03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

5 erros que você não pode cometer durante a pesquisa eleitoral

group business people analysis with marketing report graph young specialists are discussing business ideas new digital start up project_1150 1819

A pesquisa eleitoral é conhecida como a somatória hierárquica de questionamentos feitos à comunidade sobre preferências, convicções políticas e pretensão de voto. Essa é uma ferramenta importante para compreender o que a sociedade espera ouvir dos candidatos e um excelente meio para testar a popularidade dos candidatos antes de investir altas quantias na campanha.

Todas as pesquisas devem ser registradas na Justiça Eleitoral com antecedência de 5 dias da divulgação do resultado, conforme previsto no art. 33 da Lei das Eleições. A obrigação passa a valer a partir do primeiro dia de janeiro do ano da disputa.

Não compreender a importância da pesquisa eleitoral

Diversos fatores são levados em conta para realizar a pesquisa eleitoral, auxiliando a construção do planejamento estratégico da campanha e aprimorando a comunicação dos candidatos. O marketing político depende dos resultados das pesquisas para ser elaborado, evitando que posicionamentos equivocados sejam seguidos e assuntos de real interesse da população sejam deixados de lado.

A vitória na disputa depende da empatia dos eleitores pelo candidato em questão. Para criar identificação entre o futuro representante do povo e à comunidade, é preciso que ambos estejam ligados a objetivos em comum, como o de solucionar problemas urgentes dos moradores da região.

Em cidades menores, é relativamente fácil conhecer a realidade de cada quarteirão e manter-se fisicamente próximo às pessoas. Em grandes capitais, a realidade é bem diferente. Para saber como comunicar-se como o bairro vizinho, atingindo exatamente suas necessidades, é necessário investir em pesquisas eleitorais.

Existem numerosas vantagens em optar por realizar a pesquisa eleitoral, como o mapeamento das necessidades da população e o reforço extra no marketing político em determinados locais. Entretanto, alguns erros podem trazer resultados contrários aos pretendidos e tornar o investimento em um desperdício de verba.

Recortar o público incorreto

Não adianta investir em pesquisas eleitorais para localidades distintas das que o candidato deseja receber informações. O ideal é guiar-se pelo IBGE e tê-lo como base para localizar o público que faz parte da região de eleitores da comarca do candidato.

Avalie o número de moradores e, a partir daí, defina quantas pessoas devem ser entrevistadas para obtenção de uma amostragem próxima da realidade. Os votos de um único bairro não garantem a vitória das eleições, ou seja, a pesquisa deve ser abrangente, mas com localização previamente definida.

Fazer perguntas mirabolantes

Evite perguntas que dificultam o entendimento dos eleitores e que exijam grau de conhecimento político elevado. Quanto mais à vontade o entrevistado estiver, com maior naturalidade e sinceridade as respostas serão dadas. Constranger as pessoas com perguntas complexas pode causar efeito reverso e intimidar o cidadão, que pode esconder seus posicionamentos por medo de ser mal interpretado.

Quanto mais sinceras as respostas, melhor para a montagem da estratégia de comunicação. Afinal, a falta de assertividade no resultado pode guiar a campanha por caminhos que não interessam à comunidade, servindo apenas como perda de investimentos.

Organizar as questões é fundamental para obter informações precisas e compreender quando interromper a pesquisa, caso necessário. Por exemplo, saber o domicílio eleitoral antes de seguir a entrevista impede que o entrevistado responda todas as questões para, ao final, informar que não vota na cidade do candidato em questão.

Não ter um app para pesquisas

Pesquisas no papel foram muito úteis em tempos antigos, mas não precisam ser revividas na atualidade. Existem excelentes plataformas disponíveis no mercado, que permitem a coleta e análise dos dados com maior agilidade e fidelidade.

As informações devem ser registradas em local seguro, sem possibilidade de extravio dos dados ou entrevistas incompletas. Com o uso de aplicativos, o agente de campo pode ter a localização monitorada, com menores chances de fraude e, ainda, relatórios com resultados parciais podem ser gerados ao final do dia.

Também não é preciso contar com o apoio da internet. A pesquisa pode ser feita offline e ter os dados arquivados de modo automático.

Contaminar a pesquisa com achismos

Antes de colocar o time em campo, é fundamental orientá-los para que não hajam de modo a influenciar as respostas, seja com intimidação ou dando dicas no decorrer da pesquisa. As abordagens devem acontecer com máxima educação e jogo de cintura, respeitando a ordem das perguntas e o tempo de resposta do cidadão.

Ao apresentar-se, é importante dizer que se trata de uma pesquisa eleitoral, mas sem mencionar o partido ou candidato que a encomendou, evitando que o entrevistado se sinta constrangido em demonstrar sinceridade nas respostas.

Evitando cometer os erros citados aqui, as chances de obtenção de resultados satisfatórios e reais são bem maiores, colaborando para o alcance da sonhada vitória. 

Para quem deseja saber mais sobre como dirigir a pesquisa eleitoral com o auxílio de uma ferramenta digital, visite o site da Data Goal e conheça os benefícios em optar pela plataforma. Aproveite! 

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

Como identificar nichos de mercado inexplorados com pesquisas de mercado especializadas

Como identificar nichos de mercado inexplorados com pesquisas de mercado especializadas

Identificar nichos de mercado inexplorados é uma estratégia poderosa para empresas que buscam destaque em um mercado competitivo. Embora seja comum focar em grandes mercados saturados, os nichos de mercado oferecem oportunidades significativas para o crescimento, com menos concorrência e um alto potencial de fidelização. Ao explorar nichos ainda pouco atendidos, as empresas conseguem criar produtos e campanhas direcionadas, conquistando

Continue lendo »
group diverse people having business meeting_53876 25060

Como a pesquisa de mercado pode ajudar sua empresa a crescer?

A pesquisa de mercado é uma ferramenta importante para entender a realidade do cenário em que a empresa está inserida. Ela auxilia o gestor na tomada de decisão e na melhoria das estratégias de posicionamento. Para conseguir ter sucesso duradouro, a empresa precisa inovar em produtos, serviços, atendimento e muito mais. Alcançar esse objetivo depende do investimento em pesquisa, que

Continue lendo »
woman hands using mobile smart phone_35534 132

Tudo que um APP para pesquisa eleitoral precisa ter

As eleições municipais estão cada vez mais próximas. Os pré-candidatos aos cargos de vereador e prefeito já foram anunciados e as pesquisas parciais de intenções de voto já tiveram início em várias partes do país. Mesmo no início do ano, ainda longe da data, a pesquisa eleitoral é essencial para testar a visibilidade de quem está no pleito e deseja

Continue lendo »
photo 1573497491208 6b1acb260507

Pesquisa comportamental: para que serve e por que fazer?

Você sabia que a pesquisa comportamental pode influenciar na contratação de candidato para a vaga de emprego? Entrevistas de trabalho costumam ser demoradas e acabam deixando a pessoa ansiosa, reação que pode se potencializar com os testes comportamentais. Um dos nomes mais conhecidos para essa atividade é “dinâmica de grupo”. Os  exercícios que, muitas vezes, são diferentes – e, para

Continue lendo »
photo 1504868584819 f8e8b4b6d7e3

Os 3 desafios do uso de dados no ciclo de políticas públicas

Conjunto de processos para a elaboração de programas e ações, o ciclo de políticas públicas é um momento importante. A partir dele, é possível propor soluções que irão impactar a vida de milhares de pessoas. Para quem não conhece o ciclo de políticas públicas, ele é um conjunto de ações que atua na identificação dos problemas enfrentados pela sociedade. Também

Continue lendo »
4 erros que podem arruinar a experiência do cliente na Black Friday (e como evitá-los)

4 erros que podem arruinar a experiência do cliente na Black Friday (e como evitá-los)

A Black Friday, um dos maiores eventos do varejo global, oferece às empresas uma oportunidade única para impulsionar suas vendas e atrair novos clientes. No entanto, mais do que oferecer descontos chamativos, é fundamental que as marcas ofereçam uma experiência de compra eficiente e sem falhas. Pequenos erros podem gerar insatisfação, afastar clientes e comprometer não só as vendas imediatas,

Continue lendo »
asian man hands using smart phone social media concept_1384 74

4 vantagens de contratar um app de pesquisa eleitoral

A pesquisa eleitoral é um guia importante para avaliar a imagem pública de um candidato e as demandas locais. Uma forma de fazer esse processo com menos custos e acesso rápido às informações é partir de app de pesquisa eleitoral.  Com os avanços tecnológicos, vários setores modernizaram sua forma de trabalhar. Se antes, o próprio marketing político observava apenas os

Continue lendo »
urna_jose_cruz_2350

De quanto em quanto tempo fazer pesquisa de intenção de voto?

Durante os períodos eleitorais, a pesquisa de intenção de voto costuma ser um termômetro das campanhas e atua até mesmo como um influenciador de eleitores. Afinal, muitos tendem a decidir o voto com base nas avaliações e resultados dessas pesquisas. Elas são feitas por institutos de pesquisas, geralmente encomendadas por veículos de comunicação. Mas, para que aconteça, toda pesquisa de

Continue lendo »
207

Os erros mais comuns ao se fazer pesquisa eleitoral para prefeito ou vereador

A pesquisa eleitoral constitui um importante dado para a população e para quem vai pleitear um cargo na eleição vigente. Então, porque os últimos anos mostraram resultados tão discrepantes da realidade? Quais são os erros mais comuns na pesquisa eleitoral – e como evitar que eles aconteçam? Antes de tudo, vale lembrar que fazer uma pesquisa eleitoral, hoje, é diferente

Continue lendo »
photo 1512428559087 560fa5ceab42

O que o app para pesquisa eleitoral traz de benefícios para quem executa a pesquisa?

Com a aproximação do período eleitoral, o momento é de planejar os próximos passos, discurso de campanha e propostas para o mandato. Mas como obter dados consistentes e elementos reais para definir as estratégias do candidato? A solução está no app para pesquisa eleitoral. De maneira geral, a pesquisa é um instrumento de investigação eficiente que utiliza métodos científicos para

Continue lendo »
photo 1573497491208 6b1acb260507

Como trabalhar com pesquisa política fora do ano de eleição?

Quem trabalha com pesquisa política provavelmente já observou que boa parte das demandas surgem durante o período das eleições. Entretanto, saiba que é possível manter os lucros com as pesquisas durante os três anos de mandato.  Manter uma receita positiva ao longo do mandato de um político pode parecer algo quase impossível. Isso acontece porque, muitas vezes, a procura por

Continue lendo »
photo 1432888498266 38ffec3eaf0a

Marketing político: porque a pesquisa eleitoral é essencial?

Cada eleição apresenta desafios e demandas diferentes para o público. Nesse cenário, os candidatos mais preparados com boas estratégias no marketing político conquistam votos que podem elegê-los.  Entender as demandas do público e desenvolver táticas alinhadas a essas necessidades é um fator importante que irá destacar quem se candidata à eleição.  Seja no âmbito municipal, estadual ou federal, é fundamental

Continue lendo »