03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Pesquisa eleitoral: como fazer a análise dos dados coletados?

photo 1542744173 05336fcc7ad4

Em época de eleição, as empresas e institutos de pesquisa eleitoral devem estar atentos às informações vindas do campo. Elas servem para uma infinidade de interpretações capazes de balizar a campanha do candidato.

O fato é que, ao aplicar o questionário, uma série de dados é coletada. Seu objetivo principal é conhecer a intenção de voto e as chances que o candidato tem de vencer o pleito.

Para que os resultados sejam confiáveis, é muito importante que as informações coletadas estejam dentro de uma metodologia viável – e a amostra represente fielmente a população de determinado território.

A importância da coleta de dados em uma pesquisa eleitoral

Pesquisa eleitoral é um instrumento prioritário de políticos e partidos que pretendem mapear as necessidades da comunidade e construir o discurso em cima de dados factíveis e interessantes ao eleitorado. 

Por isso, ela deve ser planejada de forma tática e conduzida com didática para que seus resultados apontem para as questões que de fato norteiam a campanha eleitoral. Assim, nenhum grupo social e região geográfica de interesse do candidato devem ser deixados de lado durante a definição da amostra, pois ela é a base que vai definir o andamento da campanha eleitoral.

Mesmo abrangendo todo o universo da pesquisa é aceitável uma variação de erro, tanto para mais quanto para menos. Isso acontece porque a pesquisa eleitoral precisa estabelecer um intervalo de confiança. Ou seja, se for 95%, significa que a pesquisa for repetida 100 vezes, em 95 o resultado deve ficar dentro da margem de erro.

Contudo, há quem ainda duvide das pesquisas eleitorais, argumentando ser uma grande perda de tempo. Mas isso não é verdade!

Quem se envereda pelo caminho da política, mas quer conduzir a campanha eleitoral sem pesquisa, pode estar dando um tiro no escuro. Afinal, ela é instrumento fundamental para qualquer tomada de decisão.

Quem trabalha com marketing político sabe que a campanha precisa estar amparada em dados reais, tanto quantitativos quanto qualitativos. A partir dessas informações, se define a postura do candidato, temas para discussão e discursos voltados para os anseios da população.

Como entender os resultados

A pesquisa eleitoral é instrumento indispensável no contexto político e a sua análise correta pode decidir os rumos da campanha do candidato. 

Funciona assim: os questionários aplicados à população contam com uma série perguntas relevantes para o momento e que vão gerar diferentes índices de resultados. Então, é só pegar esses valores e analisar de acordo com o contexto. 

Contudo, para se chegar a esses números, é preciso transformar as respostas qualitativas em quantitativas para se obter um percentual comparativo. Por exemplo: 20% rejeitam o candidato X ou 80% dos entrevistados da região Y indicam a segurança como o maior problema da cidade.

Quando a pesquisa é realizada da maneira tradicional, você vai precisar de mais tempo, dinheiro e uma equipe treinada para fazer isso. Mas, com o desenvolvimento das plataformas digitais, tudo ficou mais rápido e barato.  Hoje é possível fazer qualquer pesquisa eleitoral com o apoio de aplicativos específicos para essa finalidade, como o da Data Goal.

Com ele, a equipe do candidato monta o questionário completo que contempla informações que deem aos pesquisadores a oportunidade de avaliar a satisfação quanto à administração pública, prever a intenção de voto e entender a reputação de um candidato.

Isso tudo pode ser feito sem precisar sair do escritório ou sem demandar uma equipe robusta em campo. Basta montar o questionário, determinar a amostra e enviar por e-mail ou redes sociais.

A interpretação dos dados é bem mais simples e não necessita de time específico para isso, pois o sistema tabula as informações automaticamente, de forma eficiente e confiável.

Como o software Data Goal pode te ajudar?

O software Data Goal avança no uso da tecnologia em prol dos pleitos mais factíveis, pois contempla em seu sistema os seguintes diferenciais.

  • Aplicação de pesquisa em modo offline;
  • Atuação na parte tecnológica das pesquisas eleitorais;
  • Possibilita a retirada de resultados parciais com os pesquisadores ainda em campo;
  • Banco de dados para produção do relatório final no mesmo dia;
  • Recurso de combate a fraude com gestão de equipes de pesquisa;
  • Monitoramento da localização das coletas por GPS;
  • Indicadores de produtividade média individual e de equipes.

    Se você ficou interessado no nosso aplicativo, saiba que a Data Goal pode te ajudar no desempenho da sua campanha eleitoral. Entre em nossa página e conheça mais sobre essa tecnologia.

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

woman hands using mobile smart phone_35534 132

Tudo que um APP para pesquisa eleitoral precisa ter

As eleições municipais estão cada vez mais próximas. Os pré-candidatos aos cargos de vereador e prefeito já foram anunciados e as pesquisas parciais de intenções de voto já tiveram início em várias partes do país. Mesmo no início do ano, ainda longe da data, a pesquisa eleitoral é essencial para testar a visibilidade de quem está no pleito e deseja

Continue lendo »
photo 1423592707957 3b212afa6733

O que são políticas públicas?

Quando o assunto é política, muitas dúvidas podem surgir. Dentro desse campo tão amplo, há conceitos importantes que fazem parte da nossa vida pública e que, muitas vezes, não conhecemos.  Um dos termos que você provavelmente já ouviu é a expressão políticas públicas. Tema que impacta a vida de todos os cidadãos, independente da faixa etária, sexo e classe. Ações

Continue lendo »
marketing politico comece capturar leads hoje mesmo klickpages

5 dicas de marketing político para assessores

Qualquer um que esteja precisando “vender seu peixe” – independente do tipo de peixe – precisa traçar uma estratégia consistente e regrada. Afinal, por meio dela é possível inspirar reações do público a respeito de uma ideia ou produto. Quem cumpre esse papel é o marketing e, nas campanhas eleitorais, o marketing político. Um candidato que quer motivar seu público a

Continue lendo »
Como identificar nichos de mercado inexplorados com pesquisas de mercado especializadas

Como identificar nichos de mercado inexplorados com pesquisas de mercado especializadas

Identificar nichos de mercado inexplorados é uma estratégia poderosa para empresas que buscam destaque em um mercado competitivo. Embora seja comum focar em grandes mercados saturados, os nichos de mercado oferecem oportunidades significativas para o crescimento, com menos concorrência e um alto potencial de fidelização. Ao explorar nichos ainda pouco atendidos, as empresas conseguem criar produtos e campanhas direcionadas, conquistando

Continue lendo »
photo 1504868584819 f8e8b4b6d7e3

Qual o melhor instrumento de coleta de dados para pesquisa eleitoral?

A coleta de dados para pesquisa eleitoral é uma das fases mais importantes no processo. É através dela que o candidato vai apurar as informações e comprovar ou não os problemas levantados durante a campanha. Funciona mais ou menos assim: a população reclama do transporte público, por exemplo. Para averiguar a demanda, a equipe deve fazer uma pesquisa, identificando os

Continue lendo »
business team magnifying glass document_1262 19221

Pesquisa Social: não cometa esses erros!

A pesquisa social é uma modalidade que investiga fatores que determinam ou contribuem para algum fenômeno específico –por exemplo, entender o aumento da violência contra a mulher.  Através de uma série de perguntas e peculiaridades, como nível de escolaridade, idade e sexo, é possível conhecer em profundidade a realidade de grupos e sua relação com os mecanismos públicos, privados e

Continue lendo »
photo 1432888498266 38ffec3eaf0a

Aplicativo para pesquisa de opinião: como pode ajudar meu comércio?

Fazer uma pesquisa de opinião de um determinado grupo é uma boa forma de conhecer seu público, ouvir o que eles estão pensando, desenvolver estratégias e melhorar a performance do seu negócio. Por meio de questionários você poderá obter uma variedade de respostas que vão nortear as tomadas de decisão do seu comércio. Mas nem todos os empresários acreditam no

Continue lendo »
Como as pesquisas de mercado guiam a inovação no lançamento de produtos

Como as pesquisas de mercado guiam a inovação no lançamento de produtos

Inovar no lançamento de produtos é essencial para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Contudo, um erro comum entre empresas é lançar produtos sem considerar as reais necessidades do público-alvo, aumentando o risco de rejeição. Para evitar esse cenário, as pesquisas de mercado são ferramentas indispensáveis, oferecendo insights detalhados sobre os consumidores que orientam a inovação e

Continue lendo »
smiling asian woman using smartphone with listening music standing office building_2034 1563

5 requisitos que um bom software pesquisa eleitoral deve ter

Com a chegada das eleições, candidatos e partidos políticos estão a todo vapor na busca de informações para a montagem da campanha e, também, do plano de governo. O software pesquisa eleitoral é o melhor instrumento para atingir os objetivos da vida política. Quando a pesquisa é estruturada de forma organizada, é possível alcançar resultados que impactam positivamente nas urnas e

Continue lendo »
photo 1504868584819 f8e8b4b6d7e3

Os 3 desafios do uso de dados no ciclo de políticas públicas

Conjunto de processos para a elaboração de programas e ações, o ciclo de políticas públicas é um momento importante. A partir dele, é possível propor soluções que irão impactar a vida de milhares de pessoas. Para quem não conhece o ciclo de políticas públicas, ele é um conjunto de ações que atua na identificação dos problemas enfrentados pela sociedade. Também

Continue lendo »
5 estratégias práticas para inserir seu produto no varejo digital com pesquisas de mercado

5 estratégias práticas para inserir seu produto no varejo digital com pesquisas de mercado

O varejo digital está em constante ascensão, impulsionado pela digitalização e pela mudança nos hábitos de consumo. O e-commerce já se consolidou como um dos principais canais de vendas, trazendo oportunidades inéditas, mas também novos desafios. Como entender o consumidor moderno? Como se destacar em um ambiente tão competitivo? A resposta está nos dados. Pesquisas de mercado deixaram de ser

Continue lendo »