03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

O que é e como é mensurada a “intenção de voto” da pesquisa eleitoral

giorgio tomassetti QCbZ4ASLhM8 unsplash

O voto é secreto, mas a mesma regra não se aplica às intenções de voto, que podem ajudar um candidato a ganhar as eleições se sua pesquisa eleitoral for bem assertiva.

A intenção de voto nada mais é do que a antecipação do desejo de voto de alguém por um candidato específico. Por exemplo: dentre os candidatos à presidência, em quem você deseja votar? Pode ser no A, no B, no C ou em nenhum deles. Anular o voto também é considerada uma intenção.

Com as respostas a essa pergunta tabuladas em uma pesquisa eleitoral, é possível saber como a população pretende votar antes que a hora do pleito chegue de fato. Dessa forma, os comitês de campanha podem direcionar melhor seu marketing e/ou divulgação de planos de governo para atrair mais eleitores.

A intenção de voto é uma confirmação de voto?

Impossível saber se o que um entrevistado fala em uma pesquisa vai se concretizar, principalmente se o intervalo de tempo entre a entrevista e o pleito for muito grande.

Um exemplo disso são as eleições de 2018, cujas pesquisas de intenção de voto para presidente já estão a todo vapor. É possível ver, através dos números divulgados pelos institutos de pesquisa, até quem iria para o segundo turno se a eleição fosse agora.

Contudo, as campanhas nem começaram ainda, e os planos de governo não foram divulgados. Com o início do processo eleitoral, tudo – ou nada – pode mudar. É por isso, inclusive, que as pesquisas de intenção não param: uma vez que os primeiros institutos divulgam seus números, os comitês dos candidatos vão encomendando uma pesquisa após a outra para acompanhar, de perto, suas chances de serem eleitos.

Apesar de não ser uma certeza, alguns dados históricos comprovam que as pesquisas eleitorais de intenção de voto fazem todo sentido: segundo o Data Folha, todos os presidentes eleitos no Brasil desde 1989 tinham pelo menos 17% das intenções de voto em abril do ano eleitoral.

Números como esses dão certa tranquilidade a alguns candidatos que já começaram a pedir suas pesquisas eleitorais e comprovam que pesquisas desse tipo não podem ser subestimadas por quem está na corrida direta pelo voto do eleitor.

Como fazer uma pesquisa de intenção de voto?

É impossível perguntar a todos os eleitores do país em quem eles vão votar para presidente, assim como não é muito plausível perguntar a todos os eleitores de um estado ou cidade em quem vão votar para governador, vereador, deputado, senador e prefeito sem gastar rios de dinheiro.

Por isso, as pesquisas de intenção de voto são feitas a partir de um recorte social que possa servir de retrato da população geral. Esse recorte precisa ser feito por pessoas especialistas em pesquisas, uma vez que perguntar a esmo para qualquer pessoa, de qualquer perfil, não vai adiantar nada para o resultado final do seu esforço.

A partir de um recorte preciso dos eleitores a serem entrevistados, é hora de ir a campo coletar os dados. Com a utilização de softwares de pesquisa, como o que a Data Goal desenvolveu, é possível tornar esse processo mais rápido, já que os dados são compilados e relacionados de maneira online, facilitando sua análise.

Após a análise, o instituto ou comitê responsável pela pesquisa precisa admitir uma margem de erro em seu próprio programa de entrevistas, para que ninguém seja induzido a pensar que a coleta é o resultado final e concreto das eleições. Afinal, por mais que seja, erros podem acontecer, e a margem de erro vai ser definida pelo mesmo especialista que conduziu a coleta em campo.

O processo não é difícil, desde que as regras estejam claras e o sistema usado para a pesquisa seja de fácil acesso. Se você precisar de ajuda nesse quesito, conte com a gente para descobrir todas as boas formas de pesquisar as intenções de voto da sua campanha – e saber quais as reais chances de candidatura dentro da área que você pretende ocupar.

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

photo 1516055619834 586f8c75d1de

Como fazer pesquisa eleitoral e por que ela é tão importante para seu mandato

Você sabe como fazer pesquisa eleitoral? Esse tipo de pesquisa é um importante instrumento para candidatos a cargo público que querem (e precisam) conhecer a percepção da comunidade em relação aos problemas sociais que vivem. Outra vantagem da pesquisa eleitoral é descobrir a intenção de votos do eleitorado. A chegada das eleições é sempre um motivo de esperança para a população

Continue lendo »
hands touching mobile_1232 927

5 grandes vantagens de um aplicativo de pesquisa

Realizar pesquisa é uma tarefa complexa e cheia de detalhes. Afinal, são várias metodologias, interpretação de resultado e diferentes estatísticas entre outros fatores para se obter um resultado confiável. Diante dessas dificuldades, muitas empresas acabam por contratar institutos de pesquisas para realizar o processo de investigação. No entanto, existe uma maneira de se gastar menos, ter a mesma eficácia e

Continue lendo »
mg

Data Goal entra para projeto de aceleração da Seed

Recentemente a Data Goal, empresa mineira especializada em soluções de inteligência coleta de dados para pesquisas, entrou para o seleto hall de startups acelerados pela Seed (Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development), a primeira aceleradora financiada apenas por recursos públicos no Brasil. Criada e mantida pelo Governo de Minas Gerais, a Seed realiza um dos programas de aceleração de qualquer startup que

Continue lendo »
photo 1432888498266 38ffec3eaf0a

Como o software pesquisa eleitoral pode ajudar seu instituto de pesquisa a ter mais projetos

Quando se fala em software pesquisa eleitoral, ou apenas em pesquisa eleitoral, logo pensamos em uma grande quantidade de pesquisadores pelas ruas, com os questionários impressos nas mãos, abordando pessoas que estejam dentro do perfil mapeado. Os institutos de pesquisa sempre estiveram à frente na condução desse processo, já que são estabelecimentos sérios, que buscam atender as demandas de seus

Continue lendo »
photo 1504868584819 f8e8b4b6d7e3

Os 3 desafios do uso de dados no ciclo de políticas públicas

Conjunto de processos para a elaboração de programas e ações, o ciclo de políticas públicas é um momento importante. A partir dele, é possível propor soluções que irão impactar a vida de milhares de pessoas. Para quem não conhece o ciclo de políticas públicas, ele é um conjunto de ações que atua na identificação dos problemas enfrentados pela sociedade. Também

Continue lendo »
busineswoman holding digital tablet with data_1098 1906

Software pesquisa eleitoral: o sistema que vai fazer seu instituto de pesquisa economizar (tempo e dinheiro)

Época de eleição pode ser traduzida como “corre-corre generalizado” nos institutos de pesquisa para realizar e entregar os resultados dos inquéritos aos partidos e candidatos. Não é uma tarefa fácil, pois é preciso trabalhar com várias em diversas vertentes, públicos e amostras – e o software pesquisa eleitoral entra como aliado do processo. Isso quer dizer que os institutos de

Continue lendo »
chris liverani dBI_My696Rk unsplash

Entenda como funciona a margem de erro das pesquisas eleitorais

As eleições são um período bastante turbulento para os institutos de pesquisa, já que a população espera que a maioria “acerte” o nome dos vencedores na corrida às urnas, especialmente quando os cargos pretendidos são de destaque, como Presidência ou o Governo de um estado. É nas idas e vindas dos gráficos dos principais candidatos que buscamos entender como funciona

Continue lendo »
Como a análise de dados pode impulsionar suas vendas na Black Friday

Como a análise de dados pode impulsionar suas vendas na Black Friday

A Black Friday é um dos eventos mais esperados do varejo, com potencial para aumentar significativamente as vendas e fortalecer a reputação das marcas. Mas, para obter sucesso, é preciso ir além de grandes descontos e campanhas intensas: é essencial entender o comportamento do consumidor e ajustar as estratégias de venda em tempo real, com base em dados. Neste artigo,

Continue lendo »
marketing politico comece capturar leads hoje mesmo klickpages

5 dicas de marketing político para assessores

Qualquer um que esteja precisando “vender seu peixe” – independente do tipo de peixe – precisa traçar uma estratégia consistente e regrada. Afinal, por meio dela é possível inspirar reações do público a respeito de uma ideia ou produto. Quem cumpre esse papel é o marketing e, nas campanhas eleitorais, o marketing político. Um candidato que quer motivar seu público a

Continue lendo »
business performance analysis with graphs_53876 66260

Como funciona a coleta de informações com app de pesquisa online?

Toda organização precisa fazer coleta de informações para sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo. Não dá para querer ganhar a concorrência com ideias ultrapassadas e com suposições que não fazem o menor sentido para os seus clientes – e ficar no achismo é uma porta de entrada para o fracasso. É para isso que as pesquisas existem –

Continue lendo »
Search Cristina

5 instrumentos de pesquisa para usar durante o período eleitoral

Com as eleições se aproximando, é fato que candidatos e partidos políticos passem a confiar em instrumentos de pesquisa, um ativo importante para o período eleitoral. O investimento nessa técnica garante melhor desempenho nas campanhas e resultados previsíveis nas urnas. A pesquisa é uma forma eficiente de indagar ao eleitor sobre a opção dos candidatos que concorrem em uma eleição,

Continue lendo »