Como fazer pesquisa eleitoral por telefone?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Para se destacar, cada vez mais os políticos têm investido no marketing. Para isso, é importante ter acesso a informações como a intenção de voto e a imagem pública. Nesse momento, surge a dúvida: como fazer a pesquisa eleitoral?

Além do período de eleição, as pesquisas podem ser realizadas ao longo do mandato de políticos. Provavelmente, você já se deparou com alguns resultados desse levantamento, como em notícias sobre índice de aprovação de um representante político. 

A elaboração de uma pesquisa eleitoral envolve diversas questões que estão além da construção de um questionário. Hoje, há diversas metodologias para o desenvolvimento de uma pesquisa, além da possibilidade de aplicá-la de forma presencial ou não. 

Como fazer pesquisa eleitoral: as principais metodologias

Se você acredita que para uma pesquisa ser desenvolvida é necessário o contato presencial, saiba que com as tecnologias disponíveis hoje podemos aplicá-la de outras formas. Os formatos online e via telefone, por exemplo, são algumas possibilidades.

Para cada formato, é necessário alguns cuidados em relação ao método de pesquisa, além de compreender suas limitações e vantagens. 

Pesquisa presencial

Método tradicional, a pesquisa eleitoral com entrevista face a face é uma forma com custos maiores que os demais métodos. Para realizá-la, uma pessoa é selecionada para entrevistar a população. 

Para colocar a pesquisa em prática, o formato presencial normalmente acontece de duas formas: em domicílio ou em pontos da cidade. No segundo caso, o entrevistador vai a locais onde há mais movimento, como avenidas movimentadas e rodoviárias.  

O entrevistador aborda quem passa pelo local e o convida para participar da pesquisa. Dessa forma, a pesquisa consegue a amostra representativa da população. Entretanto, esse método envolve muito trabalho de logística, além de altos custos. 

Hoje, para quem deseja procurar por opções mais baratas existem outros métodos, como a pesquisa online e via telefone. 

Pesquisa eleitoral por telefone

Por meio de um entrevistador, a pesquisa eleitoral será aplicada a partir de uma lista com números de telefones válidos. Os números são selecionados de maneira aleatória. A entrevista por telefone possui um custo menor que a modalidade presencial. 

Nesse caso, os entrevistados respondem às perguntas a partir da seleção de um número do teclado telefônico. A prática automatiza a pesquisa, o que pode diminuir os custos dessa ação.  

As vantagens da pesquisa eleitoral por telefone é a possibilidade de acessar uma parte significativa da população. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), 5484 municípios possuem cobertura de telefonia no país. 

Além do levantamento de dados via telefone, é possível adotar métodos mais tecnológicos para as pesquisas, como o formato online. 

Pesquisa eleitoral online

Formato que ainda é pouco explorado, a pesquisa eleitoral digital é um dos métodos com os menores custos de aplicação, se comparado com as modalidades telefônica e presencial. 

Além dos custos menores, uma de suas principais vantagens é a possibilidade de acesso rápido aos dados. Entretanto, para aplicar esse método é preciso ter alguns cuidados. Se aplicada de forma defasada, a pesquisa pode apresentar dados pouco representativos.

Por isso, para esse método é importante levar em consideração que o acesso à internet, por exemplo, ainda não é algo universal. Além disso, é preciso ter cuidado para que os entrevistados recrutados não sejam enviesados. 

Caso a seleção de pessoas para a pesquisa eleitoral online seja apenas de indivíduos com um viés ou espectro político, isso pode prejudicar o resultado da pesquisa. Essa ação afeta, por exemplo, a ideia de compor uma amostra que seja representativa. 

Para quem deseja modernizar as pesquisas usando a tecnologia sem afetar os resultados, vale a pena investir em empresas que atuam no setor. Dessa forma, os resultados estarão mais alinhados às percepções da população em geral. 

A Data Goal oferece uma solução com menores custos onde é possível ter acesso aos dados em tempo real de forma mais segura. Entre em contato com nossa equipe aqui!