03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Pesquisa de satisfação interna: como fazer mais rápido

rawpixel 983726 unsplash

O diferencial de uma organização está em seus funcionários: sem eles, a empresa não funciona. Mas, para que o negócio viva de resultados positivos e metas alcançadas, é necessário que a equipe contratada esteja bem, se sinta bem e foque em promover sua melhor versão no local de trabalho.

Se a produção está oscilando, funcionários estão sempre faltando ou você percebe certa tensão no clima da empresa, talvez seja hora de realizar uma pesquisa de satisfação interna e descobrir a raiz do problema.

Ela é uma poderosa ferramenta estratégica, utilizada pela área de RH, para coletar informações sobre o (des)contentamento dos funcionários em relação à empresa e buscar saídas viáveis para resolver os conflitos.

A pesquisa de satisfação interna é uma metodologia aplicada na organização para identificar o sentimento do empregado na corporação e na sua rotina trabalho. Existem vários métodos que podem ser usados na coleta de dados, mas todos eles possuem alguns pontos em comum.

Normalmente, são aplicados questionários com perguntas voltadas para a experiência na organização, que pedem que o funcionário dê notas de, por exemplo, 0 a 10 para aspectos ligados à satisfação dele com o trabalho.

Essa é uma variável, mas toda empresa pode personalizar e aplicar sua pesquisa de satisfação como achar melhor.

Em que momento fazer pesquisa de satisfação com funcionários?

Administradores e gestores devem estar atentos aos sinais que podem impactar a produção da empresa ou o desenvolvimento da equipe. Caso haja frequência de uma ou mais atitudes abaixo, o mais indicado é fazer uma pesquisa de satisfação com os funcionários.

  • Aumento de faltas;
  • Descompromisso com horários;
  • Acidentes, afastamento e falhas de trabalho mais constantes;
  • Aumento nos pedidos de demissão;
  • Clima pesado nas relações internas;
  • Aumento de reclamação dos clientes.

Para lidar com esses problemas é necessário encontrar a origem da insatisfação – e é aí que entra a pesquisa. Só assim é possível fazer uma análise mais aprofundada e propor ações para mitigar os problemas.

Como elaborar uma pesquisa de satisfação

Elaborar pesquisa não é tarefa fácil, mas está longe de ser impossível. Ela precisa ser estudada e planejada com muito cuidado para que os resultados sejam alcançados. As ferramentas imprescindíveis para essa produção são foco e entendimento no modelo de negócios da empresa.

Algumas dicas para fazer a melhor pesquisa:

#1 – Observe o ambiente de trabalho

Observe as relações entre as pessoas, a produtividade e a postura dos colaboradores. O próprio ambiente irá mostrar algum problema específico que necessite ser abordado com maior intensidade no questionário.

Um exemplo: o gestor pode observar que os funcionários têm ficado até mais tarde na empresa. Qual o motivo? Falta de planejamento ou trabalho excessivo? É um assunto que precisa ser abordado na pesquisa.

#2 – Direcione resultados para o futuro

A pesquisa deve pensar em um cenário futuro, com o objetivo de aperfeiçoar o ambiente de trabalho e melhorar a produtividade e os resultados gerados.

Elabore uma ferramenta que tenha assuntos interessantes para o público-alvo. Os funcionários sempre ficam na expectativa que alguma mudança irá acontecer a partir dessa pesquisa.

#3 – Planejamento e metodologia

Faça um planejamento detalhado, definindo quais são os objetivos de sua pesquisa, os temas que serão abordados e a metodologia a ser aplicada. Por exemplo: o questionário terá espaço para respostas abertas ou será de múltipla escolha?

#4 – Selecionando as perguntas certas

É preciso alinhar as perguntas com o objetivo principal de sua pesquisa. As questões devem ser claras e diretas e, acima de tudo, ter como finalidade uma aplicação futura a partir das respostas recolhidas.

Se a pesquisa visa saber o que os funcionários estão satisfeitos com a estrutura do local de trabalho, uma pergunta pertinente seria sobre o nível de satisfação da pessoa com a estrutura do seu local de trabalho, em que o espectro de resposta possibilita notas 0 a 5, sendo 0 extremamente insatisfeito e 5 extremamente satisfeito.

Aplicando a pesquisa para os funcionários

Antes de aplicar o questionário, informe aos funcionários da realização da pesquisa, qual seu objetivo e a importância da participação de todos. Isso gera uma expectativa positiva e, a partir daí, é possível captar respostas sinceras e relevantes.

Não deixe de mencionar a data em que os resultados serão divulgados.

Sabemos que existe uma grande dificuldade em rastrear as opiniões dos funcionários com qualidade. Por isso, recomendamos o software do Data Goal.

Ele compila os dados em tempo real, com segurança e ainda pode criar pesquisa anônima. Tudo isso sem a utilização de papéis e planilhas para coletar dados, possibilitando análises mais rápidas, seguras, confiáveis e realistas.

Ficou com dúvida? Fale com a gente e veja a nossa solução para pesquisa de satisfação interna.

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

busineswoman holding digital tablet with data_1098 1906

Software pesquisa eleitoral: o sistema que vai fazer seu instituto de pesquisa economizar (tempo e dinheiro)

Época de eleição pode ser traduzida como “corre-corre generalizado” nos institutos de pesquisa para realizar e entregar os resultados dos inquéritos aos partidos e candidatos. Não é uma tarefa fácil, pois é preciso trabalhar com várias em diversas vertentes, públicos e amostras – e o software pesquisa eleitoral entra como aliado do processo. Isso quer dizer que os institutos de

Continue lendo »
photo 1573497620053 ea5300f94f21

Quais os benefícios e características de uma pesquisa de campo?

Se você precisa de respostas rápidas e confiáveis sobre o comportamento ou opinião de um determinado grupo, a pesquisa de campo pode te ajudar. Esse tipo de estudo leva a um aprofundamento nas causas de um determinado problema, assim como no ambiente em que se encontra o respondente. Ou seja, não é só uma enquete em que o usuário responde

Continue lendo »
smiling asian woman using smartphone with listening music standing office building_2034 1563

5 requisitos que um bom software pesquisa eleitoral deve ter

Com a chegada das eleições, candidatos e partidos políticos estão a todo vapor na busca de informações para a montagem da campanha e, também, do plano de governo. O software pesquisa eleitoral é o melhor instrumento para atingir os objetivos da vida política. Quando a pesquisa é estruturada de forma organizada, é possível alcançar resultados que impactam positivamente nas urnas e

Continue lendo »
customer survey concept illustration_114360 558

Pergunta “Drag and Drop”: o que é e quando usar?

Já participou de alguma pesquisa na rua ou online para medir a popularidade de uma marca ou produto? A pergunta Drag and Drop entra exatamente nesse tipo de questionário, porém, de um modo diferente, mais tecnológico e empolgante. Conhecida como “arrastar e soltar”, a pergunta Drag and Drop é a classificação de uma somatória de marcas, produtos e muitos outros.

Continue lendo »
photo 1623911380537 730d0e2403bd

Orçamento público: você sabe a diferença entre gastos diretos e transferência de recursos?

Para desenvolver projetos, políticas públicas ou até mesmo prestar serviços à sociedade, é necessário ter recursos. A partir dessa verba, as prefeituras conseguem desenvolver ações para a população.  Com o orçamento público desenhado, os administradores e gestores públicos possuem o desafio de conquistar recursos. Se engana quem acredita que existe apenas uma forma de adquirir verba.  Para construir uma escola

Continue lendo »
hands touching mobile_1232 927

Saiba tudo sobre a Data Goal: o sistema que vai ajudar você nas próximas eleições

Com as eleições se aproximando, as equipes de marketing político tentam ganhar tempo para priorizar ações e estratégias com o objetivo de aumentar o número de intenções de votos para o candidato. O trabalho é árduo e necessita do máximo de informações possíveis, que só são obtidas por meio de pesquisa eleitoral. Para facilitar a vida de todo mundo, evitando

Continue lendo »
photo 1432888498266 38ffec3eaf0a

Aplicativo para pesquisa de opinião: como pode ajudar meu comércio?

Fazer uma pesquisa de opinião de um determinado grupo é uma boa forma de conhecer seu público, ouvir o que eles estão pensando, desenvolver estratégias e melhorar a performance do seu negócio. Por meio de questionários você poderá obter uma variedade de respostas que vão nortear as tomadas de decisão do seu comércio. Mas nem todos os empresários acreditam no

Continue lendo »
woman hands using mobile smart phone_35534 132

Saiba como fazer pesquisa eleitoral em 3 passos

Quem trabalha no cenário político durante as eleições, sabe que ter acesso a alguns dados faz toda a diferença para o marketing político. Para obter informações relevantes, a principal dúvida que surge é sobre como fazer uma pesquisa eleitoral.  Esse processo de elaboração de pesquisa exige foco nos objetivos da campanha, além de levar em consideração quais questões são importantes

Continue lendo »
Como identificar nichos de mercado inexplorados com pesquisas de mercado especializadas

Como identificar nichos de mercado inexplorados com pesquisas de mercado especializadas

Identificar nichos de mercado inexplorados é uma estratégia poderosa para empresas que buscam destaque em um mercado competitivo. Embora seja comum focar em grandes mercados saturados, os nichos de mercado oferecem oportunidades significativas para o crescimento, com menos concorrência e um alto potencial de fidelização. Ao explorar nichos ainda pouco atendidos, as empresas conseguem criar produtos e campanhas direcionadas, conquistando

Continue lendo »
photo 1527689368864 3a821dbccc34

Pesquisa de mercado: quais são as vantagens para o seu negócio?

Posso adiantar que são inúmeras as vantagens e um processo absolutamente necessário, principalmente antes da tomada de decisões no mercado que envolvam o interesse do consumidor. A pesquisa de mercado é muito útil para quem deseja lançar um novo produto, avaliar sua força ou buscar novos mercados. As pesquisas possuem muitas vantagens, justamente por sua fácil aderência de mercado, independentemente

Continue lendo »