03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

De quanto em quanto tempo fazer pesquisa de intenção de voto?

urna_jose_cruz_2350

Durante os períodos eleitorais, a pesquisa de intenção de voto costuma ser um termômetro das campanhas e atua até mesmo como um influenciador de eleitores. Afinal, muitos tendem a decidir o voto com base nas avaliações e resultados dessas pesquisas.

Elas são feitas por institutos de pesquisas, geralmente encomendadas por veículos de comunicação. Mas, para que aconteça, toda pesquisa de intenção de voto deve ser registrada na Justiça Eleitoral antes de ser divulgada.

Mas o que é, afinal, uma pesquisa de intenção de voto – e para que serve?

Quando alguém fala em pesquisas eleitorais, logo o termo nos remete às eleições partidárias para Presidente, Senadores, Deputados Federais e Estaduais, Prefeitos e Vereadores. Mas você sabia que tais questionários, principalmente os que dizem respeito à pesquisa de intenção de voto, vão além das eleições?

As entrevistas são feitas regularmente para medir a popularidade de candidatos e governantes e mostram o nível de aprovação (ou rejeição) de um político em uma determinada região.

Contudo, certamente é no período de eleições que aumenta a demanda pela pesquisa de intenção de voto cresce – e, nesse contexto, elas podem até ser feitas  diariamente. Esse é um método utilizado pelos institutos de pesquisa para avaliar as influências institucionais das campanhas.

Ou seja, a pesquisa de intenção de voto é útil para candidatos e partidos que podem perceber o quanto a população está interagindo e captando as mensagens e propostas das campanhas; dessa forma, é ainda mais fácil direcionar discursos, alterar estratégias e propor coligações.

Como é feita a pesquisa de intenção de voto

Sempre há muito interesse e curiosidade em torno da pesquisa de intenção de voto, principalmente sobre como ela é feita, como são escolhidos os participantes e etc. Os leigos sempre se questionam: “como sabem quem vai ganhar se nunca me perguntaram nada?”

Esse é um dos fatos da pesquisa de intenção de voto: ela não é feita para ser respondida por todos os indivíduos, e sim por amostragem.

A pesquisa de intenção de voto costuma ser quantitativa, significando que uma amostra da população, com características semelhantes, é selecionada para representar um universo bem maior.

Segundo o portal da Agência Brasil, trata-se de um trabalho estatístico que busca dividir o eleitorado de acordo com critérios como sexo, idade, escolaridade, ocupação e espaço geográfico. O pressuposto é que eleitores com características semelhantes tendem a ter a mesma preferência política.

O método de amostragem é aleatória, e os pesquisadores utilizam programas que randomizam bancos de dados e selecionam, de forma eventual, os entrevistados. Após a definição da amostra, o próximo passo é preparar o questionário e abordar os entrevistados.

As pesquisas são, geralmente, feitas na rua ou em domicílio, desde que a pessoa resida no local estabelecido para a coleta de informações. Após a finalização dessa etapa, as informações serão tabuladas e o resultado divulgado nos veículos de comunicação.

Como utilizar os dados da pesquisa para as campanhas eleitorais?

Como vimos, os dados de pesquisas são importantes ferramentas para orientar o candidato na estratégia de sua campanha. Com informações atualizadas, o político conhece seu eleitorado, sabe onde e para quem seu discurso é mais forte, como a população tem visto a atual administração pública, quais as principais demandas da comunidade, etc.

Para que todas essas informações cheguem de forma confiável aos candidatos e partidos políticos é preciso que todo o processo seja feito o mais rápido possível. Quanto mais se demora na divulgação, maior é a chance de o cenário mudar e o resultado da pesquisa se tornar defasado.

Para um melhor gerenciamento da campanha do candidato é necessário fazer regularmente a pesquisa de intenção de voto, com o objetivo de posicionar o político sobre o rumo de sua candidatura.

E, a fim de gerenciar tempo e otimização de pesquisas, já pensou no uso de um aplicativo que faça medições regularmente, conforme a necessidade do cliente?

Além de ser um instrumento ágil, a utilização de software de pesquisa de intenção de voto pode facilitar a administração das campanhas políticas, proporcionando dados em tempo real e dando um maior suporte nas tomadas de decisão.

Venha inovar sua pesquisa de intenção de voto com o Data Goal, um sistema para coleta de dados em campo que trabalha com questionários digitais em tablets e smartphones e envia as coletas diretamente do campo para a base de dados das entrevistas.

Essa inovação não pode faltar para quem quer tirar os melhores resultados das eleições de 2018.

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

mg

Data Goal entra para projeto de aceleração da Seed

Recentemente a Data Goal, empresa mineira especializada em soluções de inteligência coleta de dados para pesquisas, entrou para o seleto hall de startups acelerados pela Seed (Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development), a primeira aceleradora financiada apenas por recursos públicos no Brasil. Criada e mantida pelo Governo de Minas Gerais, a Seed realiza um dos programas de aceleração de qualquer startup que

Continue lendo »
business team discussing ideas startup_74855 4380

Como fazer uma pesquisa de campo com equipe reduzida?

A pesquisa de campo é necessária quando há necessidade de aprofundar a investigação, buscando respostas no cenário que está sendo estudado. Além de livros, artigos e produções científicas, é preciso comprovar o objeto ou fenômeno com fatos e dados reais. Em outras palavras, a abordagem se caracteriza como um estudo prático, em que o conhecimento é construído a partir das

Continue lendo »
treinamento de equipes de coleta de dados

LGPD e treinamento de equipes de coleta de dados em campo

A nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entra em vigor em agosto de 2020, propõe algumas mudanças na proteção de dados pessoais. A norma tem gerado responsabilidades e atribuições específicas dentro das empresas, como a necessidade de treinamento das equipes para as novas diretrizes da coleta de dados em campo. A LGPD estabelece novas funções e traz

Continue lendo »
photo 1516055619834 586f8c75d1de

Como fazer pesquisa eleitoral e por que ela é tão importante para seu mandato

Você sabe como fazer pesquisa eleitoral? Esse tipo de pesquisa é um importante instrumento para candidatos a cargo público que querem (e precisam) conhecer a percepção da comunidade em relação aos problemas sociais que vivem. Outra vantagem da pesquisa eleitoral é descobrir a intenção de votos do eleitorado. A chegada das eleições é sempre um motivo de esperança para a população

Continue lendo »
photo 1512428559087 560fa5ceab42

O que o app para pesquisa eleitoral traz de benefícios para quem executa a pesquisa?

Com a aproximação do período eleitoral, o momento é de planejar os próximos passos, discurso de campanha e propostas para o mandato. Mas como obter dados consistentes e elementos reais para definir as estratégias do candidato? A solução está no app para pesquisa eleitoral. De maneira geral, a pesquisa é um instrumento de investigação eficiente que utiliza métodos científicos para

Continue lendo »
men shaking hands_23 2147669780

5 erros comuns durante uma campanha de marketing político

Ao contrário do que muita gente pensa, marketing não é um conjunto de estratégias para venda de algo irreal. A principal missão dessa matéria é a expansão do alcance de uma mensagem, levando sempre como prioridade o compromisso com a verdade. Com o marketing político não é diferente. Trata-se de um meio para educar o eleitor, aproximando-os da realidade do

Continue lendo »
photo 1613963931023 5dc59437c8a6

É possível elaborar políticas públicas eficientes?

Políticas públicas são iniciativas desenvolvidas por gestores públicos – sejam eles federais, estaduais ou municipais – que têm como finalidade produzir e garantir direitos à população por meio de programas ou projetos que abrangem assuntos de ordem política, econômica, social e cultural da sociedade.  Compreender o que são políticas públicas implica em compreender o processo que envolve sua elaboração e

Continue lendo »
Como acompanhar mudanças no comportamento do consumidor com dados: 5 dicas essenciais

Como acompanhar mudanças no comportamento do consumidor com dados: 5 dicas essenciais

Em um mercado dinâmico e altamente competitivo, entender o comportamento do consumidor é vital para empresas que desejam se manter competitivas e antecipar as necessidades de seu público-alvo. Com a constante evolução das expectativas e necessidades dos consumidores, empresas que usam dados precisos e atualizados conseguem tomar decisões estratégicas mais ágeis e adaptativas.   Dica 1: monitore o desempenho de

Continue lendo »
electronic voting abstract concept illustration_335657 1876

Como profissionais de marketing político podem usar o IGP durante os anos de mandato

Uma gestão pública não se faz apenas com os candidatos que ganharam as eleições e suas ligações partidárias. Um time preparado na construção de estratégias, como os profissionais de marketing político, se faz necessário durante os anos de mandato. O fato é que as decisões políticas não podem ser tomadas com base em achismos ou por conversas isoladas com eleitores.

Continue lendo »
Experiência do cliente: como medir a satisfação em lojas físicas e online

Experiência do cliente: como medir a satisfação em lojas físicas e online

No atual cenário de transformação digital, oferecer uma experiência do cliente memorável tornou-se um diferencial crucial para as empresas. Seja em lojas físicas ou no ambiente online, os consumidores têm expectativas cada vez mais altas, e as empresas precisam acompanhar essas mudanças para permanecer competitivas. Medir a satisfação do cliente em ambos os ambientes — físico e digital — fornece

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado em Marketing Digital Como a Data Goal Oferece Insights Estrategicos para o Crescimento Online

Pesquisa de Mercado em Marketing Digital: Como a Data Goal Oferece Insights Estratégicos para o Crescimento Online

No universo altamente competitivo do marketing digital, a pesquisa de mercado desempenha um papel crucial ao fornecer insights precisos sobre tendências, comportamentos de consumidores e oportunidades de crescimento. Em um cenário onde a personalização e a tomada de decisões baseadas em dados são essenciais, entender o que o público espera e como o mercado está evoluindo é fundamental. A Data

Continue lendo »