03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Como trabalhar com pesquisa política fora do ano de eleição?

photo 1573497491208 6b1acb260507

Quem trabalha com pesquisa política provavelmente já observou que boa parte das demandas surgem durante o período das eleições. Entretanto, saiba que é possível manter os lucros com as pesquisas durante os três anos de mandato. 

Manter uma receita positiva ao longo do mandato de um político pode parecer algo quase impossível. Isso acontece porque, muitas vezes, a procura por serviços de pesquisa política acontecem apenas nas eleições.

Contudo, é possível manter a demanda por esse serviço em outros momentos do ano. A solução que irá ampliar os lucros da empresa se chama Inteligência para Gestão Pública, também conhecida pela sigla I.G.P. 

Tudo que envolve o gerenciamento de percepções da população está ligado à Inteligência para Gestão Pública. Essa pesquisa política pode ser oferecida durante a gestão do representante.

Essa inteligência atua como uma ferramenta que irá mensurar os processos da gestão política. Ou seja, essa pesquisa política ajudará o representante a identificar pontos que precisam ser melhorados em projetos e programas. 

Lucre durante os quatro anos de gestão com pesquisa política 

Com o método Data Goal, a Inteligência para Gestão Pública é uma ferramenta que irá ajudar sua empresa a identificar tudo o que precisa ser aperfeiçoado na gestão política. Para isso, a ferramenta avalia as ações desenvolvidas para a população.

Para que esse processo aconteça de forma eficiente, é aplicado a metodologia Plan, Do, Check e Act, também conhecida como P.D.C.A. Essa prática acontece em quatro frentes de ação: o planejamento, a execução, a checagem e a correção. 

Essa metodologia prevê um processo contínuo de avaliação e revisão dos projetos e programas desenvolvidos para a população. Com isso, sua empresa consegue obter lucros durante todo o mandato político. 

Essa pesquisa política pretende não só avaliar o que é colocado em prática. O método também irá, a partir das quatro ações, apresentar como um problema pode surgir. 

Dessa forma, o foco não é só nas consequências da ação, mas também avaliar quais são as causas do problema. A partir desse movimento, serão desenvolvidas as possíveis soluções para a questão. 

Como funciona o I.G.P na prática?

Para tornar esse processo mais dinâmico, a Data Goal analisará os problemas e deficiências da gestão de forma geral. Dessa maneira, serão identificadas as formas sobre como, onde e quando cada uma das quatro ações serão colocadas em prática. 

O primeiro passo desse processo começa pelo planejamento. Nessa etapa será desenvolvido um levantamento sobre os problemas que precisam ser solucionados. 

Em segundo lugar, surge a etapa de execução, o momento de colocar em prática o que foi apontado no primeiro passo. Em seguida, começa o processo de checagem, a fase que irá avaliar os resultados. Dessa maneira, é possível avaliar o desempenho do planejamento. 

Para isso, será realizado um monitoramento sistemático das ações apontadas no planejamento. Isso ajudará a observar se tudo o que foi apontado na primeira etapa está sendo colocado em prática. 

Também é o momento de avaliar como está o processo de resolução e identificar o que pode ser desenvolvido em uma próxima fase. Esse momento também é extremamente importante, pois nessa fase acontecerá a Avaliação e Pesquisa da Data Goal.

Essa fase do estudo irá avaliar as percepções do público, o que ajudará a guiar o trabalho do gestor. A avaliação apresentará dados ligados às características da população e suas necessidades, além de apresentar dados ligados à satisfação com projetos. 

Por meio dessa pesquisa política, também será avaliado os resultados de programas e iniciativas que estão vigentes. Isso norteará a decisão de manter, aprimorar ou interromper o projeto. 

Após a pesquisa, começa a última etapa: a correção. Esse momento irá avaliar se as metas foram atingidas ou não. Caso tenha sucesso, o plano será um padrão. Contudo, se o resultado não for satisfatório, é possível corrigir as falhas para atingir os objetivos. 

A partir desse trabalho, sua empresa conseguirá manter os lucros ao longo dos mandatos com a pesquisa política. Fale com nossa equipe e avalie os impactos da solução!

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

chris liverani dBI_My696Rk unsplash

Entenda como funciona a margem de erro das pesquisas eleitorais

As eleições são um período bastante turbulento para os institutos de pesquisa, já que a população espera que a maioria “acerte” o nome dos vencedores na corrida às urnas, especialmente quando os cargos pretendidos são de destaque, como Presidência ou o Governo de um estado. É nas idas e vindas dos gráficos dos principais candidatos que buscamos entender como funciona

Continue lendo »
photo 1432888498266 38ffec3eaf0a

Como o software pesquisa eleitoral pode ajudar seu instituto de pesquisa a ter mais projetos

Quando se fala em software pesquisa eleitoral, ou apenas em pesquisa eleitoral, logo pensamos em uma grande quantidade de pesquisadores pelas ruas, com os questionários impressos nas mãos, abordando pessoas que estejam dentro do perfil mapeado. Os institutos de pesquisa sempre estiveram à frente na condução desse processo, já que são estabelecimentos sérios, que buscam atender as demandas de seus

Continue lendo »
5 estratégias práticas para inserir seu produto no varejo digital com pesquisas de mercado

5 estratégias práticas para inserir seu produto no varejo digital com pesquisas de mercado

O varejo digital está em constante ascensão, impulsionado pela digitalização e pela mudança nos hábitos de consumo. O e-commerce já se consolidou como um dos principais canais de vendas, trazendo oportunidades inéditas, mas também novos desafios. Como entender o consumidor moderno? Como se destacar em um ambiente tão competitivo? A resposta está nos dados. Pesquisas de mercado deixaram de ser

Continue lendo »
5 estratégias para engajar eleitores indecisos nestas eleições

5 estratégias para engajar eleitores indecisos nestas eleições

Na corrida eleitoral, conquistar o voto dos eleitores indecisos é uma verdadeira carta na manga para qualquer candidato. Entender e influenciar esse grupo tão relevante e presente em toda eleição, por muitas vezes, define os rumos de uma candidatura.  Neste contexto, estudar formas de conhecer para persuadir o eleitorado se tornam tarefas fundamentais para um candidato ao longo da sua

Continue lendo »
photo 1544725121 be3bf52e2dc8

Avaliação da prefeitura: como o software pesquisa eleitoral pode ajudar

Uma cidade passa por inúmeras transformações que precisam ser acompanhadas ao longo do tempo. E não é porque uma situação foi resolvida que ela não precisa ser melhorada.  O papel da gestão municipal é justamente elaborar, avaliar e coordenar políticas públicas de impacto social, controlando de forma inteligente os recursos disponíveis, além, é claro, de aplicar e fazer cumprir a

Continue lendo »
businessman hand putting voting paper_47328 197

Como vender e trabalhar com soluções de política pública? Conheça o IGP

Vivemos um momento no Brasil em que as discussões referentes aos problemas da população andam em alta. Isso porque a política pública, que é uma questão governamental, é tratada de forma conjunta com a sociedade. Com essa abertura é possível conduzir soluções que são de interesse coletivo. Muito se fala em política pública e das suas boas práticas que podem

Continue lendo »
Search Cristina

5 instrumentos de pesquisa para usar durante o período eleitoral

Com as eleições se aproximando, é fato que candidatos e partidos políticos passem a confiar em instrumentos de pesquisa, um ativo importante para o período eleitoral. O investimento nessa técnica garante melhor desempenho nas campanhas e resultados previsíveis nas urnas. A pesquisa é uma forma eficiente de indagar ao eleitor sobre a opção dos candidatos que concorrem em uma eleição,

Continue lendo »
Como acompanhar mudanças no comportamento do consumidor com dados: 5 dicas essenciais

Como acompanhar mudanças no comportamento do consumidor com dados: 5 dicas essenciais

Em um mercado dinâmico e altamente competitivo, entender o comportamento do consumidor é vital para empresas que desejam se manter competitivas e antecipar as necessidades de seu público-alvo. Com a constante evolução das expectativas e necessidades dos consumidores, empresas que usam dados precisos e atualizados conseguem tomar decisões estratégicas mais ágeis e adaptativas.   Dica 1: monitore o desempenho de

Continue lendo »
rawpixel 983726 unsplash

Pesquisa de satisfação interna: como fazer mais rápido

O diferencial de uma organização está em seus funcionários: sem eles, a empresa não funciona. Mas, para que o negócio viva de resultados positivos e metas alcançadas, é necessário que a equipe contratada esteja bem, se sinta bem e foque em promover sua melhor versão no local de trabalho. Se a produção está oscilando, funcionários estão sempre faltando ou você

Continue lendo »
Satisfação do cliente: como monitorar e ajustar estratégias durante as campanhas de fim de ano

Satisfação do cliente: como monitorar e ajustar estratégias durante as campanhas de fim de ano

As campanhas de fim de ano são cruciais para o varejo, representando um pico no volume de vendas. No entanto, além de ofertas atrativas, é a experiência de compra que realmente fideliza os consumidores. Nesse período de alta demanda, o monitoramento da satisfação do cliente se torna essencial para garantir que a jornada de compra seja positiva, mesmo diante da

Continue lendo »
Como pesquisas de satisfação ajudam a reter clientes e impulsionam o crescimento

Como pesquisas de satisfação ajudam a reter clientes e impulsionam o crescimento

A satisfação do cliente no pós-compra é crucial para a retenção e lealdade do cliente, especialmente em mercados competitivos. Através das pesquisas de satisfação, as empresas podem entender o que realmente importa para seus clientes, ajustando estratégias com base em feedbacks precisos e orientados a dados. Neste artigo, vamos explorar como as pesquisas de satisfação pós-compra são fundamentais para conhecer

Continue lendo »
group diverse people having business meeting_53876 25060

Como a pesquisa de mercado pode ajudar sua empresa a crescer?

A pesquisa de mercado é uma ferramenta importante para entender a realidade do cenário em que a empresa está inserida. Ela auxilia o gestor na tomada de decisão e na melhoria das estratégias de posicionamento. Para conseguir ter sucesso duradouro, a empresa precisa inovar em produtos, serviços, atendimento e muito mais. Alcançar esse objetivo depende do investimento em pesquisa, que

Continue lendo »