03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Como montar um formulário para coleta de dados em campo

4

A criação de formulários é essencial para realizar a coleta de dados e fazer uma excelente pesquisa de campo. O preenchimento dos formulários é feito de forma direta pelo chamado “investigador”, que pode, também, colocar suas anotações próprias no documento.

Ao coletar dados, os fenômenos são observados de forma direta, para que sejam estudados em profundidade. A construção de formulários viabiliza o entendimento da realidade que está sendo observada quando o pesquisador capta informações e explicações para o fenômeno que quer analisar.

Contudo, vale lembrar que o formulário para coleta de dados em campo é diferente de um mero questionário para a mesma finalidade. As distinções são visíveis desde os pontos de construção de um formulário até a forma de coleta de dados em pesquisa.

Um bom exemplo de formulário para coleta de dados em campo é o período eleitoral. A cada dois anos, as eleições são realizadas no Brasil. Elas definem os rumos das cidades e do país. Por ser um grande evento, sua visibilidade tem início meses antes do pleito, campanhas são pensadas e pesquisas eleitorais são feitas para mostrar, por exemplo, a intenção de voto da população.

Além disso, o instrumento da pesquisa é utilizado para mapear as necessidades do povo e fazer a construção de um discurso que seja interessante para o eleitorado. A coleta de dados em campo deve ter um planejamento estratégico para que os resultados apontem as questões norteadoras de toda a campanha eleitoral.

Como podem ser coletados os dados em campo

O modo com que os dados podem ser coletados em campo depende do objeto de estudo e da metodologia de coleta que será aplicada. Em outras palavras, não existe apenas um jeito certo de fazer pesquisa de campo, mas diversas possibilidades que vão se encaixar em contextos específicos.

Alguns dos métodos de coleta existentes são:

Pesquisa exploratória

Seu principal objetivo é fazer uma pesquisa que aprofunde o conhecimento do pesquisador sobre o assunto que está sendo pesquisado. Pode ser usada para facilitar a elaboração de um questionário e, até mesmo, servir de base para pesquisas futuras.

Pesquisa quantitativa–descritiva

Sua finalidade é verificar hipóteses, fazer a análise dos fatos e uma avaliação de determinado assunto após ter as principais variáveis definidas. A pesquisa de campo quantitativa-descritiva usa técnicas de coleta de dados como entrevistas, formulários e questionários para atingir seu objetivo.

Pesquisa experimental

As pesquisas de campo experimentais colocam uma hipótese em evidência para, posteriormente, fazer a observação dos resultados. Estão incluídos nessa modalidade fatores como:

  • grupos de controle;
  • seleção de amostra probabilística;
  • e a manipulação de dados e variáveis para o controle dos fatores pertinentes. 

A pesquisa experimental pode ser feita em campo ou em laboratório. No campo, ela busca compreender os aspectos presentes na sociedade. Já no laboratório, realiza o estudo de pessoas, animais ou até minerais em ambientes controlados.

Entrevista

A entrevista é uma técnica de coleta de dados em que o pesquisador tem contato direto com a pessoa questionada. Ele também tem participação ativa na interpretação das respostas do entrevistado.

Esse método necessita de planejamento na elaboração, desenvolvimento e aplicação. Além disso, os objetivos da entrevista devem ser bem definidos para que o resultado esperado seja obtido.

Como montar um formulário para coleta de dados em campo? 

O formulário para coleta de dados em campo pode ser feitos manualmente. Porém, atualmente, já existem formas de fazer a automatização desse processo. Um dos principais benefícios de escolher a solução digital é a redução de custos, tanto de tamanho da equipe quanto de equipamento necessário à finalidade. 

Além disso, através de um formulário digital, há diminuição das chances de erros humanos. 

Para facilitar a construção de formulários, a tecnologia está a favor dos investigadores. Algumas ferramentas permitem que o usuário tenha acesso a plataformas que realizam a coleta e análise dos dados de forma ampla e automatizada.

O uso de softwares para pesquisas é essencial, principalmente para a criação de formulário para pesquisa de campo. Afinal, sistemas inovadores melhoram a experiência dos respondentes e agrupam de um jeito preciso e organizado todos os dados, sejam eles fotos, documentos, respostas simples, entre outros. 

Além disso, em programas como o da Data Goal, há o registro das coordenadas geográficas, recurso em que os dados ficam armazenados de forma segura na nuvem e a coleta pode ser feita de forma offline.

Tenha a ferramenta perfeita para sua pesquisa através da nossa solução para criação de formulários de pesquisa em campo. A interface amigável permite que o dono da pesquisa faça alterações sempre que achar necessário, sem precisar de um especialista em sistemas para isso. 

Quer saber mais sobre o funcionamento da nossa plataforma? Entre em contato e descubra como melhorar as estratégias da sua próxima campanha.

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

electronic voting abstract concept illustration_335657 1876

Como profissionais de marketing político podem usar o IGP durante os anos de mandato

Uma gestão pública não se faz apenas com os candidatos que ganharam as eleições e suas ligações partidárias. Um time preparado na construção de estratégias, como os profissionais de marketing político, se faz necessário durante os anos de mandato. O fato é que as decisões políticas não podem ser tomadas com base em achismos ou por conversas isoladas com eleitores.

Continue lendo »
rawpixel 983726 unsplash

Pesquisa de satisfação interna: como fazer mais rápido

O diferencial de uma organização está em seus funcionários: sem eles, a empresa não funciona. Mas, para que o negócio viva de resultados positivos e metas alcançadas, é necessário que a equipe contratada esteja bem, se sinta bem e foque em promover sua melhor versão no local de trabalho. Se a produção está oscilando, funcionários estão sempre faltando ou você

Continue lendo »
4 erros que podem arruinar a experiência do cliente na Black Friday (e como evitá-los)

4 erros que podem arruinar a experiência do cliente na Black Friday (e como evitá-los)

A Black Friday, um dos maiores eventos do varejo global, oferece às empresas uma oportunidade única para impulsionar suas vendas e atrair novos clientes. No entanto, mais do que oferecer descontos chamativos, é fundamental que as marcas ofereçam uma experiência de compra eficiente e sem falhas. Pequenos erros podem gerar insatisfação, afastar clientes e comprometer não só as vendas imediatas,

Continue lendo »
hand man signing signature filling application form document_20693 309

Coleta de dados e LGPD: como adequar-se à legislação?

Um dos assuntos mais comentados no meio empresarial é sobre a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Em vigor desde agosto, a lei ainda deixa muitos gestores confusos sobre como se adequar a ela. A LGPD é uma norma federal que estabelece regras para o uso, coleta, armazenamento e compartilhamento de dados por empresas públicas e privadas. O objetivo

Continue lendo »
Experiência do cliente: como medir a satisfação em lojas físicas e online

Experiência do cliente: como medir a satisfação em lojas físicas e online

No atual cenário de transformação digital, oferecer uma experiência do cliente memorável tornou-se um diferencial crucial para as empresas. Seja em lojas físicas ou no ambiente online, os consumidores têm expectativas cada vez mais altas, e as empresas precisam acompanhar essas mudanças para permanecer competitivas. Medir a satisfação do cliente em ambos os ambientes — físico e digital — fornece

Continue lendo »
chris liverani dBI_My696Rk unsplash

Entenda como funciona a margem de erro das pesquisas eleitorais

As eleições são um período bastante turbulento para os institutos de pesquisa, já que a população espera que a maioria “acerte” o nome dos vencedores na corrida às urnas, especialmente quando os cargos pretendidos são de destaque, como Presidência ou o Governo de um estado. É nas idas e vindas dos gráficos dos principais candidatos que buscamos entender como funciona

Continue lendo »
4 estratégias baseadas em dados para melhorar a experiência de compra em eventos sazonais

4 estratégias baseadas em dados para melhorar a experiência de compra em eventos sazonais

Os eventos sazonais, como Natal, Black Friday e Dia dos Namorados, representam grandes oportunidades para o varejo aumentar as vendas e conquistar novos clientes. Durante esses períodos, a concorrência é acirrada, e o planejamento estratégico é essencial para se destacar. Não basta oferecer descontos: é fundamental entender o que o consumidor realmente espera. Para isso, a coleta e análise de

Continue lendo »
89056009_184475479523675_6398326326901604352_n 1

Coleta de dados por entrevista: quando e como usar

Dentre as diversas formas de realizar a coleta de dados, a entrevista é uma das que merece mais destaque, tanto por sua funcionalidade quanto eficiência. Essa técnica consiste no contato direto entre o pesquisador e a pessoa que participa como respondente do estudo, tornando possível a interação sem interrupções entre os dois pontos da pesquisa.  Assim, faz-se necessário, para a

Continue lendo »
photo 1432888498266 38ffec3eaf0a

Como o software de pesquisa eleitoral pode ajudar a mudar sua imagem

A imagem em um ambiente político é tudo. Afinal, os eleitores se identificam com candidatos que tenham as mesmas percepções, ideais e atitudes que o público deseja. Ou seja, não adianta defender uma ação contrária àquilo que a sociedade espera, pois dificilmente o resultado será positivo. A política é uma área relevante dentro de um ambiente público, pois lida com 

Continue lendo »
photo 1432888498266 38ffec3eaf0a

Marketing político: porque a pesquisa eleitoral é essencial?

Cada eleição apresenta desafios e demandas diferentes para o público. Nesse cenário, os candidatos mais preparados com boas estratégias no marketing político conquistam votos que podem elegê-los.  Entender as demandas do público e desenvolver táticas alinhadas a essas necessidades é um fator importante que irá destacar quem se candidata à eleição.  Seja no âmbito municipal, estadual ou federal, é fundamental

Continue lendo »