03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Como fazer pesquisa eleitoral por telefone?

photo 1516055619834 586f8c75d1de

Para se destacar, cada vez mais os políticos têm investido no marketing. Para isso, é importante ter acesso a informações como a intenção de voto e a imagem pública. Nesse momento, surge a dúvida: como fazer a pesquisa eleitoral?

Além do período de eleição, as pesquisas podem ser realizadas ao longo do mandato de políticos. Provavelmente, você já se deparou com alguns resultados desse levantamento, como em notícias sobre índice de aprovação de um representante político. 

A elaboração de uma pesquisa eleitoral envolve diversas questões que estão além da construção de um questionário. Hoje, há diversas metodologias para o desenvolvimento de uma pesquisa, além da possibilidade de aplicá-la de forma presencial ou não. 

Como fazer pesquisa eleitoral: as principais metodologias

Se você acredita que para uma pesquisa ser desenvolvida é necessário o contato presencial, saiba que com as tecnologias disponíveis hoje podemos aplicá-la de outras formas. Os formatos online e via telefone, por exemplo, são algumas possibilidades.

Para cada formato, é necessário alguns cuidados em relação ao método de pesquisa, além de compreender suas limitações e vantagens. 

Pesquisa presencial

Método tradicional, a pesquisa eleitoral com entrevista face a face é uma forma com custos maiores que os demais métodos. Para realizá-la, uma pessoa é selecionada para entrevistar a população. 

Para colocar a pesquisa em prática, o formato presencial normalmente acontece de duas formas: em domicílio ou em pontos da cidade. No segundo caso, o entrevistador vai a locais onde há mais movimento, como avenidas movimentadas e rodoviárias.  

O entrevistador aborda quem passa pelo local e o convida para participar da pesquisa. Dessa forma, a pesquisa consegue a amostra representativa da população. Entretanto, esse método envolve muito trabalho de logística, além de altos custos. 

Hoje, para quem deseja procurar por opções mais baratas existem outros métodos, como a pesquisa online e via telefone. 

Pesquisa eleitoral por telefone

Por meio de um entrevistador, a pesquisa eleitoral será aplicada a partir de uma lista com números de telefones válidos. Os números são selecionados de maneira aleatória. A entrevista por telefone possui um custo menor que a modalidade presencial. 

Nesse caso, os entrevistados respondem às perguntas a partir da seleção de um número do teclado telefônico. A prática automatiza a pesquisa, o que pode diminuir os custos dessa ação.  

As vantagens da pesquisa eleitoral por telefone é a possibilidade de acessar uma parte significativa da população. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), 5484 municípios possuem cobertura de telefonia no país. 

Além do levantamento de dados via telefone, é possível adotar métodos mais tecnológicos para as pesquisas, como o formato online. 

Pesquisa eleitoral online

Formato que ainda é pouco explorado, a pesquisa eleitoral digital é um dos métodos com os menores custos de aplicação, se comparado com as modalidades telefônica e presencial. 

Além dos custos menores, uma de suas principais vantagens é a possibilidade de acesso rápido aos dados. Entretanto, para aplicar esse método é preciso ter alguns cuidados. Se aplicada de forma defasada, a pesquisa pode apresentar dados pouco representativos.

Por isso, para esse método é importante levar em consideração que o acesso à internet, por exemplo, ainda não é algo universal. Além disso, é preciso ter cuidado para que os entrevistados recrutados não sejam enviesados. 

Caso a seleção de pessoas para a pesquisa eleitoral online seja apenas de indivíduos com um viés ou espectro político, isso pode prejudicar o resultado da pesquisa. Essa ação afeta, por exemplo, a ideia de compor uma amostra que seja representativa. 

Para quem deseja modernizar as pesquisas usando a tecnologia sem afetar os resultados, vale a pena investir em empresas que atuam no setor. Dessa forma, os resultados estarão mais alinhados às percepções da população em geral. 

A Data Goal oferece uma solução com menores custos onde é possível ter acesso aos dados em tempo real de forma mais segura. Entre em contato com nossa equipe aqui!

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

photo 1423592707957 3b212afa6733

O que são políticas públicas?

Quando o assunto é política, muitas dúvidas podem surgir. Dentro desse campo tão amplo, há conceitos importantes que fazem parte da nossa vida pública e que, muitas vezes, não conhecemos.  Um dos termos que você provavelmente já ouviu é a expressão políticas públicas. Tema que impacta a vida de todos os cidadãos, independente da faixa etária, sexo e classe. Ações

Continue lendo »
5 estratégias para engajar eleitores indecisos nestas eleições

5 estratégias para engajar eleitores indecisos nestas eleições

Na corrida eleitoral, conquistar o voto dos eleitores indecisos é uma verdadeira carta na manga para qualquer candidato. Entender e influenciar esse grupo tão relevante e presente em toda eleição, por muitas vezes, define os rumos de uma candidatura.  Neste contexto, estudar formas de conhecer para persuadir o eleitorado se tornam tarefas fundamentais para um candidato ao longo da sua

Continue lendo »
Como a análise de dados pode impulsionar suas vendas na Black Friday

Como a análise de dados pode impulsionar suas vendas na Black Friday

A Black Friday é um dos eventos mais esperados do varejo, com potencial para aumentar significativamente as vendas e fortalecer a reputação das marcas. Mas, para obter sucesso, é preciso ir além de grandes descontos e campanhas intensas: é essencial entender o comportamento do consumidor e ajustar as estratégias de venda em tempo real, com base em dados. Neste artigo,

Continue lendo »
electronic voting abstract concept illustration_335657 1876

Como profissionais de marketing político podem usar o IGP durante os anos de mandato

Uma gestão pública não se faz apenas com os candidatos que ganharam as eleições e suas ligações partidárias. Um time preparado na construção de estratégias, como os profissionais de marketing político, se faz necessário durante os anos de mandato. O fato é que as decisões políticas não podem ser tomadas com base em achismos ou por conversas isoladas com eleitores.

Continue lendo »
Como as pesquisas de mercado guiam a inovação no lançamento de produtos

Como as pesquisas de mercado guiam a inovação no lançamento de produtos

Inovar no lançamento de produtos é essencial para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Contudo, um erro comum entre empresas é lançar produtos sem considerar as reais necessidades do público-alvo, aumentando o risco de rejeição. Para evitar esse cenário, as pesquisas de mercado são ferramentas indispensáveis, oferecendo insights detalhados sobre os consumidores que orientam a inovação e

Continue lendo »
4 erros que podem arruinar a experiência do cliente na Black Friday (e como evitá-los)

4 erros que podem arruinar a experiência do cliente na Black Friday (e como evitá-los)

A Black Friday, um dos maiores eventos do varejo global, oferece às empresas uma oportunidade única para impulsionar suas vendas e atrair novos clientes. No entanto, mais do que oferecer descontos chamativos, é fundamental que as marcas ofereçam uma experiência de compra eficiente e sem falhas. Pequenos erros podem gerar insatisfação, afastar clientes e comprometer não só as vendas imediatas,

Continue lendo »
business team discussing ideas startup_74855 4380

Como fazer uma pesquisa de campo com equipe reduzida?

A pesquisa de campo é necessária quando há necessidade de aprofundar a investigação, buscando respostas no cenário que está sendo estudado. Além de livros, artigos e produções científicas, é preciso comprovar o objeto ou fenômeno com fatos e dados reais. Em outras palavras, a abordagem se caracteriza como um estudo prático, em que o conhecimento é construído a partir das

Continue lendo »
mimi thian VHQ0cw2euA unsplash

Como a pesquisa de satisfação pode aumentar seus lucros

Manter clientes satisfeitos é um desafio para empresas que querem se destacar no mercado. Não basta achar que o consumidor quer o melhor preço ou produto: é preciso entender o que ele precisa e, a partir daí, buscar formas para que a venda aconteça. Para que sua empresa conheça a percepção da sua clientela em todas as fases, que vão desde a

Continue lendo »
5 estratégias práticas para inserir seu produto no varejo digital com pesquisas de mercado

5 estratégias práticas para inserir seu produto no varejo digital com pesquisas de mercado

O varejo digital está em constante ascensão, impulsionado pela digitalização e pela mudança nos hábitos de consumo. O e-commerce já se consolidou como um dos principais canais de vendas, trazendo oportunidades inéditas, mas também novos desafios. Como entender o consumidor moderno? Como se destacar em um ambiente tão competitivo? A resposta está nos dados. Pesquisas de mercado deixaram de ser

Continue lendo »
4 estratégias baseadas em dados para melhorar a experiência de compra em eventos sazonais

4 estratégias baseadas em dados para melhorar a experiência de compra em eventos sazonais

Os eventos sazonais, como Natal, Black Friday e Dia dos Namorados, representam grandes oportunidades para o varejo aumentar as vendas e conquistar novos clientes. Durante esses períodos, a concorrência é acirrada, e o planejamento estratégico é essencial para se destacar. Não basta oferecer descontos: é fundamental entender o que o consumidor realmente espera. Para isso, a coleta e análise de

Continue lendo »
207

Os erros mais comuns ao se fazer pesquisa eleitoral para prefeito ou vereador

A pesquisa eleitoral constitui um importante dado para a população e para quem vai pleitear um cargo na eleição vigente. Então, porque os últimos anos mostraram resultados tão discrepantes da realidade? Quais são os erros mais comuns na pesquisa eleitoral – e como evitar que eles aconteçam? Antes de tudo, vale lembrar que fazer uma pesquisa eleitoral, hoje, é diferente

Continue lendo »