaliar o cenário mercadológico, entendendo como se favorecer com ele.

Por isso, antes de tomar uma decisão, o marketing avalia o investimento, considera a existência de necessidade do público, se a localização é ideal, se o preço está adequado e o que a concorrência está fazendo.

Se a organização já está estabelecida no mercado e tem o objetivo de expandir suas atividades, a pesquisa auxilia o marketing na avaliação de tendências, geração de leads, aumentar a autoridade da marca e promover ações que aumentem as vendas dos produtos.

Como realizar pesquisa de mercado

Para realizar uma pesquisa de mercado você precisa ter em mente o objeto a ser pesquisado, como o lançamento de um novo produto, satisfação do cliente, ampliação do negócio, entre outros.

Após fazer o planejamento é hora de definir qual mecanismo utilizar para aplicar o questionário. Essa decisão exige cautela, já que é interessante para a empresa algo que demande menos pessoas no processo de coleta de dados, que seja eficiente, confiável e com resultados rápidos.

A opção mais assertiva para esse trabalho é o aplicativo para pesquisa de mercado, como o fornecido pela Data Goal. Ele permite aplicar questionários de acordo com os objetivos da investigação, podendo, inclusive, ser utilizado o modo offline.

Essa ferramenta facilita todo o processo, tornando tudo mais rápido, prático, confiável e com alto nível de custo benefício. Com o software os gestores podem acompanhar resultados parciais instantaneamente, enquanto os pesquisadores ainda estiverem em campo.

Além disso, é possível monitorar a localização das coletas realizadas por GPS e receber indicadores de produtividade individual e por equipes. Ao fim do processo, o aplicativo fornece os dados compilados para a produção do relatório no mesmo dia.

Como a Data Goal pode te ajudar

Com o aplicativo desenvolvido pela Data Goal, sua pesquisa tem a oportunidade de:

  • Entender a satisfação do cliente quanto a qualidade dos produtos e serviços;
  • Ajustar os preços de vendas para trazer mais competitividade;
  • Medir a influência da marca em relação aos concorrentes;
  • Fazer ajustes no atendimento de pré-venda e pós-vendas, para aumentar o fluxo de clientes.

Vale lembrar que a pesquisa de mercado possibilita mudanças no negócio com base nas análises dos resultados das entrevistas, servindo como parâmetro para o crescimento da empresa.

O aplicativo desenvolvido pela Data Goal auxilia sua empresa a alcançar objetivos mercadológicos a partir de um investimento acessível. É o que você procura? Entre em contato para saber mais sobre pesquisa de mercado

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

treinamento de equipes de coleta de dados

LGPD e treinamento de equipes de coleta de dados em campo

A nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entra em vigor em agosto de 2020, propõe algumas mudanças na proteção de dados pessoais. A norma tem gerado responsabilidades e atribuições específicas dentro das empresas, como a necessidade de treinamento das equipes para as novas diretrizes da coleta de dados em campo. A LGPD estabelece novas funções e traz

Continue lendo »
businessman hand putting voting paper_47328 197

Como vender e trabalhar com soluções de política pública? Conheça o IGP

Vivemos um momento no Brasil em que as discussões referentes aos problemas da população andam em alta. Isso porque a política pública, que é uma questão governamental, é tratada de forma conjunta com a sociedade. Com essa abertura é possível conduzir soluções que são de interesse coletivo. Muito se fala em política pública e das suas boas práticas que podem

Continue lendo »
O que o Natal pode revelar sobre a satisfação dos seus clientes e ajudar no crescimento do seu negócio

O que o Natal pode revelar sobre a satisfação dos seus clientes e ajudar no crescimento do seu negócio

O Natal é uma das épocas mais movimentadas para o varejo, um verdadeiro teste para a capacidade das empresas de atender à alta demanda e às expectativas dos consumidores. Além das vendas, o período de fim de ano oferece algo ainda mais valioso: insights sobre a satisfação do cliente. Muitas empresas, no entanto, perdem a chance de captar feedback em

Continue lendo »
urna_jose_cruz_2350

De quanto em quanto tempo fazer pesquisa de intenção de voto?

Durante os períodos eleitorais, a pesquisa de intenção de voto costuma ser um termômetro das campanhas e atua até mesmo como um influenciador de eleitores. Afinal, muitos tendem a decidir o voto com base nas avaliações e resultados dessas pesquisas. Elas são feitas por institutos de pesquisas, geralmente encomendadas por veículos de comunicação. Mas, para que aconteça, toda pesquisa de

Continue lendo »
59914

Como realizar uma pesquisa eleitoral para prefeito e vereador?

Em todo ano de eleição você ouve falar sobre pesquisas eleitorais e dados de intenção de voto, correto? E deve se perguntar como são feitas essas pesquisas, já que você nunca participou de uma… as principais dúvidas são: elas existem mesmo? São confiáveis? A resposta é sim, elas existem e são confiáveis. E, já que em 2020 temos eleição para

Continue lendo »
photo 1432888498266 38ffec3eaf0a

Marketing político: porque a pesquisa eleitoral é essencial?

Cada eleição apresenta desafios e demandas diferentes para o público. Nesse cenário, os candidatos mais preparados com boas estratégias no marketing político conquistam votos que podem elegê-los.  Entender as demandas do público e desenvolver táticas alinhadas a essas necessidades é um fator importante que irá destacar quem se candidata à eleição.  Seja no âmbito municipal, estadual ou federal, é fundamental

Continue lendo »
4 estratégias baseadas em dados para melhorar a experiência de compra em eventos sazonais

4 estratégias baseadas em dados para melhorar a experiência de compra em eventos sazonais

Os eventos sazonais, como Natal, Black Friday e Dia dos Namorados, representam grandes oportunidades para o varejo aumentar as vendas e conquistar novos clientes. Durante esses períodos, a concorrência é acirrada, e o planejamento estratégico é essencial para se destacar. Não basta oferecer descontos: é fundamental entender o que o consumidor realmente espera. Para isso, a coleta e análise de

Continue lendo »
chris liverani dBI_My696Rk unsplash

Entenda como funciona a margem de erro das pesquisas eleitorais

As eleições são um período bastante turbulento para os institutos de pesquisa, já que a população espera que a maioria “acerte” o nome dos vencedores na corrida às urnas, especialmente quando os cargos pretendidos são de destaque, como Presidência ou o Governo de um estado. É nas idas e vindas dos gráficos dos principais candidatos que buscamos entender como funciona

Continue lendo »
photo 1573497491208 6b1acb260507

Como trabalhar com pesquisa política fora do ano de eleição?

Quem trabalha com pesquisa política provavelmente já observou que boa parte das demandas surgem durante o período das eleições. Entretanto, saiba que é possível manter os lucros com as pesquisas durante os três anos de mandato.  Manter uma receita positiva ao longo do mandato de um político pode parecer algo quase impossível. Isso acontece porque, muitas vezes, a procura por

Continue lendo »
Como as pesquisas de mercado guiam a inovação no lançamento de produtos

Como as pesquisas de mercado guiam a inovação no lançamento de produtos

Inovar no lançamento de produtos é essencial para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Contudo, um erro comum entre empresas é lançar produtos sem considerar as reais necessidades do público-alvo, aumentando o risco de rejeição. Para evitar esse cenário, as pesquisas de mercado são ferramentas indispensáveis, oferecendo insights detalhados sobre os consumidores que orientam a inovação e

Continue lendo »