03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Pesquisa Social: não cometa esses erros!

business team magnifying glass document_1262 19221

A pesquisa social é uma modalidade que investiga fatores que determinam ou contribuem para algum fenômeno específico –por exemplo, entender o aumento da violência contra a mulher

Através de uma série de perguntas e peculiaridades, como nível de escolaridade, idade e sexo, é possível conhecer em profundidade a realidade de grupos e sua relação com os mecanismos públicos, privados e instituições que tenham ações na região.

Nesse sentido, diferentes grupos socioeconômicos que pertencem a territórios distintos podem fazer parte da pesquisa social. O problema a ser investigado pode ser qualquer assunto que visa entender o comportamento das pessoas e da sociedade.

No entanto, alguns erros na coleta de dados podem gerar sérias inconsistências nos resultados da pesquisa social, dificultando uma análise plausível da realidade.

Aqui, listamos os erros que você não pode cometer se não quer inviabilizar a própria pesquisa.

Ter objetivos mal definidos

Qual é o problema que te incomoda? O que pretende descobrir?  

Iniciar uma pesquisa social sem um objetivo bem definido pode ser um tiro no escuro. Você vai gastar tempo, dinheiro e ficar dando voltas sem saber onde quer chegar.

A eficiência de uma pesquisa depende muito da delimitação do tema e o que o pesquisador quer saber sobre ele. A partir daí é possível seguir para os próximos passos.

Linguagem inapropriada

Um erro que pode comprometer a compreensão da pesquisa social é a utilização de linguagem inadequada, como termos técnicos, científicos ou jargões. O ideal é se colocar no lugar do entrevistado e elaborar conteúdo que se adapte ao público mapeado. 

Questionário mal elaborado

Ao montar o questionário, as perguntas devem ser claras, simples e imparciais, evitando as perguntas tendenciosas. Quando se coloca inquéritos que levam a juízos de valor, podem ocorrer duas situações: a pesquisa pode ofender o entrevistado ou obter respostas manipuladas, que não refletem a realidade daquela amostra.

Outro problema bastante comum nas pesquisas sociais são questionários muito longos. Isso gera insatisfação no entrevistado, pois ele tem a sensação de perda de tempo – e pode acabar respondendo às perguntas de forma superficial. 

O ideal é analisar a necessidade e relevância das perguntas e deixá-las tão objetivas quanto possível.

Amostra muito pequena

Se o objetivo é saber as características da população da região X, o pesquisador não vai abordar todas as pessoas que moram naquele lugar, certo? Isso é impraticável e desnecessário.  

É possível coletar dados utilizando amostras de uma parte representativa do público a ser pesquisado. Essa pequena parcela vai garantir que os resultados obtidos nas entrevistas tenham validade e possam ser projetados para o universo total.

É a partir da amostra que você vai saber a margem de erro da pesquisa. Se esse número for muito pequeno, pode significar que a margem de erro vai ser alto, desqualificando a pesquisa.

Hoje em dia existem ferramentas que ajudam a calcular a amostragem de acordo com o tamanho da população e quantidades de entrevistas.

Análise incorreta dos dados

Após todo o trabalho de preparar formulários e realizar as entrevistas, a pesquisa pode ser prejudicada pela incorreta análise dos dados. Essa é uma das fases mais importantes do processo, já que as tomadas de decisão são feitas a partir da análise.

Para obter a análise correta dos dados é preciso separar os questionários, cruzar os dados e analisar cada informação de forma individual. Assim, é possível ter uma visualização mais clara do estudo.

Não usar aplicativo de pesquisa

Se sua empresa coleta dados de forma convencional, as chances de erros na pesquisa social são enormes. 

Na hora de fazer a entrevista, o pesquisador pode se distrair com alguma coisa e anotar a resposta incompleta, o público contemplado na amostra pode não estar disponível e a compilação das informações realizada em planilha eletrônica tende a conter muitas inconsistências.

O ideal é realizar a pesquisa social via aplicativo, como o do sistema Data Goal. Muito mais fácil, rápido e onera bem menos no orçamento da empresa, sendo acessível a empresas privadas e órgãos governamentais o recurso de gestão das equipes de campo. Assim, a organização entra em contato com o time e a ferramenta auxilia os pesquisadores para que façam a condução da entrevista de forma correta.

Outro ponto que se torna um gargalo nesse tipo de estudo, e que é limado pelo aplicativo, é a digitação das pesquisas, atrasando a entrega dos resultados. Com o sistema Data Goal isso passa a não ser problema, pois o software não demanda digitadores ou analistas para inserir e compilar os dados no sistema. 

Tudo é feito automaticamente, gerando confiabilidade, agilidade e menor custo.

Quer saber como funciona o sistema? Entre no nosso site e saiba mais sobre o aplicativo Data Goal para pesquisa social

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

pessoa mexendo no celular 1

Aplicativo para pesquisa eleitoral: tudo o que você precisa saber

Tornar a pesquisa eleitoral mais confiável, segura e ágil é a função do aplicativo para pesquisa eleitoral. Essa ação não é optativa, e sim necessária para a condução da campanha, uma vez que aponta informações estratégias para quem vai pleitear um cargo.  Por isso, a pesquisa eleitoral precisa de toda a assertividade, rapidez e praticidade que um aplicativo oferece. O

Continue lendo »
hand man signing signature filling application form document_20693 309

Coleta de dados e LGPD: como adequar-se à legislação?

Um dos assuntos mais comentados no meio empresarial é sobre a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Em vigor desde agosto, a lei ainda deixa muitos gestores confusos sobre como se adequar a ela. A LGPD é uma norma federal que estabelece regras para o uso, coleta, armazenamento e compartilhamento de dados por empresas públicas e privadas. O objetivo

Continue lendo »
photo 1623911380537 730d0e2403bd

Orçamento público: você sabe a diferença entre gastos diretos e transferência de recursos?

Para desenvolver projetos, políticas públicas ou até mesmo prestar serviços à sociedade, é necessário ter recursos. A partir dessa verba, as prefeituras conseguem desenvolver ações para a população.  Com o orçamento público desenhado, os administradores e gestores públicos possuem o desafio de conquistar recursos. Se engana quem acredita que existe apenas uma forma de adquirir verba.  Para construir uma escola

Continue lendo »
customer survey concept illustration_114360 558

Pergunta “Drag and Drop”: o que é e quando usar?

Já participou de alguma pesquisa na rua ou online para medir a popularidade de uma marca ou produto? A pergunta Drag and Drop entra exatamente nesse tipo de questionário, porém, de um modo diferente, mais tecnológico e empolgante. Conhecida como “arrastar e soltar”, a pergunta Drag and Drop é a classificação de uma somatória de marcas, produtos e muitos outros.

Continue lendo »
Como a análise de dados pode impulsionar suas vendas na Black Friday

Como a análise de dados pode impulsionar suas vendas na Black Friday

A Black Friday é um dos eventos mais esperados do varejo, com potencial para aumentar significativamente as vendas e fortalecer a reputação das marcas. Mas, para obter sucesso, é preciso ir além de grandes descontos e campanhas intensas: é essencial entender o comportamento do consumidor e ajustar as estratégias de venda em tempo real, com base em dados. Neste artigo,

Continue lendo »
photo 1527689368864 3a821dbccc34

Pesquisa de mercado: quais são as vantagens para o seu negócio?

Posso adiantar que são inúmeras as vantagens e um processo absolutamente necessário, principalmente antes da tomada de decisões no mercado que envolvam o interesse do consumidor. A pesquisa de mercado é muito útil para quem deseja lançar um novo produto, avaliar sua força ou buscar novos mercados. As pesquisas possuem muitas vantagens, justamente por sua fácil aderência de mercado, independentemente

Continue lendo »
photo 1516055619834 586f8c75d1de

Como fazer pesquisa eleitoral por telefone?

Para se destacar, cada vez mais os políticos têm investido no marketing. Para isso, é importante ter acesso a informações como a intenção de voto e a imagem pública. Nesse momento, surge a dúvida: como fazer a pesquisa eleitoral? Além do período de eleição, as pesquisas podem ser realizadas ao longo do mandato de políticos. Provavelmente, você já se deparou

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado em Marketing Digital Como a Data Goal Oferece Insights Estrategicos para o Crescimento Online

Pesquisa de Mercado em Marketing Digital: Como a Data Goal Oferece Insights Estratégicos para o Crescimento Online

No universo altamente competitivo do marketing digital, a pesquisa de mercado desempenha um papel crucial ao fornecer insights precisos sobre tendências, comportamentos de consumidores e oportunidades de crescimento. Em um cenário onde a personalização e a tomada de decisões baseadas em dados são essenciais, entender o que o público espera e como o mercado está evoluindo é fundamental. A Data

Continue lendo »
business team discussing ideas startup_74855 4380

Como fazer uma pesquisa de campo com equipe reduzida?

A pesquisa de campo é necessária quando há necessidade de aprofundar a investigação, buscando respostas no cenário que está sendo estudado. Além de livros, artigos e produções científicas, é preciso comprovar o objeto ou fenômeno com fatos e dados reais. Em outras palavras, a abordagem se caracteriza como um estudo prático, em que o conhecimento é construído a partir das

Continue lendo »
5 estratégias práticas para inserir seu produto no varejo digital com pesquisas de mercado

5 estratégias práticas para inserir seu produto no varejo digital com pesquisas de mercado

O varejo digital está em constante ascensão, impulsionado pela digitalização e pela mudança nos hábitos de consumo. O e-commerce já se consolidou como um dos principais canais de vendas, trazendo oportunidades inéditas, mas também novos desafios. Como entender o consumidor moderno? Como se destacar em um ambiente tão competitivo? A resposta está nos dados. Pesquisas de mercado deixaram de ser

Continue lendo »
photo 1432888498266 38ffec3eaf0a

Aplicativo para pesquisa de opinião: como pode ajudar meu comércio?

Fazer uma pesquisa de opinião de um determinado grupo é uma boa forma de conhecer seu público, ouvir o que eles estão pensando, desenvolver estratégias e melhorar a performance do seu negócio. Por meio de questionários você poderá obter uma variedade de respostas que vão nortear as tomadas de decisão do seu comércio. Mas nem todos os empresários acreditam no

Continue lendo »
Como pesquisas de satisfação ajudam a reter clientes e impulsionam o crescimento

Como pesquisas de satisfação ajudam a reter clientes e impulsionam o crescimento

A satisfação do cliente no pós-compra é crucial para a retenção e lealdade do cliente, especialmente em mercados competitivos. Através das pesquisas de satisfação, as empresas podem entender o que realmente importa para seus clientes, ajustando estratégias com base em feedbacks precisos e orientados a dados. Neste artigo, vamos explorar como as pesquisas de satisfação pós-compra são fundamentais para conhecer

Continue lendo »