Tudo o que um APP para pesquisa social precisa ter

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Ter acesso a uma boa pesquisa é ter, praticamente, uma parte dos problemas da sua empresa resolvidos. Afinal, é através dos dados contidos nela que é possível medir satisfação, avaliar resultados, checar atuação dos concorrentes e definir estratégias de melhoria. Com a pesquisa social isso não é diferente.

E para que ela tenha resultados relevantes, a coleta de dados precisa ser feita corretamente, seguindo as metodologias para intervir nas necessidades de cada público.

Afinal, o que é pesquisa social?

A pesquisa social é um método utilizado para entender o comportamento das pessoas na sociedade. Ela permite projetar produtos ou serviços que adaptam às mais diversas necessidades das pessoas.

Isso acontece porque em uma sociedade os comportamentos e a forma de enxergar o mundo são divergentes. Isso acontece devido a localização física, educação, classes sociais, entre outros aspectos que interferem nos pensamentos e opiniões.

O objetivo da pesquisa social é resolver problemas. Para isso, ela descreve características de determinada população, peculiaridades de um grupo, tais como nível de escolaridade, idade, sexo, etc.

Além disso, esse tipo de investigação identifica fatores que determinam ou contribuem para algum fenômeno, como, por exemplo, o impacto das empresas em uma região.

Dessa forma é possível conhecer profundamente a realidade desse grupo, podendo explicar as relações que ele tem com setores públicos, organizações privadas e outras entidades que tenham ações na localidade.

A importância do App na pesquisa social

É possível desenvolver questionários e aplicá-los da maneira convencional, ou seja, realizada em domicílio, com o pesquisador indo de casa em casa para entrevistar moradores e recolher suas impressões sobre o objeto estudado.

Por se tratar de um estudo mais detalhado e que abrange um recorte populacional maior, o volume de coletas ou entrevistas também é elevado.  Sendo assim, a equipe envolvida para fazer o trabalho precisa ser robusta, gerando mais custos com pessoal, transporte, alimentação e outros benefícios. Isso gera mais custos para quem idealiza a pesquisa e também riscos de fraudes ou erros.

Um aplicativo de pesquisa social como o ofertado pela Data Goal torna acessível a empresas e órgãos governamentais o recurso de gestão das equipes de campo. Assim, a organização solicitante entra em contato com a equipe e o software auxilia os pesquisadores para que façam a condução das entrevistas de maneira correta.

Outro aspecto de bastante relevância está relacionado a digitação das pesquisas para análise dos resultados. Isso acaba sendo um gargalo que atrasa a entrega dos resultados. Com a plataforma esse obstáculo deixa de existir, já que o app não demanda digitadores ou analistas para a preparação do banco de dados, viabilizando agilidade a um custo menor de investimento.

O que o App para pesquisa social deve ter

Mas para que o aplicativo exerça eficientemente o seu papel na pesquisa social é necessário que ele tenha alguns diferenciais para dar mais segurança na aplicação e também no resultado, tais como:

  • Aplicação de pesquisas em modo off-line;
  • Atuação na parte tecnológica das pesquisas eleitorais;
  • Possibilidade de retirada de resultados parciais com os pesquisadores em ainda em campo;
  • Banco de dados para produção do relatório final no mesmo dia;
  • Recurso de combate à fraude com gestão de equipes de pesquisa;
  • Monitoramento da localização das coletas realizadas por GPS;
  • Indicadores de produtividade média individual e de equipes.

Quer saber como implementar pesquisa social no seu negócio? A Data Goal é uma plataforma que atende a todos os perfis e tamanhos de empresas. Venha conhecer as nossas soluções!