Como o software pesquisa eleitoral pode ajudar seu instituto de pesquisa a ter mais projetos

Quando se fala em software pesquisa eleitoral, ou apenas em pesquisa eleitoral, logo pensamos em uma grande quantidade de pesquisadores pelas ruas, com os questionários impressos nas mãos, abordando pessoas que estejam dentro do perfil mapeado.

Os institutos de pesquisa sempre estiveram à frente na condução desse processo, já que são estabelecimentos sérios, que buscam atender as demandas de seus clientes. Assim, levam em consideração as técnicas e metodologias aplicadas na ciência.

Por terem profissionais mais bem preparados, os institutos de pesquisa conseguem conduzir o processo em escalas bem maiores, como é o caso de eleição para Presidente da República, que abrange todo o país. Além disso, tem a vantagem de fazer análises utilizando referências cruzadas, ou seja, dados da última eleição, contextualizando para a atualidade.

O que pode dificultar mais projetos ao instituto de pesquisa?

Em período de eleição, partidos, candidatos e equipe de marketing ficam focados  na campanha, de olho nos resultados das pesquisas que são fundamentais para as decisões estratégicas das campanhas eleitorais

É por isso que a maioria dos políticos contrata os institutos de pesquisa. Essa é uma forma de ter em mãos informações precisas, atualizadas e honestas sobre o que acontece no território e sobre as demandas dos eleitores.

Contudo, realizar pesquisa de maneira tradicional (com formulário impresso e inúmeros pesquisadores nas ruas) encarece o serviço, além de não gerar muita credibilidade.

Para gerar inquéritos nesse modelo é preciso considerar milhares de formulários em papel e contratar pesquisadores que devem ir a campo coletar dados da população. Até aqui, o partido ou candidato vai arcar com custos de salário, transporte, alimentação e demais gastos com esses profissionais. 

Além disso, inclui-se no orçamento do instituto de pesquisa funcionários que irão planilhar e tabular os dados, com o objetivo de gerar o relatório final.

Como se não bastasse tudo isso, o resultado pode não ser confiável, já que a pesquisa em papel é mais fácil de ser fraudada, como erro na amostragem, preenchimento incorreto das respostas e coleta de dados inadequados.

De maneira geral, esse modelo torna o processo improdutivo, prejudicando os resultados e o andamento da campanha.

Ganhe mais projetos utilizando a tecnologia a seu favor

Em um mundo totalmente digital, o software pesquisa eleitoral é a ferramenta mais adequada e eficiente para criar formulários, armazenar dados e gerar relatórios de forma rápida e segura.

Com a solução desenvolvida pela Data Goal, o instituto de pesquisa pode enviar os questionários por e-mail, redes sociais ou WhatsApp. Quando necessário ir a campo, as entrevistas vão direto para a base de dados, dispensando digitação e tabulação.

Outro ponto essencial na coleta de dados no software pesquisa eleitoral é a pesquisa offline. Esse recurso é utilizado em locais em que a conexão com a internet é fraca ou inexistente. Nesse caso, o pesquisador salva o questionário na memória do dispositivo, realiza a entrevista normalmente, e quando a conexão for estabelecida, basta salvar as respostas no servidor.

Com o software pesquisa eleitoral Data Goal, os institutos de pesquisa conseguem reduzir os seus gastos e, também, os dos seus clientes, já que conta com uma automatização completa dos processos.

A questão do timing da pesquisa eleitoral é outro aspecto que deve ser considerado ao oferecer o serviço a um partido ou candidato. Tudo precisa ser rápido, a fim de garantir informações recentes ao cliente. 

Por isso, além de garantir um armazenamento de dados seguro, o instituto de pesquisa pode ter acesso às informações a qualquer hora e lugar. Ou seja, é possível tirar uma prévia dos resultados com os pesquisadores ainda em campo. E o banco de dados para a produção do relatório final é disponibilizado no mesmo dia, podendo ser enviado ao político e sua equipe para as providências necessárias.

Como já falado, a segurança das informações na pesquisa impressa é um ponto bastante sensível, já que é mais fácil ocorrer adulterações e manipulações dos resultados. A solução Data Goal oferece um sofisticado recurso de combate à fraude, incluindo:

  • Captura de dados de produtividade;
  • Gravação de áudio das aplicações dos questionários;
  • GPS em dispositivos offline;
  • Marcação do tempo de duração do preenchimento do inquérito;
  • Utilização do GPS para capturar a posição geográfica onde a entrevista está sendo realizada.

Com tantos recursos e vantagens, o software pesquisa eleitoral Data Goal vai possibilitar seu instituto de pesquisa obter mais projetos em sua carteira, já que a solução permite validar possíveis cenários e antecipar soluções futuras. Isso vai ajudar seu cliente a criar estratégias fundamentadas em dados e garantir confiabilidade nas informações.

Quer conhecer o nosso aplicativo? Entre em contato com a Data Goal e faça um teste gratuito da nossa solução.

Quer conhecer a forma mais ágil de obter resultados factíveis? Entre em contato com a Data Goal para mais informações e faça um teste gratuito da nossa solução.