Instrumento de coleta de dados para período eleitoral: tudo o que você precisa saber

Quem trabalha com pesquisa eleitoral sabe que dispor de um instrumento de coleta de dados é a parte mais importante e, também, a mais complexa de todo o processo. É por meio dela que o pesquisador vai coletar materiais importantes para a campanha do candidato.

Nesse sentido, a coleta de dados é a captação de informações referentes ao problema ou situação que se quer saber, permitindo que o pesquisador conheça mais a fundo as opiniões e percepções de cada entrevistado.

Se a equipe do candidato quer compreender com mais profundidade, por exemplo, os impactos da pandemia na educação básica, é preciso explorar esse universo, identificando os envolvidos e colhendo dúvidas, reclamações e sugestões. 

Com todo esse material em mãos, é possível traçar as estratégias adequadas, viabilizando uma campanha eleitoral objetiva e de acordo com a realidade da região.

Para uma pesquisa bem elaborada e confiável é preciso contar com instrumentos de coleta de dados, ou seja, ferramentas que vão auxiliar no levantamento e tratamento  das informações.

Independentemente da metodologia utilizada, para realizar pesquisa no período eleitoral, você pode utilizar os seguintes instrumentos de coleta de dados: 

Questionário

O questionário é um instrumento de coleta de dados mais utilizado em pesquisa eleitoral. Trata-se de uma ferramenta composta com determinado número de questões que são apresentadas ao respondente.

Para isso, deve construir uma ferramenta com perguntas abertas (em que é preciso discorrer sobre o assunto), fechadas (assinalar a opção mais adequada) ou mistas (junção das abertas com as fechadas).

Entrevista

A entrevista é um outro tipo de instrumento de coleta de dados que tem como  função o diálogo entre o pesquisador e o entrevistado. Com um roteiro previamente estabelecido, o processo acontece naturalmente, como uma conversa que pode sofrer mudanças durante a pesquisa, levando o entrevistador a desenvolver outros questionamentos importantes para a campanha.

Telefone

O telefone também é um instrumento de coleta de dados utilizado em período eleitoral. Com uma base de dados de telefones fixos e celulares, os institutos de pesquisa selecionam o número em uma amostra representativa do eleitorado com acesso a telefonia.

Por meio de um questionário estruturado para avaliação do cenário eleitoral brasileiro, a pesquisa é realizada por telefone com profissionais do outro lado da linha realizando a conversa e anotando os dados.

Outra forma de fazer isso é através das entrevistas automatizadas por telefone. No lugar do pesquisador, o respondente ouve uma mensagem gravada e responde digitando o número no teclado. Esse processo é muito parecido com um call center.

Aplicativo de pesquisa

Em qualquer tipo de pesquisa, a coleta de dados é um procedimento primordial para o bom andamento da investigação. No entanto, se as informações forem inconclusivas ou improdutivas, você vai ter perdido tempo – e também a chance de ter um resultado confiável.

Isso acontece muito quando a coleta é feita à mão por uma equipe que vai de casa em casa, estabelecendo contato mais direto com o público. As respostas anotadas em folha de papel são sempre suscetíveis a indução de erros e afetam a confiabilidade de todo o processo.

Com o avanço da tecnologia, eis que surge o aplicativo para pesquisa eleitoral. Trata-se de um instrumento de coleta de dados eficiente, seguro e que vai trazer uma grande economia para o seu partido. 

O software desenvolvido pela Data Goal possui várias funcionalidades que contribuem para a melhora da pesquisa e, consequentemente, do resultado. Para começar, tudo é automatizado: desde a criação dos formulários, passando pelo registro dos dados até a emissão do relatório final.

Em outras palavras, não há mais necessidade de enviar  inúmeros pesquisadores a campo, evitando assim gastar com hospedagem, remuneração, transporte e alimentação. A pesquisa pode ser enviada por e-mail, WhatsApp ou redes sociais. 

Situações que demandam a ida à campo também são resolvidas pelo app de pesquisa. Nesse caso, toda a coleta é realizada por meio do aplicativo baixado no celular ou tablet do pesquisador, e o questionário pode ser aplicado de maneira online ou offline. 

O processamento desse instrumento de coleta de dados é muito mais rápido que o modelo tradicional, e as respostas dos eleitores vão direto para a base de dados que fica localizada em um servidor em nuvem.

A solução Data Goal é um software avançado e focado em transformar os candidatos em potenciais vencedores. Prova disso é que a plataforma oferece os seguintes diferenciais:

  • Interface amigável e intuitiva;
  • Possibilidade de retirada de resultados parciais com os pesquisadores ainda em campo;
  • Banco de dados confiáveis para produção do relatório final no mesmo dia;
  • Recurso de combate à fraude com gestão de equipes de pesquisa
  • Monitoramento da localização das coletas realizadas por GPS;
  • Indicadores de produtividade média individual e de equipes.

Precisa realizar coleta de dados para a sua pesquisa eleitoral? Entre em contato com a Data Goal e faça um teste grátis na nossa plataforma.