Como realizar uma pesquisa eleitoral para prefeito e vereador?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Em todo ano de eleição você ouve falar sobre pesquisas eleitorais e dados de intenção de voto, correto? E deve se perguntar como são feitas essas pesquisas, já que você nunca participou de uma… as principais dúvidas são: elas existem mesmo? São confiáveis?

A resposta é sim, elas existem e são confiáveis. E, já que em 2020 temos eleição para prefeitos e vereadores, chamadas eleições municipais, nada melhor do que ficar de olho na pesquisa eleitoral – principalmente se você está participando do pleito ou faz parte da equipe de alguém que irá concorrer. 

Mas, antes de encomendar uma pesquisa eleitoral, vamos começar pelo começo:

Você sabe como é realizada uma pesquisa eleitoral para prefeito e vereador?

Quando uma equipe, partido político, emissora ou veículo encomenda uma pesquisa de intenção de votos de um instituto de pesquisa, o objetivo é informar a população sobre o clima político e inclinações da eleição regional. 

Diferente do censo, que entrevista toda população, uma pesquisa eleitoral seleciona apenas um grupo de pessoas que representarão toda a população. Isso é possível através de um recorte de perfis e demandas similares. Por isso, é bem mais fácil fazer uma pesquisa eleitoral para prefeito e vereador do que para presidente, por exemplo, já que a área geográfica de uma eleição municipal é sempre reduzida.

O grupo selecionado para a pesquisa eleitoral não é determinado aleatoriamente: o instituto de pesquisa responsável deve consultar os dados da população fornecidos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Justiça Eleitoral para selecionar o público respondente. Ele será composto por pessoas que representam a população por sexo, faixa etária, escolaridade, renda e região em que residem, para tornar a amostra fiel. 

Assim, não há achismo. A pesquisa eleitoral, mesmo quando realizada por softwares de pesquisa como o Data Goal, é embasada em métodos científicos e critérios preestabelecidos. 

No entanto, para selecionar o grupo participante da pesquisa, os responsáveis por ela devem estabelecer as diretrizes que vão nortear as perguntas, como o cenário que será avaliado, os pré-candidatos dos cargos e a abrangência da pesquisa. Outros questionamentos também podem ser incluídos, desde que sejam pertinentes ao objetivo dos questionários.

A importância da coleta de dados em uma pesquisa eleitoral para prefeito e vereador

A coleta de dados é uma das fases mais importantes de qualquer pesquisa eleitoral, inclusive para prefeito e vereador. Quando a coleta de dados é ineficaz, os resultados apresentados passam a ser duvidosos e irreais. Um levantamento com essas características não vai surtir efeito algum para a população.

Vários fatores podem influenciar os resultados de uma eleição, já que o voto não se resume ao momento único de votação na cabine eleitoral. Fatores econômicos, reputação dos candidatos, escândalos, posicionamentos políticos e ideológicos também afetam o rumo de uma campanha eleitoral.

É por essas questões que não temos apenas uma pesquisa eleitoral para prefeito e vereador durante todo o período de propaganda política: são feitas pesquisas semanais, ou até diárias, para entender como a população está reagindo ao que é ofertado pelos candidatos.

Qual é a melhor forma de conduzir uma pesquisa eleitoral?

A coleta de dados para uma pesquisa eleitoral pode ser realizada de maneira online ou offline, dependendo da demanda. Institutos ou empresas de pesquisa que contam com entrevistas manuais precisam de funcionários presentes para checar se o questionário está sendo preenchido corretamente. 

Além disso, é preciso verificar se as informações preenchidas pelo participante são verdadeiras. Caso as informações não batam, a pesquisa daquele entrevistado deve ser anulada.

Fazer tudo isso à mão pode ser um trabalho redobrado em um período tão curto quanto o eleitoral. Por isso, utilizar a tecnologia é sempre uma saída prática e inteligente não só para analisar os resultados de uma pesquisa mas, também, para criar os questionários e conduzi-la em campo. 

Os softwares de pesquisa eleitoral geram mais confiabilidade entre os dados, além de facilitar a geração de relatórios. A automatização de coleta e análise de dados proporciona, ainda:

  • redução de custo;
  • redução de erros humanos;
  • agilidade de resultados;
  • credibilidade e confiabilidade de resultados.

A coleta ineficiente de dados pode gerar déficits irreparáveis em uma pesquisa eleitoral para prefeito e vereador, como influenciar uma voz contrária às demandas da população e colocar em foco um candidato sem um plano de governo promissor.

Assim, é indispensável, em uma pesquisa eleitoral, manter a claridade de informações com o eleitorado, através de perguntas de fácil interpretação e resposta ágil. Dessa forma os entrevistados podem dar voz às suas opiniões corretamente e evitar erros de pesquisa que podem colocar em xeque a eleição. 

Se você ainda não tinha pensado em nada disso, fica a dica: antecipação é a palavra-chave para resultados contundentes. Caso os softwares de pesquisa estejam em seu radar para a campanha eleitoral de 2020, fale com a gente. Nós, da Data Goal, temos a melhor e mais completa solução do mercado para te ajudar a planejar, executar e estudar sua pesquisa de campanha eleitoral de maneira simples e intuitiva.