03 1

Como fazer uma pesquisa eleitoral sem precisar de papel

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Como fazer uma pesquisa eleitoral sem precisar de papel

busineswoman holding digital tablet with data_1098 1906

O ano de 2022 é de muito trabalho para partidos políticos, candidatos e equipe de marketing político. As eleições para os cargos de Presidente da República, Senador, Deputado Federal e Governador vão movimentar a sociedade e as estruturas públicas do país.

Para entender as demandas da população, acompanhar as intenções de voto e definir estratégias de campanha são realizadas diversas pesquisas eleitorais ao longo do período. Geralmente encomendadas pelos partidos ou assessoria dos candidatos, elas mostram quem tem mais chance de se tornar eleito em diversos cenários possíveis.

Pesquisa em papel vale a pena?

Sem muitas delongas, já dissemos que não vale a pena. Para ser sincero, a pesquisa em papel é ultrapassada, pouco confiável e de custo bem alto. Para realizar inquéritos nesse modelo é  preciso gerar milhares de formulários em papel, o que não é nada sustentável. 

Além disso, vários pesquisadores devem ir a campo para coletar dados da população. Com isso, o partido ou candidato deve  arcar com os custos de salário, transporte, alimentação e outros gastos desses profissionais. Como se não bastasse, após as perguntas respondidas, contrata-se outras pessoas para planilhar e tabular os dados, tornando o processo improdutivo.

Em outras palavras, a pesquisa em papel mais prejudica do que colabora, já que por se tratar de um processo manual, o tempo de retorno também é demorado, fazendo com que o resultado chegue às  mãos da equipe em alguns dias.

Vale lembrar que em uma campanha eleitoral tudo precisa ser rápido para não perder o timing da ação. Isso é, se a pesquisa aponta que a população tende a votar no concorrente porque ele é a favor de determinada pauta, mas você só fica sabendo disso 3 ou 4 dias depois, é o tempo suficiente para seu oponente abrir uma boa vantagem, ficando difícil reverter a situação.

Utilize a tecnologia a seu favor

Em um mundo totalmente digital, é possível fazer pesquisa eleitoral sem precisar de papel. Os aplicativos conseguem criar formulários, armazenar dados e gerar relatórios de forma rápida, segura e eficaz.

Com o software desenvolvido pela Data Goal, os questionários podem ser enviados aos respondentes por e-mail, redes sociais ou WhatsApp. Quando necessário ir a campo, as entrevistas vão direto para a base de dados, dispensando digitação e tabulação.

A gente sabe que a pesquisa eleitoral é um processo muito importante  em todas as etapas de uma gestão pública, mas demanda tempo, dinheiro e muita eficiência. Com o aplicativo da Data Goal, você consegue diminuir gastos e o tempo de produção com uma automatização completa dos processos.

Além de garantir um armazenamento de dados seguro e simplificar, o candidato e sua equipe podem acessar as informações a qualquer hora e lugar. Ou seja, é possível tirar uma prévia dos resultados com os pesquisadores ainda em campo. E o banco de dados para a produção do relatório final é liberado no mesmo dia.

Um ponto sensível das pesquisas eleitorais são as possíveis adulterações e, no modelo em papel, os questionários são mais fáceis de serem manipulados. A solução Data Goal oferece um sofisticado recurso de combate a fraude, como:

  • Utilização do GPS do aparelho para capturar a posição geográfica onde onde a entrevista foi realizada;
  • Captura de dados de produtividade;
  • Marcação do tempo de duração do preenchimento;
  • Gravação de áudio das aplicações;
  • GPS em dispositivos offline.

De interface simples e amigável, o software Data Goal é uma plataforma cheia de possibilidades, pois através dos questionários para pesquisa eleitoral é possível  monitorar a popularidade do candidato, acompanhar a satisfação do eleitorado, validar possíveis cenários e antecipar soluções futuras, criar estratégias fundamentadas em dados e,garantir confiabilidade nas informações.

Se você tinha dúvida de como fazer pesquisa eleitoral, agora não tem mais. O aplicativo Data Goal é perfeito para avaliar a sua popularidade, permitindo criar estratégias para reforçar ou reverter os pontos citados nos questionários pelos eleitores.

O melhor de tudo isso é que todos esses recursos cabem na palma da sua mão e também do seu orçamento. Quer conhecer a forma mais ágil de obter resultados factíveis? Entre em contato com a Data Goal para mais informações e faça um teste gratuito da nossa solução.

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados