03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Saiba como fazer pesquisa eleitoral em 3 passos

woman hands using mobile smart phone_35534 132

Quem trabalha no cenário político durante as eleições, sabe que ter acesso a alguns dados faz toda a diferença para o marketing político. Para obter informações relevantes, a principal dúvida que surge é sobre como fazer uma pesquisa eleitoral

Esse processo de elaboração de pesquisa exige foco nos objetivos da campanha, além de levar em consideração quais questões são importantes naquele momento. A partir dos dados obtidos na ferramenta de pesquisa, é possível embasar ações e desenvolver boas estratégias de campanha.

Como fazer a pesquisa eleitoral?

Antes de elaborar qualquer ação no marketing eleitoral, é importante ter informações sobre o cenário que o candidato está inserido. Saber as forças e fraquezas de um político auxilia o processo de construção da imagem pública.

Dessa forma, antes de propor qualquer ação, são observadas as demandas mais importantes para o candidato. Por isso, separamos três passos para te ajudar a desenvolver uma boa pesquisa eleitoral. 

#1 Qual tipo de pesquisa será aplicada?

Antes de escolher as ferramentas que serão usadas, é importante definir o tipo de pesquisa. Por isso, o primeiro passo é estudar as metodologias que existem na área. A partir dessa ação, é possível escolher qual mais se encaixa com as demandas da campanha.  

A escolha do tipo de pesquisa pode ser feita de duas formas: a partir de uma agência ou pela equipe do candidato. Alguns institutos como o Datafolha e a Innovare, por exemplo, selecionam as metodologias de pesquisa de acordo com a demanda.

Se sua equipe não possui verba para investir em agências de pesquisa, o próprio gabinete eleitoral pode selecionar a metodologia.  A principal vantagem dessa forma de trabalho é a possibilidade de envolver pessoas que já estão mais próximas da campanha.

Entretanto, para que essa ação proporcione bons resultados, a equipe deve pensar em quais informações são fundamentais para a campanha eleitoral. Para isso, é importante definir o objetivo da pesquisa e, a partir dela, estabelecer o tipo de abordagem da pesquisa. 

Além do tipo de pesquisa, o planejamento de como será feita a pesquisa eleitoral precisa ter uma etapa de segmentação do público entrevistado. A partir disso, são definidas as estratégias metodológicas, e o formato das perguntas, que variam entre questões quantitativas ou qualitativas. 

#2 Defina as perguntas

Pensar em quais questões são importantes para a pesquisa eleitoral é um trabalho árduo! Afinal, a partir delas, a equipe conseguirá bons insights para a campanha. 

Para isso, algumas práticas podem ajudar, como por exemplo, fazer um levantamento com informações básicas sobre o local, concorrência e demandas. Outra dica prática que irá te ajudar é ter um checklist de perguntas básicas. 

A Data Goal desenvolveu um e-book gratuito que facilitará a elaboração de perguntas para pesquisa eleitoral. O guia completo possui uma lista de perguntas essenciais para toda pesquisa eleitoral. Acesse o material aqui

Após definir as perguntas, é importante pensar na ordem das questões. O posicionamento das questões deve ser feito de forma planejada, para conseguir dados importantes. Para isso, questões mais básicas poderão ser apresentadas no início. 

Afinal, dependendo da resposta do entrevistado, ele não será estratégico para o local. Por exemplo, se só ao final de uma entrevista, aparece uma questão sobre o local de votação, existe a possibilidade do entrevistado não votar no local buscado pela pesquisa. 

#3 Desenvolva a amostragem

Aplicar um questionário com todas as pessoas da cidade, estado ou país é um cenário extremamente difícil. Por isso, se sua dúvida é como fazer a pesquisa eleitoral representar a realidade, saiba que já existe uma fórmula para isso: a amostragem. 

A partir de alguns cálculos estatísticos, é possível definir quantas pessoas precisam ser entrevistadas em uma pesquisa eleitoral. Para aplicá-la, é importante ter algumas informações do local que irá participar da pesquisa. 

Imagine uma cidade em que 65% dos eleitores são mulheres e os outros 35% são homens. A amostragem do local precisa apresentar valor próximo ou igual à essa realidade do município.

Além disso, é importante ressaltar que o número de eleitores entrevistados podem sofrer variações. O tamanho da amostra definida para uma pesquisa, a margem de erro e o número de habitantes influenciam esse cálculo.

Com essas dicas, você aprendeu como fazer uma pesquisa eleitoral. Para saber mais informações sobre marketing político e conhecer as inovações do setor, acesse nosso blog. 

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

Pesquisa de Mercado Pronta Solucoes Eficientes com a Data Goal

Pesquisa de Mercado Pronta: Soluções Eficientes com a Data Goal

No mundo atual, onde os dados são o novo “ouro”, contar com uma pesquisa de mercado eficiente e bem estruturada pode ser o fator decisivo entre o sucesso e o fracasso de um negócio. Para empresas que buscam entender melhor seus clientes, mapear tendências e identificar oportunidades de crescimento, a Data Goal surge como uma parceira estratégica, oferecendo soluções tecnológicas

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado Tipos e Como a Data Goal Facilita Cada Um Deles

Pesquisa de Mercado: Tipos e Como a Data Goal Facilita Cada Um Deles

A pesquisa de mercado é uma ferramenta crucial para empresas que desejam entender melhor seu público, analisar a concorrência e tomar decisões estratégicas com base em dados concretos. Existem vários tipos de pesquisas de mercado, cada um focado em diferentes aspectos do comportamento do consumidor e das tendências do setor. A Data Goal, líder em soluções para coleta de dados,

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao Como Definir um Objetivo Claro e as Solucoes da Data Goal

Pesquisa de Satisfação: Como Definir um Objetivo Claro e as Soluções da Data Goal

A pesquisa de satisfação é uma ferramenta crucial para entender o que os clientes realmente pensam sobre os produtos ou serviços oferecidos por uma empresa. Ela permite medir o nível de contentamento e identificar áreas que precisam de melhorias. Porém, para que essa pesquisa seja eficaz, é fundamental definir um objetivo claro e bem estruturado. Sem um objetivo específico, os

Continue lendo »
5 estratégias para prever custos e maximizar lucros neste Natal

5 estratégias para prever custos e maximizar lucros neste Natal

O Natal é uma das datas mais aguardadas pelo varejo, sendo extremamente lucrativa, mas também desafiadora em termos operacionais. O sucesso depende de um planejamento estratégico que permita prever custos, atender à demanda e maximizar os lucros. Para isso, entender o comportamento do consumidor e usar dados concretos como base para decisões é essencial. Neste artigo, vamos explorar cinco estratégias

Continue lendo »
Search Cristina

5 instrumentos de pesquisa para usar durante o período eleitoral

Com as eleições se aproximando, é fato que candidatos e partidos políticos passem a confiar em instrumentos de pesquisa, um ativo importante para o período eleitoral. O investimento nessa técnica garante melhor desempenho nas campanhas e resultados previsíveis nas urnas. A pesquisa é uma forma eficiente de indagar ao eleitor sobre a opção dos candidatos que concorrem em uma eleição,

Continue lendo »
man is writing e mail_53876 70764

Ética e serviço público: como melhorar os processos internos?

“Ética e serviço público” é um tema muitas vezes polêmico, mas necessário de ser abordado. Afinal, por mais que as entidades tenham o propósito de trabalhar para o cidadão, esse serviço não pode ser prestado de qualquer forma. Além disso, existe uma percepção distorcida do funcionalismo público, cuja imagem ainda remonta aos tempos em que tudo era mais devagar e

Continue lendo »
asian man hands using smart phone social media concept_1384 74

APP de questionário digital: como funciona?

Fazer pesquisa é um processo trabalhoso desde o início. Após definir o problema a ser abordado, é hora de pensar na forma de capturar as informações. Algumas modalidades vão exigir investigação literária, através de estudos científicos e periódicos mais recentes. Outras vão demandar comprovação imediata, a partir de entrevistas guiadas, para refletir o cenário atual. A pesquisa de campo é

Continue lendo »
diverse young people talking having fun together cafe_1163 5145

Pesquisa social: 5 métodos e técnicas

A sociedade, de forma geral, é impactada por uma série de fatores, sejam eles ambientais, tecnológicos, políticos ou urbanos, provocados tanto por órgãos governamentais como por empresas privadas. As consequências podem ser muitas, indo de negativas a positivas, a depender do contexto. Descobrir os detalhes desses resultados é o principal ativo da pesquisa social. A pesquisa social nada mais é

Continue lendo »
Pesquisa Sobre Inclusao Social Como a Data Goal Pode Facilitar o Entendimento de Questoes Sociais

Pesquisa Sobre Inclusão Social: Como a Data Goal Pode Facilitar o Entendimento de Questões Sociais

A inclusão social é um tema crucial para o desenvolvimento de políticas públicas, programas sociais e ações empresariais que promovam a igualdade de oportunidades e a integração de grupos marginalizados. Realizar uma pesquisa sobre inclusão social é essencial para entender os desafios enfrentados por diferentes comunidades e identificar soluções que possam ser aplicadas de forma eficaz. A Data Goal, referência

Continue lendo »
photo 1504868584819 f8e8b4b6d7e3

Como fazer pesquisa eleitoral: conheça 5 dicas

Uma campanha eleitoral bem sucedida é fruto de muito esforço e comprometimento de todos: candidatos, partidos e equipe envolvida. Além do planejamento estratégico necessário para orientar as ações que serão tomadas, saber como fazer pesquisa eleitoral é um elemento chave que não pode faltar no pleito. Mais que identificar as intenções de votos, a pesquisa eleitoral é bem mais ampla.

Continue lendo »
female male business leaders signing contract_1163 5368

Como a gestão pública pode proporcionar uma boa reputação a longo prazo?

A sociedade passa por grandes transformações, exigindo uma mudança de postura não somente das organizações privadas, mas, também, da gestão pública, com o objetivo de melhorar o atendimento ao cidadão. Como resultado, é possível perceber aspectos que influenciam a percepção do usuário em relação ao serviço prestado, o que pode levar à eficácia e modernização da gestão pública.  Por mais

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao no GLPI Como Fazer e as Solucoes da Data Goal

Pesquisa de Satisfação no GLPI: Como Fazer e as Soluções da Data Goal

O GLPI (Gestão Livre de Parque de Informática) é uma ferramenta amplamente utilizada para gestão de serviços e ativos de TI, proporcionando um ambiente integrado para gerenciamento de chamados, suporte técnico e infraestrutura. Empresas que utilizam o GLPI precisam monitorar continuamente a satisfação dos usuários com os serviços prestados, a fim de garantir um atendimento eficiente e identificar oportunidades de

Continue lendo »