Marketing político: porque a pesquisa eleitoral é essencial?

Cada eleição apresenta desafios e demandas diferentes para o público. Nesse cenário, os candidatos mais preparados com boas estratégias no marketing político conquistam votos que podem elegê-los. 

Entender as demandas do público e desenvolver táticas alinhadas a essas necessidades é um fator importante que irá destacar quem se candidata à eleição. 

Seja no âmbito municipal, estadual ou federal, é fundamental estar preparado nesse momento. Elaborar propostas alinhadas aos princípios do candidato e ao que a população precisa não é uma tarefa fácil. 

Para isso, uma ferramenta que tem ajudado na divulgação e apresentação de candidatos no marketing político é a pesquisa eleitoral. Na publicação, você entenderá a importância da pesquisa eleitoral e como ela pode ser utilizada no marketing político. 

Como funciona a pesquisa eleitoral?

Para avaliar a satisfação em relação à administração de um local ou a popularidade de um candidato, a pesquisa eleitoral é uma ferramenta importante. A partir dela, é possível acessar informações para desenvolver uma boa estratégia no marketing político.

Outra percepções que a pesquisa consegue apresentar é em relação a intenção de voto da população em uma eleição. A ferramenta também é importante para colher as percepções do público sobre a reputação de candidatos.

A pesquisa pode ser desenvolvida de formas diferentes. Um método tradicional e mais caro é a contratação de uma equipe que irá colher informações a partir de um questionário físico. 

Posteriormente, as informações colhidas são analisadas de forma manual. Após a avaliação, são gerados os dados da pesquisa. Além do custo, outra desvantagem é a possibilidade de acontecer a manipulação de dados.

Com os avanços tecnológicos, hoje é possível executar pesquisas eleitorais com questionário online. Dessa forma, há o acesso aos dados a qualquer momento, a possibilidade de rastrear os locais da pesquisa. 

Uma das empresas que desenvolvem esse tipo de pesquisa é a Data Goal. Com a tecnologia aliada ao marketing político, a ferramenta apresenta dados parciais, como também a aplicação de pesquisa de forma offline. Saiba mais sobre o serviço aqui

Após o levantamento de dados, são elaborados relatórios com as informações colhidas. 

Pesquisa eleitoral e Marketing Político: a combinação que gera bons resultados!

Para o desenvolvimento de estratégias, seja para serviços e produtos ou para o marketing de candidatos, a pesquisa é responsável por embasar a equipe. De nada adianta elaborar diversas ações que não correspondem à realidade atual. 

Um bom exemplo é pensar na eleição de candidatos à prefeitura. A equipe de marketing elaborou várias ações com propostas para melhorar a educação da cidade. A campanha é desenvolvida a partir do discurso “ensino público de qualidade” . 

Entretanto, o que tem gerado mais insatisfação na maioria da população é em relação a pavimentação, pois a cidade tem muitos buracos. Além disso, a intenção de voto da cidade está voltada para candidatos com a proposta de melhora na infraestrutura da cidade. 

Nesse caso hipotético, a falta de dados para embasar as ações de campanha podem impactar de forma negativa a intenção de voto. Além disso, sem analisar a reputação do candidato, há riscos de que o discurso elaborado toque partes mais sensíveis.

Por isso, para a elaboração das estratégias do marketing político é fundamental a pesquisa. Ela auxiliará na elaboração dos discursos, questões que a campanha irá abordar e também irá entender as forças e fragilidades na imagem pública de um candidato. 

Com essas informações em mãos, há mais chances de sucesso na campanha eleitoral e um resultado positivo como a vitória em uma eleição. Nesse sentido, está a importância da pesquisa para ajudar nesse processo. 

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