03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Quais são os tipos de coleta de dados políticos?

people 3288119_1920

As eleições estão cada vez mais próximas – e quem quiser pleitear um cargo no setor público precisa começar a analisar sua aceitação junto ao público o quanto antes. Afinal, não há melhor aplicação da expressão “a voz do povo é a voz de deus” do que no campo das campanhas políticas…

No entanto, não existe apenas uma forma de coletar dados e pensar nos próximos movimentos da estratégia.

São muitos os tipos de coleta de dados políticos e eles precisam ser levados em consideração pelos comitês (ou até mesmo pelos candidatos, se não tiverem condições de criar uma equipe de campanha) para que os dados sejam recolhidos e apurados da forma mais assertiva possível.

No fim das contas, não adianta absolutamente nada ter um monte de informações nas mãos e não saber como transformá-las em ação política para encantamento do povo. Quanto melhor for a coleta de dados, e mais intuitiva e simplificada for sua análise, mais chances tem um político de ser eleito.

Os principais tipos de coletas de dados

Existem duas formas básicas de coletar dados políticos em campo: a quantitativa e a qualitativa.

Na pesquisa quantitativa as perguntas permitem respostas diretas e sem muita abertura para interpretações dúbias. Nesse tipo há questões que terão como resposta “sim” e “não”, um número ou uma opção dentre quatro ou cinco já programadas.

A pesquisa quantitativa é a famosa “múltipla escolha”, em que o entrevistado tem um questionário à sua frente e vai precisar definir sua resposta com base em uma série de possibilidades pré-definidas.

A análise desses dados costuma ser mais simples pois é feita em formato de gabarito, uma vez que basta jogar as respostas em um sistema de correções (analógico ou digital) para compilar os dados adquiridos.

Já a pesquisa qualitativa vai fazer perguntas de escopo aberto, ou seja, permitir quaisquer variações de resposta por parte dos entrevistados. “Você gosta do sistema atual da política brasileira? Explique” é muito diferente de apenas um “sim” ou “não”.

A análise de um dado qualitativo é mais complexa, já que é preciso levar em consideração quem respondeu, qual é seu background com o assunto abordado, como o entrevistado estava no dia (com pressa? Com calma? Apreensivo?) e se ele de fato respondeu o que gostaria de ter dito ou foi, de certa forma, coagido a dar determinada resposta.

Quando uma equipe consegue extrair o máximo potencial da pesquisa qualitativa ela pode ser uma fonte interessante de dados.

Qual é a melhor forma de coletar dados políticos?

Como o tempo é curto e não são todas as pessoas que conseguem fazer uma boa análise das respostas qualitativas, a coleta quantitativa de dados ainda é o melhor dos tipos de coleta de dados políticos.

Por ser mais direta nas perguntas e nas respostas, ela não toma tempo do público entrevistado e pode ser analisada de forma igualmente rápida nos comitês de campanha.

Lembra que falamos ali em cima que a análises desses dados poderia ser feita de maneira analógica ou digital? Pois é: muita gente ainda leva papel e caneta pras ruas e faz todo o recolhimento e análise das informações no braço, mas existem softwares que estão tornando essa coleta mais fácil e intuitiva.

O Data Goal é um exemplo: através de um sistema de pesquisa totalmente online o comitê de campanha política pode ir a campo com um dispositivo móvel e recolher informações que já estarão compiladas em tempo real.

Essa é a modernidade ajudando os políticos a pensar melhor suas estruturas de campanha, entregando ao povo o que o povo precisa – uma saída importante para o momento político tenso, e cheio de cobranças populares, que vivemos.

Quer falar mais sobre isso? Entre em contato com a gente! Como acreditamos no potencial das ideias acima de tudo, temos condições especiais de pesquisa até para as campanhas com orçamento mais modesto.

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

Pesquisa de Mercado em Marketing Digital Como a Data Goal Oferece Insights Estrategicos para o Crescimento Online

Pesquisa de Mercado em Marketing Digital: Como a Data Goal Oferece Insights Estratégicos para o Crescimento Online

No universo altamente competitivo do marketing digital, a pesquisa de mercado desempenha um papel crucial ao fornecer insights precisos sobre tendências, comportamentos de consumidores e oportunidades de crescimento. Em um cenário onde a personalização e a tomada de decisões baseadas em dados são essenciais, entender o que o público espera e como o mercado está evoluindo é fundamental. A Data

Continue lendo »
chris liverani dBI_My696Rk unsplash

Entenda como funciona a margem de erro das pesquisas eleitorais

As eleições são um período bastante turbulento para os institutos de pesquisa, já que a população espera que a maioria “acerte” o nome dos vencedores na corrida às urnas, especialmente quando os cargos pretendidos são de destaque, como Presidência ou o Governo de um estado. É nas idas e vindas dos gráficos dos principais candidatos que buscamos entender como funciona

Continue lendo »
photo 1555848962 6e79363ec58f

Orçamento público: o que é e como funciona

Antes de desenvolver políticas públicas ou qualquer projeto, a gestão de um governo precisa verificar um item muito importante: o orçamento público. Isso porque, a partir dele, a equipe gestora é capaz de definir quais ações poderão ser colocadas em prática.  Por isso, é necessário verificar se há verba disponível para aquela ação e se será possível executá-la. Dessa forma,

Continue lendo »
mimi thian VHQ0cw2euA unsplash

Como a pesquisa de satisfação pode aumentar seus lucros

Manter clientes satisfeitos é um desafio para empresas que querem se destacar no mercado. Não basta achar que o consumidor quer o melhor preço ou produto: é preciso entender o que ele precisa e, a partir daí, buscar formas para que a venda aconteça. Para que sua empresa conheça a percepção da sua clientela em todas as fases, que vão desde a

Continue lendo »
woman hands using mobile smart phone_35534 132

Tudo que um APP para pesquisa eleitoral precisa ter

As eleições municipais estão cada vez mais próximas. Os pré-candidatos aos cargos de vereador e prefeito já foram anunciados e as pesquisas parciais de intenções de voto já tiveram início em várias partes do país. Mesmo no início do ano, ainda longe da data, a pesquisa eleitoral é essencial para testar a visibilidade de quem está no pleito e deseja

Continue lendo »
89056009_184475479523675_6398326326901604352_n 1

Coleta de dados por entrevista: quando e como usar

Dentre as diversas formas de realizar a coleta de dados, a entrevista é uma das que merece mais destaque, tanto por sua funcionalidade quanto eficiência. Essa técnica consiste no contato direto entre o pesquisador e a pessoa que participa como respondente do estudo, tornando possível a interação sem interrupções entre os dois pontos da pesquisa.  Assim, faz-se necessário, para a

Continue lendo »
business team discussing ideas startup_74855 4380

Como fazer uma pesquisa de campo com equipe reduzida?

A pesquisa de campo é necessária quando há necessidade de aprofundar a investigação, buscando respostas no cenário que está sendo estudado. Além de livros, artigos e produções científicas, é preciso comprovar o objeto ou fenômeno com fatos e dados reais. Em outras palavras, a abordagem se caracteriza como um estudo prático, em que o conhecimento é construído a partir das

Continue lendo »
photo 1423592707957 3b212afa6733

O que são políticas públicas?

Quando o assunto é política, muitas dúvidas podem surgir. Dentro desse campo tão amplo, há conceitos importantes que fazem parte da nossa vida pública e que, muitas vezes, não conhecemos.  Um dos termos que você provavelmente já ouviu é a expressão políticas públicas. Tema que impacta a vida de todos os cidadãos, independente da faixa etária, sexo e classe. Ações

Continue lendo »
hands touching mobile_1232 927

5 grandes vantagens de um aplicativo de pesquisa

Realizar pesquisa é uma tarefa complexa e cheia de detalhes. Afinal, são várias metodologias, interpretação de resultado e diferentes estatísticas entre outros fatores para se obter um resultado confiável. Diante dessas dificuldades, muitas empresas acabam por contratar institutos de pesquisas para realizar o processo de investigação. No entanto, existe uma maneira de se gastar menos, ter a mesma eficácia e

Continue lendo »
Satisfação do cliente: como monitorar e ajustar estratégias durante as campanhas de fim de ano

Satisfação do cliente: como monitorar e ajustar estratégias durante as campanhas de fim de ano

As campanhas de fim de ano são cruciais para o varejo, representando um pico no volume de vendas. No entanto, além de ofertas atrativas, é a experiência de compra que realmente fideliza os consumidores. Nesse período de alta demanda, o monitoramento da satisfação do cliente se torna essencial para garantir que a jornada de compra seja positiva, mesmo diante da

Continue lendo »
people 3288119_1920

Quais são os tipos de coleta de dados políticos?

As eleições estão cada vez mais próximas – e quem quiser pleitear um cargo no setor público precisa começar a analisar sua aceitação junto ao público o quanto antes. Afinal, não há melhor aplicação da expressão “a voz do povo é a voz de deus” do que no campo das campanhas políticas… No entanto, não existe apenas uma forma de

Continue lendo »