03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

LGPD e treinamento de equipes de coleta de dados em campo

treinamento de equipes de coleta de dados

A nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entra em vigor em agosto de 2020, propõe algumas mudanças na proteção de dados pessoais. A norma tem gerado responsabilidades e atribuições específicas dentro das empresas, como a necessidade de treinamento das equipes para as novas diretrizes da coleta de dados em campo.

A LGPD estabelece novas funções e traz regulamentos diferenciados quanto ao tratamento de dados pessoais. Dessa forma, é preciso que as empresas estejam alinhadas à lei, para que reestruturem suas coletas atuais, modificando as tarefas das equipes e mantendo o controle adequado das informações obtidas, buscando transparência e segurança. 

Para a reestruturação da organização, os gestores são os principais responsáveis por monitorar a adequação das atividades. E, antes disso, garantir o treinamento dos colaboradores, para que todas as equipes sejam capazes de utilizar as ferramentas de coleta de dados de acordo com os novos parâmetros. 

Treine sua equipe de pesquisa 

Como já dito, é preciso aplicar um treinamento de equipe de coleta de dados em campo para adequar as pesquisas à lei. Isso vale para entrevistas de qualquer natureza.

Nesse treinamento, os gestores devem garantir a abordagem de alguns pontos principais. Estes devem direcionar os colaboradores a internalizar as novas práticas, de forma natural. Como resultado, espera-se que todos sejam capazes de utilizar as ferramentas de coleta de dados de acordo com as normativas estabelecidas pela LGPD.

Assim, em primeiro lugar, é necessário tornar as equipes cientes da legislação, suas normas de conduta e de seus impactos nas atividades, tais como a pesquisa, a coleta e o tratamento de informações. Além disso, todos os membros do time devem ser informados da importância de manter em segurança os dados tratados. 

Posteriormente, é preciso guiar e orientar as equipes a respeito do processo de coleta de dados. Nesse ponto, é imprescindível que se faça clara a condição de consentimento do entrevistado sobre o tratamento de suas informações. As equipes devem estar conscientizadas de todas as etapas e da necessidade de fornecer informações ao participante da coleta.

Tudo isso pode ser feito por meio de cursos e palestras. Nestes devem ser abordadas todas as etapas de forma detalhada, com o objetivo de fazer com que as equipes fiquem cientes de suas responsabilidades e do impacto de suas ações ao colher e tratar as informações coletadas. 

Os colaboradores também devem sair desse treinamento sensibilizadas a respeito da importância da segurança e proteção dos dados, já que seu vazamento ou mau uso pode incorrer em sanções empresariais.

Monitore as equipes de coleta de dados

Além de treinar as equipes de coleta de dados em campo, as empresas – mais especificamente os gestores – devem monitorar suas atividades. Isso permite que os responsáveis pela pesquisa saibam se estão todos cumprindo com suas responsabilidades e seguindo as práticas indicadas pela LGPD.

Para isso, é recomendado que seja uma pessoa seja intitulada responsável pelo cumprimento das regras. Também pode-se instaurar um departamento que funcionará como um Comitê de Proteção de Dados. De qualquer forma, estes serão responsáveis, principalmente, pelo monitoramento da empresa, certificando-se de que as atividades estão sendo feitas de acordo com as novas normas. 

Além disso, com a estruturação e o planejamento dos novos procedimentos internos e externos, é possível revisitá-los para conferir seu correto funcionamento. Assim será possível controlar as atividades e fazer modificações urgentes, caso seja necessário. 

Para mais, deve ser feita a correta documentação dos procedimentos, o que pode garantir a simplificação e eficácia do monitoramento. 

Todos esses processos podem ser conduzidos a partir de ferramentas de coletas de dados, que estejam devidamente alinhadas à lei, garantindo a integridade das informações. 

A solução que o aplicativo da Data Goal oferta é uma possibilidade real de adequar sua empresa à LGPD a partir de um orçamento enxuto e eficiente. Você pode entender, agora mesmo, o funcionamento dessa ferramenta de coleta de dados alinhada à LGPD. Basta clicar aqui.

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

Pesquisa de Satisfacao de Treinamento Avaliando e Otimizando o Desempenho com a Data Goal

Pesquisa de Satisfação de Treinamento: Avaliando e Otimizando o Desempenho com a Data Goal

A realização de treinamentos eficazes é um dos principais pilares para o sucesso de empresas que desejam desenvolver as habilidades de seus colaboradores e aumentar a produtividade. Porém, como garantir que os treinamentos estão realmente atingindo seus objetivos? É aqui que entra a pesquisa de satisfação de treinamento, uma ferramenta essencial para medir o impacto e a eficácia dos programas

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao Como Fazer e Obter Resultados Valiosos para o Seu Negocio

Pesquisa de Satisfação: Como Fazer e Obter Resultados Valiosos para o Seu Negócio

Uma pesquisa de satisfação bem-feita é uma ferramenta essencial para entender as necessidades e expectativas dos clientes ou funcionários. Ao coletar e analisar feedback de forma eficiente, as empresas podem melhorar seus produtos, serviços e até o ambiente de trabalho. Se você está buscando saber como fazer uma pesquisa de satisfação que gere insights valiosos, este artigo irá te guiar

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao Como Escolher as Perguntas Certas com a Ajuda da Data Goal

Pesquisa de Satisfação: Como Escolher as Perguntas Certas com a Ajuda da Data Goal

Uma pesquisa de satisfação é uma das melhores ferramentas para medir a experiência dos clientes e identificar oportunidades de melhoria em produtos e serviços. No entanto, o sucesso de uma pesquisa depende diretamente da qualidade das perguntas formuladas. Saber como escolher as perguntas certas é fundamental para garantir que os dados coletados sejam relevantes, precisos e úteis. A Data Goal,

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado para Pet Shop Como a Data Goal Ajuda seu Negocio a Crescer com Dados Estrategicos

Pesquisa de Mercado para Pet Shop: Como a Data Goal Ajuda seu Negócio a Crescer com Dados Estratégicos

O setor de pet shop está em constante crescimento, impulsionado pelo aumento no número de animais de estimação e pela demanda por produtos e serviços de qualidade para esses companheiros. Nesse contexto, entender o comportamento dos consumidores e as tendências do mercado é essencial para manter a competitividade e expandir o negócio. Uma pesquisa de mercado eficiente é a chave

Continue lendo »

Pesquisa de Satisfação para Hotéis: Como a Data Goal Eleva a Experiência dos Seus Hóspedes

No competitivo mercado hoteleiro, a satisfação dos hóspedes é um fator determinante para o sucesso e a reputação de qualquer estabelecimento. Entender as necessidades, expectativas e experiências dos clientes é essencial para aprimorar serviços, fidelizar clientes e destacar-se entre a concorrência. A Data Goal oferece soluções avançadas de pesquisa de satisfação para hotéis, permitindo que você colete, analise e atue

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado Como Empresas Podem Utilizar para Tomar Decisoes Estrategicas

Pesquisa de Mercado: Como Empresas Podem Utilizar para Tomar Decisões Estratégicas

A pesquisa de mercado é um dos recursos mais valiosos para empresas que desejam crescer de maneira estratégica e embasada em dados reais. Ao realizar uma análise detalhada do mercado, das preferências dos consumidores e da concorrência, as empresas conseguem identificar oportunidades, melhorar produtos e ajustar suas estratégias de marketing. Neste artigo, vamos explorar como as empresas podem se beneficiar

Continue lendo »
207

Os erros mais comuns ao se fazer pesquisa eleitoral para prefeito ou vereador

A pesquisa eleitoral constitui um importante dado para a população e para quem vai pleitear um cargo na eleição vigente. Então, porque os últimos anos mostraram resultados tão discrepantes da realidade? Quais são os erros mais comuns na pesquisa eleitoral – e como evitar que eles aconteçam? Antes de tudo, vale lembrar que fazer uma pesquisa eleitoral, hoje, é diferente

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado Passo a Passo Como Conduzir com Eficiencia e Sucesso

Pesquisa de Mercado Passo a Passo: Como Conduzir com Eficiência e Sucesso

Realizar uma pesquisa de mercado é essencial para entender o cenário competitivo, as necessidades dos consumidores e identificar oportunidades de crescimento. Seja para lançar um novo produto, ajustar estratégias de marketing ou avaliar a percepção da sua marca, a pesquisa de mercado oferece dados valiosos que guiam as decisões da empresa. A seguir, apresentamos um passo a passo para realizar

Continue lendo »
Coleta de dados: 6 insights valiosos para criar campanhas eleitorais vitoriosas

Coleta de dados: 6 insights valiosos para criar campanhas eleitorais vitoriosas

A corrida eleitoral é um dos contextos mais competitivos em qualquer sociedade democrática. O conhecimento aprofundado do eleitorado através da coleta de dados pode ser a diferença entre a vitória e a derrota de um candidato. Com o crescente acesso à Internet, mais pessoas expressam suas opiniões, especialmente nas redes sociais, tornando a coleta de dados essencial para uma candidatura

Continue lendo »
mimi thian VHQ0cw2euA unsplash

Como a pesquisa de satisfação pode aumentar seus lucros

Manter clientes satisfeitos é um desafio para empresas que querem se destacar no mercado. Não basta achar que o consumidor quer o melhor preço ou produto: é preciso entender o que ele precisa e, a partir daí, buscar formas para que a venda aconteça. Para que sua empresa conheça a percepção da sua clientela em todas as fases, que vão desde a

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado Definicao e Como a Data Goal Transforma Dados em Estrategias de Sucesso

Pesquisa de Mercado: Definição e Como a Data Goal Transforma Dados em Estratégias de Sucesso

A pesquisa de mercado é um processo essencial para empresas de todos os setores que desejam entender melhor seu público-alvo, identificar oportunidades de crescimento e tomar decisões mais assertivas. Ela envolve a coleta, análise e interpretação de dados sobre consumidores, concorrentes e o mercado em geral. A Data Goal, referência em soluções tecnológicas para pesquisa, oferece uma plataforma robusta para

Continue lendo »