3 motivos para ter um plano de retomada da economia para sua cidade

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A pandemia do Covid-19  trouxe uma crise sem precedentes para muitos países. No Brasil, ainda estamos vivendo consequências da pandemia, mas o aumento do número de vacinados já traz uma luz no fim do túnel. Por isso, é importante começar a pensar na retomada da economia.

Os casos de Covid-19 ainda estão em amplo aumento, mantendo necessários todos os cuidados para contenção do vírus. Mas a retomada da economia promete ser uma esperança para a população.

Além de lidar com a crise sanitária, a população brasileira também teve que lidar com a crise. Aumento no nível de desemprego, queda do PIB e alta na inflação são fatores que preocupam os indivíduos. 

Por isso, é importante que a gestão pública desenvolva e apresente um plano de retomada da economia para o pós-pandemia. 

Por que desenvolver um plano de retomada da economia?

Para reaquecer a economia, é importante desenvolver um plano estratégico, baseado em dados reais e com projetos viáveis. 

Além de oferecer um cronograma adequado, a gestão pública precisa levar em consideração as necessidades da população ao desenvolver projetos de retomada da economia. 

Alguns motivos destacam a importância de ter um plano de retomada da economia para sua cidade. São eles:

#1. A população anseia pela retomada da economia

A gestão pública trabalha para a população. É para ela que todos os projetos devem ser desenvolvidos e todas as ideias devem ser pensadas.

A população tem sido muito prejudicada com a crise e se reinventado da maneira que consegue. 

A segurança e a tranquilidade de ter acesso a todos os bens necessários para uma boa qualidade de vida não existe mais para muitas famílias brasileiras.

É por isso que um plano de retomada da economia é de extrema importância. Atender aos anseios da população e levar em conta as necessidades dos indivíduos é papel da gestão pública.

#2. Sem planejamento não dá certo

Que a pandemia vai passar e a economia vai ser reaquecida, muita gente já sabe. A diferença é que sem um plano de retomada da economia, a situação pode não se desenvolver tão bem como o esperado.

O planejamento estratégico é um ponto chave para a retomada da economia. Com eles, os recursos serão captados e aproveitados da melhor maneira possível e os projetos, desenvolvidos de acordo com as reais necessidades da população.

#3. Acelerar a retomada

O plano de retomada da economia baseado em dados tem o potencial de acelerar o desenvolvimento econômico. Com ele, fica mais fácil tomar decisões acertadas e recuperar a cidade para o pós pandemia de maneira mais rápida. 

Como desenvolver um plano de retomada da economia? 

Para te ajudar a desenvolver um plano de retomada da economia, é essencial ter em mente a necessidade de criar um planejamento baseado em dados objetivos e nas necessidades da população.

Além disso, é preciso avaliar a viabilidade dos projetos a serem desenvolvidos, para utilizar os recursos com mais inteligência.

Você pode contar com o I.G.P, Solução Completa de Inteligência para Gestão Pública oferecido pela Data Goal. Oferecemos um sistema de avaliação em populações de distritos, municípios ou estados, permitindo que os gestores diagnostiquem a gestão atual e façam as mudanças necessárias. 

Por meio de uma metodologia P.D.C.A (Plan, DO, Check, Act), é possível não só identificar os pontos de melhoria em projetos e programas voltados à população, mas identificar como os problemas devem ser resolvidos, focando na solução.

O método é composto por 4 passos:

  1. Planejamento
  2. Execução
  3. Checagem
  4. Correção

A solução de avaliação do I.G.P também permite avaliar a viabilidade de projetos em médio e longo prazo. Assim, a gestão pode compreender se o plano de retomada da economia será eficaz e corrigir o que não for tão viável. 

Todas essas informações são baseadas nas percepções de quem mais importa: o público. A retomada da economia é um tema sensível para a população nesse momento, já que todos sofreram com as consequências da crise econômica causada pela pandemia do Covid-19. 

Para oferecer o melhor plano de retomada possível e continuar visando a melhoria da gestão, você pode contar com o I.G.P. Fale com um de nossos especialistas agora!

Para aprender mais sobre gestão pública, continue lendo o blog da Data Goal!