Por que usar software de pesquisa eleitoral nas eleições?

Fato: campanhas políticas são planejadas com base nas pesquisas eleitorais. A partir de seus resultados, partidos, equipe de marketing e candidatos passam a definir estratégias e planos de ação para a disputa do pleito.

A pesquisa eleitoral permite coletar dados, descobrir os principais indicadores da população sobre os cargos governamentais, conhecer tendências políticas e prever o resultado da eleição.

ilustração de vários dispositivos eletrônicos na frente de uma mão digitadora para texto sobre usar software de pesquisa eleitoral

Como é o processo de pesquisa eleitoral?

A pesquisa eleitoral utiliza o método científico para apurar a realidade que envolve o eleitorado e as suas principais demandas. Para isso, é preciso:

  • definir a amostra (parte representativa do público a ser pesquisado);
  • elaborar as perguntas que farão parte do questionário; 
  • realizar a coleta de dados por meio da pesquisa de campo;
  • fazer a tabulação dos dados; 
  • gerar relatório final dos inquéritos; 
  • e registrar os resultados na Justiça eleitoral.

Historicamente, a pesquisa eleitoral sempre foi realizada de maneira tradicional, com papel, caneta e inúmeros pesquisadores batendo de porta em porta para colher os dados dos eleitores.

Embora o modelo tenha sido utilizado anos a fio, ele se mostrou ineficiente ao longo do tempo. Os motivos são os mais diversos, desde custo muito alto, com transporte, hospedagem e alimentação, até um processo pouco confiável, já que é mais fácil fraudar os dados e mascarar a compilação das informações e obtenção do resultado dos inquéritos.

O avanço tecnológico melhorou muito nesse quesito, oferecendo mais rapidez e confiabilidade nas entrevistas sobre intenção de voto. O software para pesquisa eleitoral Data Goal é uma plataforma inteligente que permite realizar entrevistas de forma online, trazendo inúmeras vantagens para partidos, equipe de marketing e candidatos.

Benefícios de usar software de pesquisa digital

Para descobrir a intenção de votos  da população e os problemas que afligem a sociedade, você não precisa contratar centenas de pessoas para digitar resultados. Com a coleta digital, a tabulação dos dados é automática. Todo o processo pode ser realizado utilizando apenas um celular ou um tablet.

Usar software de pesquisa eleitoral da Data Goal, por exemplo, é dispor de uma ferramenta simples, com interface intuitiva e amigável, que não demanda um programador para criar um questionário digital. 

Dessa forma, é possível criar um formulário totalmente automatizado, que cabe na palma da mão. Isso não só favorece a redução de custos (impressão dos questionários e pagamento dos pesquisadores), como reduz as chances de erros humanos. Isso porque a tecnologia cria mecanismos que  aumentam  a segurança das pesquisas, tornando-as confiáveis.

Assim, apresentamos alguns benefícios de usar software de pesquisa eleitoral para que você possa considerar para as próximas eleições. 

Veja!

Sistema inovador

O uso de software pesquisa eleitoral melhora a experiência do respondente, já que agrupa de modo organizado todos os dados necessários, como documentos, respostas simples, fotos, entre outros.

Trabalha offline

Com o sistema desenvolvido pela Data Goal você não precisa estar conectado à internet para realizar a entrevista. Basta baixar o formulário no seu dispositivo móvel, como tablet e celular e  realizar a coleta de dados. Quando o acesso à internet for estabelecido, você só precisa descarregar as informações no banco de dados da plataforma.

Exporta os dados quando quiser

Outra vantagem do software pesquisa eleitoral Data Goal é que o candidato não precisa esperar a finalização das entrevistas para ter acesso aos resultados. A qualquer momento, é possível entrar no sistema e exportar os dados parciais dos inquéritos, mesmo que os pesquisadores estejam ainda em campo.

Funciona sem erros

Por ser uma ferramenta online, você não precisa, necessariamente, fazer uma entrevista presencial. O sistema Data Goal funciona constantemente, visto que o formulário com as perguntas podem ser enviados, a qualquer hora, por meio de WhatsApp, SMS, redes sociais ou e-mail.

Recurso de combate à fraude

Adulterar os resultados de uma pesquisa eleitoral é algo sério, que pode trazer graves prejuízos à sociedade. Afinal, distorce a opinião pública, influenciando negativamente no processo democrático.

Durante as entrevistas é possível que o eleitor responda uma coisa e o pesquisador, por descuido ou má intenção, marque outra, gerando análises desconexas da realidade.

Para evitar transtornos aos partidos e candidatos, a Data Goal desenvolveu recursos de combate à fraude, impossibilitando que os questionários sejam manipulados.  

A plataforma dispõe de:

  • Níveis de permissão de acesso;
  • Gravação de áudios das aplicações;
  • Monitoramento da localização das coletas  realizadas por GPS;
  • Indicadores de produtividade média individual  e de equipes;
  • Banco de dados para produção do relatório no mesmo dia.

Todas as operações realizadas no aplicativo Data Goal são identificadas, o que traz mais credibilidade aos resultados da pesquisa. Isso porque a plataforma é criada com a mais alta tecnologia, otimizando todas as etapas de uma investigação eleitoral, deixando o processamento de dados mais rápido e menos custosos.

Quer saber mais sobre a nossa solução? Entre em contato e descubra como melhorar as estratégias de sua campanha política.