Você sabe quem pode fazer pesquisa eleitoral? Conheça mais sobre essa estratégia.

Mais um período de pesquisa eleitoral está chegando!  Em 2022 a disputa será acirrada; afinal, os cargos a serem pleiteados são muitos: Presidente, Senador, Deputado Federal, Governador e Deputado Estadual. Dessa maneira, quanto antes começar as pesquisas, melhores serão as decisões de campanha para partidos e políticos.

Quem trabalha no cenário político sabe que ter acesso a certos dados faz toda a diferença para a comunicação e o marketing político do candidato. Para obter informações relevantes do eleitorado, a principal dúvida é sobre quem pode fazer pesquisa eleitoral.

De olho nas intenções de voto

Descobrir as intenções de voto e os problemas que afligem a sociedade é a chave para o sucesso de qualquer campanha eleitoral. Afinal, o candidato que não conhece o cenário em que está entrando não tem a menor chance de concorrer ao pleito.

Antes, para sair na frente dessa disputa, partidos e candidatos contratavam institutos de pesquisas para realizar os inquéritos. Por serem experts no assunto, enviavam inúmeros pesquisadores a campo para conduzir as entrevistas e analisar os fatos que mais comprometem a política no Brasil.

Embora seja uma metodologia bastante utilizada, ela não tem sido a mais eficaz, em virtude do alto custo e da falta de segurança. Isso porque, obviamente, enviar uma equipe especializada a cada canto do país fica caro. É preciso pagar o salário de cada pesquisador, transporte, alimentação, hotel e outros encargos. 

Além disso,  o gasto com papel onera o orçamento e resulta em uma metodologia pouco confiável. Questionários impressos podem ser fraudados e os pesquisadores não precisam, necessariamente, entrevistar pessoas da região mapeadas na amostra, o que deixa a pesquisa totalmente infundada.

Então, quem pode fazer pesquisa eleitoral?

Com o avanço da tecnologia e as inovações dos aplicativos de celular, a própria equipe do candidato pode criar questionários e aplicar a pesquisa junto aos eleitores.

A solução para pesquisa desenvolvida pela Data Goal é uma plataforma simples, intuitiva e amigável, garantindo resultados confiáveis e de acordo com a realidade das pessoas e do país.

Com o aplicativo da Data Goal você consegue diminuir gastos e tempo de produção com uma automatização completa de processos. Para completar, ainda dá para garantir o armazenamento de dados seguro e simplificado, acessando suas informações a qualquer hora e em qualquer lugar.

Isso quer dizer que o próprio candidato e equipe podem entrar no aplicativo e criar o questionários ou entrevista, mesmo não sendo um especialista no assunto. A própria ferramenta disponibiliza um e-book gratuito que facilita a elaboração de perguntas  para a sua pesquisa eleitoral.

Com o questionário pronto, você não precisa imprimir a pesquisa para entrevistar as pessoas. As respostas são todas registradas no dispositivo eletrônico e guardadas na memória do sistema para serem usadas quando desejar.

No entanto, a aplicação do formulário pode ser realizada por outros meios, como e-mail, redes sociais e WhatsApp, ampliando o número de respondentes. E, como se não bastasse tudo isso, a solução de pesquisa Data Goal apresenta uma série de benefícios:

  • Trabalha online e offline, salvando o questionário na memória interna do tablet ou smartphone;
  • Captura dados de produtividade;
  • Marca o tempo de duração de cada preenchimento;
  • Possibilita a retirada de resultados parciais com os pesquisadores ainda em campo;
  • Disponibiliza banco de dados para produção do relatório final no mesmo dia;
  • Tem recurso de combate à fraude com gestão de equipes de pesquisa;
  • Monitora a localização das coletas realizadas por GPS;
  • Indica a produtividade média individual e por equipe;

Com a plataforma Data Goal você tem a oportunidade de monitorar sua popularidade, acompanhar a satisfação do eleitorado, validar possíveis cenários e antecipar soluções futuras, entre outras vantagens.

A pesquisa eleitoral é um processo importante para candidatos e partidos políticos e a aplicação Data Goal oferece resultados rápidos e eficientes, sem gastar muito dinheiro ou tempo – o que é imprescindível em uma campanha.

Para saber mais sobre nossas soluções, entre em contato com a gente!