Como descobrir a intenção de voto em uma pesquisa eleitoral para prefeito e vereador

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

As pesquisas de intenção de voto são as maiores geradoras de notícias em ano eleitoral. E não é para menos: elas são de extrema importância para os partidos e eleitores. Ainda que não possa determinar o resultado de uma eleição, a pesquisa tem chances reais de prever os cenários do pleito.

Mas, na verdade, o intuito não é prever o futuro, e sim utilizar as pesquisas de intenção de voto para influenciar a decisão dos eleitores. Com base na intenção de votos, um candidato pode decidir direcionar os recursos de sua campanha eleitoral para um objetivo ou público específico, especialmente em âmbito municipal. 

De forma geral, eleitores mais tendenciosos ou indecisos podem se embasar nessas pesquisas para decidir seu voto. Assim, a pesquisa eleitoral para prefeito e vereador pode ajudar um candidato ou partido que se saia bem nos resultados preliminares.

Pesquisa eleitoral para prefeito e vereador: como prever intenção de voto?

Descobrir a intenção de voto de um eleitor não é tecnicamente difícil. Em suma, basta perguntar a ele em quem pretende votar. A diferença é que, em uma pesquisa eleitoral para prefeito e vereador, o público respondente faz toda a diferença. Não se pode perguntar a esmo, pela rua, a intenção de voto. É indispensável ter um recorte fidedigno da população para obter resultados reais.

Para tanto, primeiro é calculado a amostra que vai responder à pergunta. Ela é composta por um grupo de pessoas que representa a população por sexo, faixa etária, escolaridade, renda e região em que reside, dados estes, que são coletados diretamente  com o IBGE e Justiça Eleitoral.

Dependendo do tamanho do município, no caso de pesquisa eleitoral para prefeito e vereador, uma região pode ter uma amostra mais estratificada do que outra. 

Definido o grupo de amostragem, é dado início às pesquisas, que podem ser realizadas online ou offline, por entrevistadores que vão a campo colher as informações. Para intenção de voto, os nomes dos candidatos são apresentados em um círculo sem hierarquia e o entrevistador, em nenhum momento, lê as opções de voto para o eleitor. Assim, o entrevistado pode anunciar sua intenção de forma mais espontânea.

A coleta de dados por aplicativos pode ser ainda mais eficaz para descobrir a intenção de voto do eleitorado. Com a utilização de softwares de pesquisa, como a solução desenvolvida pela Data Goal, é possível tornar esse processo mais rápido, já que os dados são compilados e relacionados de maneira online, facilitando sua análise.

Impacto da pesquisa de intenção de votos nas eleições para prefeito e vereador

É impossível saber, com certeza, se a resposta dada pelo eleitor na pesquisa para descobrir a intenção de voto, é de fato, verdadeira no momento da eleição. Afinal de contas, o voto é secreto – e, na boca da urna, tudo pode mudar. E, quanto maior o intervalo de tempo entre a pesquisa de intenção de voto e o dia da votação, mais incerta pode ser a previsão. 

Por isso, é importante realizar pesquisa eleitoral para prefeito e vereador durante todo o período de campanha política.

Ainda que não tenha o poder de definir antecipadamente o resultado do pleito, a pesquisa de intenção de votos pode ser muito influente para com o eleitorado, principalmente durante campanhas acirradas entre fortes candidatos e eleitores indecisos. Boa parte da população decide o voto de acordo com pesquisas de intenção de voto, na tentativa de não “desperdiçar o voto”. A isso damos o nome de “voto útil”, dado àquele que tem mais chances de vencer.

Após a análise de dados, a empresa responsável pela pesquisa precisa admitir uma margem de erro para que não haja tom de conclusão quanto ao resultado das eleições. Mesmo com essa margem, se os tópicos de coleta de dados forem construídos corretamente, a pesquisa se torna confiável e assertiva. 

O processo eleitoral tem sido marcado por mudanças repentinas, seja em campanhas eleitorais presidenciais ou para eleger prefeito e vereadores. Com a disseminação rápida de informações pela internet e aplicativos, um boato ou uma fala podem tomar proporções gigantescas e mudar o rumo de uma campanha eleitoral nos últimos minutos.

Para acompanhar os diversos cenários do processo e calibrar as ações pertinentes à campanha, promova pesquisas. E, para isso, conte com a soluções planejadas pela Data Goal. Nosso software te ajuda a monitorar não só a intenção de voto, mas, também, a real possibilidade de uma iminente eleição.