03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Como profissionais de marketing político podem usar o IGP durante os anos de mandato

electronic voting abstract concept illustration_335657 1876

Uma gestão pública não se faz apenas com os candidatos que ganharam as eleições e suas ligações partidárias. Um time preparado na construção de estratégias, como os profissionais de marketing político, se faz necessário durante os anos de mandato.

O fato é que as decisões políticas não podem ser tomadas com base em achismos ou por conversas isoladas com eleitores. Todas as ações devem ser pautadas em cima de dados, favorecendo os projetos voltados para a população.

O que é marketing político

Se você perguntar aos cidadãos em quem eles votaram na última eleição ou quais ações a gestão pública tem feito para melhorar a sociedade, muitos vão responder que não sabem. Não é que o eleitor não se importe com o exercício do mandato, mas, talvez, a divulgação das propostas e das suas aplicações não tenha sido eficiente.

Dessa maneira, o marketing político é a estratégia utilizada pelo político/partido para se comunicar com o seu eleitorado, com o objetivo de fortalecer a imagem da gestão e seu relacionamento com a sociedade.

Assim, podemos dizer que o marketing político é um conjunto de atividades com o propósito de trazer uma percepção positiva e gerar relacionamento entre eleitores e as instituições, pessoas públicas e projetos.

Em outras palavras, quanto mais a gestão se aproximar da sociedade, mais apoio ela terá em seus projetos, demonstrando um mandato participativo e mais conectado com as pessoas.

Com informações retiradas de pesquisas e o termômetro das redes sociais é possível montar um plano de marketing eficiente e próximo à realidade da população.

Como implementar o marketing político?

Como vimos, o marketing político é um conjunto de estratégias de comunicação e publicidade que são desenvolvidas ao longo do tempo para dar credibilidade à gestão.

Nesse sentido, o gestor e sua equipe devem trabalhar para cumprir o planejamento proposto, podendo ser realizada de diversas formas. Veja:

Contato com a população

Não é porque venceu as eleições que o político deve se afastar por completo das pessoas. O corpo a corpo é uma prática importante, já que são nesses encontros que o povo manifesta suas demandas e estreita laços, fazendo surgir novas ideias para administração.

Mantenha as pessoas informadas

Manter as pessoas informadas é uma das estratégias que não podem faltar durante o mandato. Afinal, é papel da gestão divulgar todo o trabalho que está sendo feito para melhorar a vida da comunidade.

Como a administração pública é muito dinâmica, é praticamente impossível comunicar, em tempo real, tudo que está acontecendo. Para facilitar, crie um calendário e estabeleça uma rotina de informes, mostrando não só os resultados da agenda de compromisso,mas, também, uma imagem positiva de um governo sempre presente e trabalhando para o povo.

Utilize as redes sociais

O advento da internet e, consequentemente, das redes sociais, vem mudando a forma de posicionamento dos políticos em relação aos mais diversos assuntos. Além de ser um meio de comunicação poderoso e seguro para se buscar informação, os profissionais de marketing podem utilizar a plataforma para avaliar a reação dos usuários em relação ao tema postado. 

Por ser um canal popular, do qual a maioria das pessoas tem acesso, a internet acaba sendo uma fonte na busca de notícias durante o mandato, fazendo com que a população fique mais próxima dos políticos que elegeu.

Transforme dados em inteligência de gestão

A busca por dados e informações é essencial para a realização de qualquer projeto. No entanto, os profissionais de marketing necessitam de um sistema eficiente para processar essas referências, transformando-as em estratégias para a gestão.

O I.G.P., sistema de Inteligência na Gestão Pública, é uma solução completa oferecida pela Data Goal que permite ao gestor identificar todos os pontos de melhoria dos projetos e programas voltados à população.

Através da metodologia PDCA (em português, planejar, fazer, verificar e agir), o profissional de marketing consegue avaliar os gargalos da gestão como um todo, visando a melhoria contínua dos processos. Com isso é possível entender não somente como o problema surge, mas, principalmente, como deve ser solucionado.

A utilização da plataforma no marketing político ajuda a entender as percepções das populações dos distritos, municípios ou estados, oferecendo os seguintes diferenciais:

  • Avaliar a satisfação da população quanto ao andamento de um programa/projeto;
  • Avaliar a viabilidade de políticas públicas a médio e longo prazo;
  • Avaliar os resultados percebidos sobre os programas e iniciativas vigentes;
  • Entender as características da população e suas necessidades;
  • Ter números reais da participação dos cidadãos e dos impactos das ações propostas.

Quer entender como o I.G.P pode ajudar nas estratégias de marketing durante os anos de mandato? Entre em contato com a gente e vamos conversar!

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

Pesquisa de Mercado Descubra Oportunidades com a Data Goal e Aumente Sua Competitividade

Pesquisa de Mercado: Descubra Oportunidades com a Data Goal e Aumente Sua Competitividade

Entender o comportamento do mercado, identificar tendências e tomar decisões estratégicas com base em dados precisos são ações essenciais para empresas que buscam se destacar e crescer. Com as soluções de Pesquisa de Mercado da Data Goal, você obtém insights detalhados sobre consumidores, concorrentes e o setor, permitindo que sua empresa esteja sempre à frente e preparada para novas oportunidades.

Continue lendo »
Pesquisa em Servico Social Instrumento Essencial para a Transformacao Social

Pesquisa em Serviço Social: Instrumento Essencial para a Transformação Social

A pesquisa em serviço social é uma ferramenta crucial para entender, analisar e transformar realidades sociais, especialmente em contextos de vulnerabilidade e exclusão. Essa prática não se limita à coleta de dados, mas busca compreender os problemas sociais profundamente, oferecendo uma base sólida para a formulação de políticas públicas, programas de intervenção e estratégias de inclusão social. O que é

Continue lendo »
LGPD e Seguranca da Informacao na coleta de dados

LGPD e Segurança da Informação na coleta de dados: 3 boas práticas

Com a Lei Geral de Proteção de Dados, novas preocupações e medidas se tornam necessárias para garantir a segurança da informação na coleta de dados. Dessa forma, as empresas, ao executarem uma pesquisa de coleta de dados, precisam adequar a determinadas práticas que fazem parte da regulamentação. A lei estabelece uma série de regras com o objetivo de proteger os

Continue lendo »
close up pen market research_1098 3465

Coleta de dados: 4 dicas para fazer um trabalho mais eficiente

Realizar um trabalho de coleta de dados não é tarefa fácil. Infelizmente ainda existem gestores que pensam que, para resolver um problema na empresa, basta formular algumas perguntas, enviar para algumas pessoas e pronto; é só tomar algumas ações baseadas nas respostas que tudo fica resolvido. Não é assim que as coisas funcionam! Existe todo um processo para elaborar uma

Continue lendo »
A Importancia da Pesquisa de Mercado para o Sucesso Empresarial Como a Data Goal Pode Transformar Seus Resultados

A Importância da Pesquisa de Mercado para o Sucesso Empresarial: Como a Data Goal Pode Transformar Seus Resultados

A pesquisa de mercado é um dos pilares mais importantes para o sucesso de qualquer negócio. Ela fornece informações essenciais sobre consumidores, concorrentes, tendências de mercado e oportunidades de crescimento, ajudando as empresas a tomar decisões mais informadas e estratégicas. A Data Goal, desde sua fundação em 2013, tem se destacado ao oferecer soluções tecnológicas inovadoras que facilitam a realização

Continue lendo »
photo 1544725121 be3bf52e2dc8

Avaliação da prefeitura: como o software pesquisa eleitoral pode ajudar

Uma cidade passa por inúmeras transformações que precisam ser acompanhadas ao longo do tempo. E não é porque uma situação foi resolvida que ela não precisa ser melhorada.  O papel da gestão municipal é justamente elaborar, avaliar e coordenar políticas públicas de impacto social, controlando de forma inteligente os recursos disponíveis, além, é claro, de aplicar e fazer cumprir a

Continue lendo »
mimi thian VHQ0cw2euA unsplash

Como a pesquisa de satisfação pode aumentar seus lucros

Manter clientes satisfeitos é um desafio para empresas que querem se destacar no mercado. Não basta achar que o consumidor quer o melhor preço ou produto: é preciso entender o que ele precisa e, a partir daí, buscar formas para que a venda aconteça. Para que sua empresa conheça a percepção da sua clientela em todas as fases, que vão desde a

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado Quantitativa Como a Data Goal Transforma Numeros em Estrategias de Sucesso

Pesquisa de Mercado Quantitativa: Como a Data Goal Transforma Números em Estratégias de Sucesso

A pesquisa de mercado quantitativa é uma metodologia fundamental para empresas que desejam basear suas decisões em dados concretos. Ao coletar e analisar um grande volume de respostas numéricas, essa pesquisa oferece uma visão estatística detalhada do comportamento, das preferências e das necessidades dos consumidores. A Data Goal, especialista em coleta de dados multicanal, oferece uma solução eficiente e poderosa

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao Escolar Melhorando a Qualidade da Educacao com a Data Goal

Pesquisa de Satisfação Escolar: Melhorando a Qualidade da Educação com a Data Goal

A satisfação de pais, alunos e funcionários é um dos pilares fundamentais para o sucesso de qualquer instituição de ensino. Uma pesquisa de satisfação escolar é uma ferramenta valiosa para medir a qualidade dos serviços oferecidos e identificar áreas que precisam de melhoria. Com a coleta de feedbacks de todos os envolvidos no processo educacional, a escola pode se ajustar

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao de Clientes Como Criar um Questionario Eficiente com a Data Goal

Pesquisa de Satisfação de Clientes: Como Criar um Questionário Eficiente com a Data Goal

Realizar uma pesquisa de satisfação de clientes é fundamental para entender como seus consumidores percebem os produtos e serviços da sua empresa, identificar pontos fortes e áreas que precisam de melhorias. Para coletar esses dados de maneira eficaz, é essencial criar um questionário bem estruturado e claro, que capture as opiniões e feedbacks mais relevantes. A Data Goal oferece uma

Continue lendo »
electronic voting abstract concept illustration_335657 1876

O que não pode faltar no seu planejamento de campanha eleitoral 2022

A largada para as eleições finalmente começou – e o planejamento de campanha eleitoral 2022 está a todo vapor! Em 2 de outubro a população vai às urnas mais uma vez para eleger presidente, governador, senador, deputado federal e estadual. Embora muitos partidos já estejam se movimentando, não custa lembrar: é preciso se organizar o quanto antes. O planejamento de

Continue lendo »