Como montar um formulário para coleta de dados em campo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A criação de formulários é essencial para realizar a coleta de dados e fazer uma excelente pesquisa de campo. O preenchimento dos formulários é feito de forma direta pelo chamado “investigador”, que pode, também, colocar suas anotações próprias no documento.

Ao coletar dados, os fenômenos são observados de forma direta, para que sejam estudados em profundidade. A construção de formulários viabiliza o entendimento da realidade que está sendo observada quando o pesquisador capta informações e explicações para o fenômeno que quer analisar.

Contudo, vale lembrar que o formulário para coleta de dados em campo é diferente de um mero questionário para a mesma finalidade. As distinções são visíveis desde os pontos de construção de um formulário até a forma de coleta de dados em pesquisa.

Um bom exemplo de formulário para coleta de dados em campo é o período eleitoral. A cada dois anos, as eleições são realizadas no Brasil. Elas definem os rumos das cidades e do país. Por ser um grande evento, sua visibilidade tem início meses antes do pleito, campanhas são pensadas e pesquisas eleitorais são feitas para mostrar, por exemplo, a intenção de voto da população.

Além disso, o instrumento da pesquisa é utilizado para mapear as necessidades do povo e fazer a construção de um discurso que seja interessante para o eleitorado. A coleta de dados em campo deve ter um planejamento estratégico para que os resultados apontem as questões norteadoras de toda a campanha eleitoral.

Como podem ser coletados os dados em campo

O modo com que os dados podem ser coletados em campo depende do objeto de estudo e da metodologia de coleta que será aplicada. Em outras palavras, não existe apenas um jeito certo de fazer pesquisa de campo, mas diversas possibilidades que vão se encaixar em contextos específicos.

Alguns dos métodos de coleta existentes são:

Pesquisa exploratória

Seu principal objetivo é fazer uma pesquisa que aprofunde o conhecimento do pesquisador sobre o assunto que está sendo pesquisado. Pode ser usada para facilitar a elaboração de um questionário e, até mesmo, servir de base para pesquisas futuras.

Pesquisa quantitativa–descritiva

Sua finalidade é verificar hipóteses, fazer a análise dos fatos e uma avaliação de determinado assunto após ter as principais variáveis definidas. A pesquisa de campo quantitativa-descritiva usa técnicas de coleta de dados como entrevistas, formulários e questionários para atingir seu objetivo.

Pesquisa experimental

As pesquisas de campo experimentais colocam uma hipótese em evidência para, posteriormente, fazer a observação dos resultados. Estão incluídos nessa modalidade fatores como:

  • grupos de controle;
  • seleção de amostra probabilística;
  • e a manipulação de dados e variáveis para o controle dos fatores pertinentes. 

A pesquisa experimental pode ser feita em campo ou em laboratório. No campo, ela busca compreender os aspectos presentes na sociedade. Já no laboratório, realiza o estudo de pessoas, animais ou até minerais em ambientes controlados.

Entrevista

A entrevista é uma técnica de coleta de dados em que o pesquisador tem contato direto com a pessoa questionada. Ele também tem participação ativa na interpretação das respostas do entrevistado.

Esse método necessita de planejamento na elaboração, desenvolvimento e aplicação. Além disso, os objetivos da entrevista devem ser bem definidos para que o resultado esperado seja obtido.

Como montar um formulário para coleta de dados em campo? 

O formulário para coleta de dados em campo pode ser feitos manualmente. Porém, atualmente, já existem formas de fazer a automatização desse processo. Um dos principais benefícios de escolher a solução digital é a redução de custos, tanto de tamanho da equipe quanto de equipamento necessário à finalidade. 

Além disso, através de um formulário digital, há diminuição das chances de erros humanos. 

Para facilitar a construção de formulários, a tecnologia está a favor dos investigadores. Algumas ferramentas permitem que o usuário tenha acesso a plataformas que realizam a coleta e análise dos dados de forma ampla e automatizada.

O uso de softwares para pesquisas é essencial, principalmente para a criação de formulário para pesquisa de campo. Afinal, sistemas inovadores melhoram a experiência dos respondentes e agrupam de um jeito preciso e organizado todos os dados, sejam eles fotos, documentos, respostas simples, entre outros. 

Além disso, em programas como o da Data Goal, há o registro das coordenadas geográficas, recurso em que os dados ficam armazenados de forma segura na nuvem e a coleta pode ser feita de forma offline.

Tenha a ferramenta perfeita para sua pesquisa através da nossa solução para criação de formulários de pesquisa em campo. A interface amigável permite que o dono da pesquisa faça alterações sempre que achar necessário, sem precisar de um especialista em sistemas para isso. 

Quer saber mais sobre o funcionamento da nossa plataforma? Entre em contato e descubra como melhorar as estratégias da sua próxima campanha.