03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Como fazer otimização de processos de pesquisa?

analise do grupo de empresas com grafico de relatorio de marketing jovens especialistas estao discutindo ideias de negocios para o novo projeto de inicializacao digital_1150 1819 1

Quando o tópico de uma discussão é a otimização de processos de pesquisa, não é incomum que os participantes se atenham aos aspectos técnicos do processo.

Mas, é preciso ir mais além: para chegar a um resultado útil, é preciso descobrir quais são as demandas intelectuais e práticas do processo de pesquisa, por exemplo.

Isso também inclui o conhecimento do pesquisador sobre o assunto, sua curiosidade, criatividade, disciplina e até mesmo sensibilidade social para criar abordagens que, de fato, consigam extrair as respostas no formato em que poderão ser transformadas em informação relevante.

Consegue perceber que a otimização do processo de pesquisa é multidisciplinar? Assim como as boas práticas que vamos listar – e explicar sua importância – neste conteúdo.

Como otimizar meus processos de pesquisa?

Uma das estratégias mais eficientes para otimizar o processo de pesquisa é, sem dúvidas, mapear todas as demandas do processo que giram em torno da pergunta central a ser respondida.

Isso inclui: 

  • os requisitos que formam um bom pesquisador para o tema (capacidade técnica, habilidade, experiência com o processo de pesquisa etc);
  • os materiais que serão utilizados, como equipamentos para registros, locação de áreas para a realização da pesquisa; 
  • apuração; 
  • e, também, necessidades financeiras, como bolsas de fomento e patrocinadores, se for o caso.

Além disso, criar um cronograma e planejamento realista é imprescindível para a otimização da pesquisa. Com eles, é possível definir o objetivo da pesquisa, seus métodos, hipóteses, procedimentos de pesquisa, além de poder acompanhar as etapas e gerenciar intercorrências para que não ocorram atrasos ou perda de dados ao longo do processo.

Erros comuns (que devem ser evitados)?

O planejamento e cronograma vão trazer organização e eficiência para o processo; porém, ainda é preciso manter o foco e a atenção para evitar erros que possam invalidar a pesquisa. 

Entre eles, os mais comuns são:

  • coletar amostra “por adesão”, como pesquisas compartilhadas em grupos de redes sociais que, pela proximidade e grau de relacionamento com o coletador, podem produzir resultados tendenciosos;
  • não treinar o time que fará a coleta de dados; afinal de contas, além da abordagem mais adequada ao entrevistado, também é preciso garantir um padrão na ordem das perguntas, comportamento que não iniba ou torne as respostas enviesadas;
  • questionar e anotar os dados de forma imprecisa, como é o caso da idade dos entrevistados em vez de suas datas de nascimento;
  • acreditar que o volume dados deve ser o maior possível, porque, nesse caso, a pesquisa pode ser grande demais para o entrevistado e não necessariamente trazer resultados que sejam importantes para aquela etapa;
  • não manter os dados originais em segurança, sejam os questionários físicos ou formulários digitais; é preciso guardá-los até o final do processo.

Quais as melhores dicas para tornar a pesquisa mais rápida e eficiente?

Planejar, seguir um cronograma, montar e treinar uma equipe de campo que esteja pronta para executar a pesquisa são pontos cruciais para produzir resultados de maneira ágil e eficiente.

Isso porque, em muitos casos, problemas nesses pontos podem invalidar os dados e demandar uma nova aplicação de questionários, o que vai gerar retrabalho e novos custos.

Mas, ainda é possível apontar algumas dicas para fazer com que a pesquisa e a análise de seus resultados sejam mais ágeis.

A primeira delas é primar pela objetividade. Perguntas diretas, simples de serem compreendidas e até mesmo baseadas nos parâmetros da Net Promoter Score (NPS) podem ajudar bastante.

Vale lembrar que as respostas NPS permitem aos respondentes atribuir uma nota de 1 a 10 para cada pergunta e de acordo com sua percepção onde:

  • 1 a 6 são detratores;
  • 7 e 8, neutros;
  • 9 e 10, satisfeitos;

A outra dica é ordenar as perguntas do questionário de forma lógica. Além de oferecer uma experiência de resposta simples para os participantes, esse formato organizado também permitirá que a análise de dados seja mais rápida.

Mas, para facilitar e garantir a otimização de processos de pesquisa, usar um aplicativo para automatizar a participação e organização dos dados é essencial.
Quer saber mais sobre isso? Então conheça a Data Goal e as funcionalidades que nosso app oferece para o desenvolvimento da sua pesquisa, seja qual for a finalidade.

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

Como a Data Goal Facilita a Criacao de Pesquisa de Satisfacao de Funcionarios no Word

Como a Data Goal Facilita a Criação de Pesquisa de Satisfação de Funcionários no Word

A satisfação dos funcionários é um indicador crucial do bem-estar organizacional e do desempenho de uma empresa. Monitorar o grau de satisfação dos colaboradores ajuda a identificar áreas de melhoria, promover um ambiente de trabalho mais saudável e aumentar a produtividade. Uma das formas mais acessíveis de iniciar esse processo é criando uma pesquisa de satisfação de funcionários em formatos

Continue lendo »
application interface ui smartphone 3d rendering_110893 148

Aplicativo de pesquisa para serviços de gestão pública: tudo o que você precisa saber

A gestão pública contempla uma série de demandas e serviços necessários ao cidadão, que vão desde confecções de documentos, como carteira de identidade e passaporte, até atendimentos mais complexos, como para serviços de educação, cuidados com a saúde, transporte e fornecimento de água e luz. Nas últimas décadas, presenciamos importantes mudanças na estrutura da gestão pública. Com  a internet, tudo

Continue lendo »
Como dados estratégicos podem impulsionar suas vendas de fim de ano

Como dados estratégicos podem impulsionar suas vendas de fim de ano

O fim de ano é um dos períodos mais aguardados pelo varejo, com datas importantes como a Black Friday e o Natal impulsionando um enorme volume de compras. No entanto, para maximizar essas oportunidades, as empresas precisam ir além de promoções e descontos. Uma preparação estratégica baseada em dados é a chave para entender as mudanças no comportamento do consumidor

Continue lendo »
Coleta de dados: 6 insights valiosos para criar campanhas eleitorais vitoriosas

Coleta de dados: 6 insights valiosos para criar campanhas eleitorais vitoriosas

A corrida eleitoral é um dos contextos mais competitivos em qualquer sociedade democrática. O conhecimento aprofundado do eleitorado através da coleta de dados pode ser a diferença entre a vitória e a derrota de um candidato. Com o crescente acesso à Internet, mais pessoas expressam suas opiniões, especialmente nas redes sociais, tornando a coleta de dados essencial para uma candidatura

Continue lendo »
Como o feedback em tempo real pode transformar o sucesso de uma campanha eleitoral

Como o feedback em tempo real pode transformar o sucesso de uma campanha eleitoral

Na corrida eleitoral, a capacidade de adaptação é crucial. Equipes que conseguem ajustar suas estratégias com base em feedback em tempo real estão um passo à frente na disputa. Com a coleta constante de informações do público, as campanhas ganham uma compreensão mais profunda do cenário político e aumentam sua eficácia ao moldar a percepção pública sobre candidatos e temas.

Continue lendo »
photo 1623911380537 730d0e2403bd

Orçamento público: você sabe a diferença entre gastos diretos e transferência de recursos?

Para desenvolver projetos, políticas públicas ou até mesmo prestar serviços à sociedade, é necessário ter recursos. A partir dessa verba, as prefeituras conseguem desenvolver ações para a população.  Com o orçamento público desenhado, os administradores e gestores públicos possuem o desafio de conquistar recursos. Se engana quem acredita que existe apenas uma forma de adquirir verba.  Para construir uma escola

Continue lendo »
Metodologia de analise de dados quantitativos

Metodologia de análise de dados quantitativos

A metodologia de análise de dados quantitativos trabalha com um volume maior de informações que podem ser comparadas entre elas. Por isso, a alta quantidade de dados é uma exigência sine qua non da metodologia, pois só com ela é possível detectar, nos resultados, diferenças e padrões significativos.  No método quantitativo, os dados são recolhidos a partir de questionários e

Continue lendo »
4 vantagens do cruzamento de dados de eleitores baseado em informações reais

4 vantagens do cruzamento de dados de eleitores baseado em informações reais

No mundo da política, o cruzamento de dados não é apenas uma estratégia, é uma necessidade para campanhas que visam comunicar-se corretamente com os seus eleitores. Com o avanço das tecnologias de dados, separar eleitores em grupos baseados na análise das suas informações se torna cada vez mais uma prática indispensável, dada a complexidade das variáveis que devem ser compreendidas

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao de Processo Seletivo Como a Data Goal Melhora a Experiencia dos Candidatos e a Eficacia da Recrutamento

Pesquisa de Satisfação de Processo Seletivo: Como a Data Goal Melhora a Experiência dos Candidatos e a Eficácia da Recrutamento

O processo seletivo é um dos momentos mais críticos na jornada de recrutamento, tanto para as empresas quanto para os candidatos. A satisfação dos candidatos durante essa fase é fundamental para garantir uma experiência positiva, mesmo para aqueles que não são selecionados. Realizar uma pesquisa de satisfação sobre o processo seletivo é uma excelente forma de identificar oportunidades de melhoria,

Continue lendo »
group diverse people having business meeting_53876 25060

Como a pesquisa de mercado pode ajudar sua empresa a crescer?

A pesquisa de mercado é uma ferramenta importante para entender a realidade do cenário em que a empresa está inserida. Ela auxilia o gestor na tomada de decisão e na melhoria das estratégias de posicionamento. Para conseguir ter sucesso duradouro, a empresa precisa inovar em produtos, serviços, atendimento e muito mais. Alcançar esse objetivo depende do investimento em pesquisa, que

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado Imobiliario Como a Data Goal Transforma Dados em Estrategias de Sucesso

Pesquisa de Mercado Imobiliário: Como a Data Goal Transforma Dados em Estratégias de Sucesso

O mercado imobiliário é dinâmico e competitivo, demandando que empresas do setor tomem decisões baseadas em dados para se manterem à frente da concorrência. A Data Goal, com suas soluções inovadoras para coleta e análise de dados, oferece uma plataforma ideal para a realização de pesquisas de mercado imobiliário, ajudando incorporadoras, construtoras, corretores e investidores a entenderem melhor as tendências

Continue lendo »