03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Como fazer uma pesquisa de campo com equipe reduzida?

business team discussing ideas startup_74855 4380

A pesquisa de campo é necessária quando há necessidade de aprofundar a investigação, buscando respostas no cenário que está sendo estudado. Além de livros, artigos e produções científicas, é preciso comprovar o objeto ou fenômeno com fatos e dados reais.

Em outras palavras, a abordagem se caracteriza como um estudo prático, em que o conhecimento é construído a partir das experiências de cada pessoa que é convidada a participar da investigação.

Esse tipo de pesquisa tem a finalidade de conferir hipóteses, analisar fatos e avaliar um assunto conforme suas principais variáveis. Para isso, o pesquisador utiliza técnicas de coleta de dados através de entrevistas, formulários ou questionários.

A pesquisa de campo pode ser utilizada em várias circunstâncias, incluindo as pesquisas acadêmicas, científicas ou trabalhos de conclusão de curso (o famoso TCC). Além disso, pode ser empregada no ambiente empresarial, possibilitando que as empresas entendam os erros estratégicos de seu próprio modelo de negócios.

Um exemplo é definir corretamente o público ideal para os produtos comercializados, outro é medir a satisfação de um determinado produto ou serviço.

Como aplicar pesquisa de campo?

Antes de se pensar na aplicação da pesquisa, é preciso elaborar o formulário para coleta de dados. 

Essa é uma parte importante do processo, pois vai direcionar o entrevistado para a necessidade que a empresa quer resolver. O questionário pode ser feito manualmente por um especialista, que vai criar perguntas que levem ao cruzamento de dados. 

Em seguida é hora de ir a campo. Para isso, é preciso mapear os locais em que serão aplicadas as pesquisas e respeitar as amostras identificadas. Diversos investigadores vão se espalhar pelas áreas demarcadas e colher os dados diretamente com as pessoas determinadas no público entrevistado.

Após a aplicação do questionário, é hora de compilar os dados. Essa é uma fase sensível – e, talvez, a mais complicada do processo de pesquisa de campo. Afinal, é preciso reunir todas as respostas em um único banco de dados para realizar a estatística e, posteriormente, a análise da investigação.

O número de pessoas envolvidas em um processo de pesquisa similar a este é considerável: pesquisadores, coordenadores de campo, analistas, estatísticos e digitadores são alguns dos perfis necessários, mesmo em um universo de investigação menos abrangente.

Embora os gestores saibam da importância da pesquisa de campo para o crescimento do negócio, a maioria se sente desmotivada a realizá-la em virtude da mão de obra envolvida. Não podemos nos esquecer que cada profissional precisa receber salário, lanche, transporte, combustível e outros benefícios exigidos pela lei, o que consequentemente encarece o desenvolvimento do trabalho.

Mas, se você quer investir em pesquisa para desenvolvimento do negócio, por exemplo, e tem um orçamento apertado, as soluções digitais podem ser uma boa saída. Hoje existem recursos de pesquisa de campo, como o aplicativo da Data Goal, que têm como objetivo melhorar a experiência da pesquisa, ainda que com equipe reduzida. 

Solução que cabe na palma da mão

Se você precisa realizar pesquisa de campo de forma rápida, segura, com entrevistas bem conduzidas que possibilitam tomada de decisões assertivas, a solução está no aplicativo de pesquisa desenvolvido pela Data Goal.

Com o software, a pesquisa se torna um ativo rápido, prático, de fácil aplicação e de custo-benefício elevado, uma vez que o preço das ferramentas é acessível e facilmente recuperado após as mudanças, gerando cada vez mais crescimento empresarial.

Com esse recurso é possível conduzir uma excelente pesquisa de campo com equipe reduzida. O próprio responsável por ela pode entrar no sistema e criar o questionário digital, pois a interface é bem amigável e intuitiva.

Além disso, a plataforma trabalha em modo online e offline, salvando os questionários na memória interna do tablet ou smartphone. Ou seja, as pessoas podem trabalhar na resposta ou análise da pesquisa de campo a qualquer momento – inclusive de madrugada.

O investimento em um app de pesquisa pode trazer outras vantagens, cujas principais estão elencadas a seguir:

  • Possibilidade de retirada de resultados parciais, mesmo com a pesquisa ainda acontecendo;
  • Banco de dados para produção do relatório final no mesmo dia;
  • Recurso de combate à fraude com gestão de equipes de pesquisa;
  • Monitoramento da localização das coletas realizadas por GPS.
  • Indicadores de produtividade média individual e de equipe.

Se sua empresa busca alcançar melhores resultados mercadológicos, investindo em equipe reduzida para seguir com os trabalhos e, ainda assim, mantendo a excelência do processo, nós podemos te ajudar. Entre em contato com a Data Goal para saber mais sobre pesquisa de campo.

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

photo 1504868584819 f8e8b4b6d7e3

Qual o melhor instrumento de coleta de dados para pesquisa eleitoral?

A coleta de dados para pesquisa eleitoral é uma das fases mais importantes no processo. É através dela que o candidato vai apurar as informações e comprovar ou não os problemas levantados durante a campanha. Funciona mais ou menos assim: a população reclama do transporte público, por exemplo. Para averiguar a demanda, a equipe deve fazer uma pesquisa, identificando os

Continue lendo »
marketing politico comece capturar leads hoje mesmo klickpages

5 dicas de marketing político para assessores

Qualquer um que esteja precisando “vender seu peixe” – independente do tipo de peixe – precisa traçar uma estratégia consistente e regrada. Afinal, por meio dela é possível inspirar reações do público a respeito de uma ideia ou produto. Quem cumpre esse papel é o marketing e, nas campanhas eleitorais, o marketing político. Um candidato que quer motivar seu público a

Continue lendo »
Como acompanhar mudanças no comportamento do consumidor com dados: 5 dicas essenciais

Como acompanhar mudanças no comportamento do consumidor com dados: 5 dicas essenciais

Em um mercado dinâmico e altamente competitivo, entender o comportamento do consumidor é vital para empresas que desejam se manter competitivas e antecipar as necessidades de seu público-alvo. Com a constante evolução das expectativas e necessidades dos consumidores, empresas que usam dados precisos e atualizados conseguem tomar decisões estratégicas mais ágeis e adaptativas.   Dica 1: monitore o desempenho de

Continue lendo »
vector set illustrated people_53876 44100

Ferramentas que podem te ajudar com pesquisa eleitoral

Com o aumento de fake news e a desconfiança das pessoas no que é de fato real, nunca se fez tão necessário encontrar uma pesquisa eleitoral confiável. Para tornar o processo mais seguro, o uso de softwares de registro, além de agilizar e organizar a coleta de informações, também é indicado para proteção de dados sensíveis e a confiabilidade de

Continue lendo »
189

Dicas para adequação à LGPD em suas pesquisas

Como já dissemos em outro post aqui no blog Data Goal, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) entra em vigor em agosto de 2020. Para não correr o risco de sofrer sanções, caso sua empresa não tenha se adequado às novas diretrizes, a primeira dica é começar a se preparar para a adequação à LGPD em pesquisas antes.

Continue lendo »
photo 1504868584819 f8e8b4b6d7e3

Como fazer uma pesquisa eleitoral que preveja o resultado das urnas

Com a aproximação das eleições é chegado o momento para que candidatos, partidos políticos e equipes de marketing preparem as pesquisas eleitorais que vão nortear as campanhas até o dia do pleito. A cada dois anos o Brasil tem uma rodada de eleições que define o rumo das cidades, estados e do país. Esses são grandes eventos que ganham visibilidade

Continue lendo »
photo 1573497491208 6b1acb260507

Como trabalhar com pesquisa política fora do ano de eleição?

Quem trabalha com pesquisa política provavelmente já observou que boa parte das demandas surgem durante o período das eleições. Entretanto, saiba que é possível manter os lucros com as pesquisas durante os três anos de mandato.  Manter uma receita positiva ao longo do mandato de um político pode parecer algo quase impossível. Isso acontece porque, muitas vezes, a procura por

Continue lendo »
photo 1544725121 be3bf52e2dc8

Avaliação da prefeitura: como o software pesquisa eleitoral pode ajudar

Uma cidade passa por inúmeras transformações que precisam ser acompanhadas ao longo do tempo. E não é porque uma situação foi resolvida que ela não precisa ser melhorada.  O papel da gestão municipal é justamente elaborar, avaliar e coordenar políticas públicas de impacto social, controlando de forma inteligente os recursos disponíveis, além, é claro, de aplicar e fazer cumprir a

Continue lendo »
hand man signing signature filling application form document_20693 309

5 técnicas e instrumentos de pesquisa eleitoral

Para garantir melhor desempenho nas campanhas e resultados previsíveis nas urnas, candidatos e partidos devem investir fortemente em técnicas e instrumentos de pesquisa eleitoral.  Isso porque trabalhar baseado em achismos e com informações sem evidências, além de não levar a lugar algum, ainda pode arruinar a imagem do político. As pesquisas eleitorais são ferramentas que indagam o eleitor sobre a

Continue lendo »
photo 1527689368864 3a821dbccc34

Pesquisa de mercado: quais são as vantagens para o seu negócio?

Posso adiantar que são inúmeras as vantagens e um processo absolutamente necessário, principalmente antes da tomada de decisões no mercado que envolvam o interesse do consumidor. A pesquisa de mercado é muito útil para quem deseja lançar um novo produto, avaliar sua força ou buscar novos mercados. As pesquisas possuem muitas vantagens, justamente por sua fácil aderência de mercado, independentemente

Continue lendo »
men shaking hands_23 2147669780

5 erros comuns durante uma campanha de marketing político

Ao contrário do que muita gente pensa, marketing não é um conjunto de estratégias para venda de algo irreal. A principal missão dessa matéria é a expansão do alcance de uma mensagem, levando sempre como prioridade o compromisso com a verdade. Com o marketing político não é diferente. Trata-se de um meio para educar o eleitor, aproximando-os da realidade do

Continue lendo »