Aplicativo para pesquisa de mercado: como funciona

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Um aplicativo para pesquisa de mercado pode ser a ferramenta ideal para realizar uma coleta de dados eficiente e minimizar o índice de mortalidade de empresas. 

No Brasil, 60% das empresas com pouco mais de cinco anos fecham suas portas, segundo pesquisa do IBGE realizada em 2015. Trata-se de um dado temido por muitos empresários e que acontece, na maioria das vezes, por falta de um planejamento com visão holística da organização. 

Tal planejamento deve ter expectativas que condizem com a realidade; caso contrário, ele se torna nulo – ou, pior, pode afetar negativamente o negócio a curto e longo prazo. Além disso, para medir as condições e possibilidades de novas abordagens empresariais, é fundamental realizar a pesquisa de mercado. 

Ela serve para averiguar as possibilidades e condições para o modelo de negócios e possibilita que as empresas entendam os erros estratégicos do seu próprio plano. É a partir da pesquisa que torna-se possível identificar o público ideal, por exemplo, e focar em ações convenientes à sua clientela. 

Corporações que não realizam pesquisas de mercado periodicamente podem entrar para a lista de empresas que logo fecham suas portas, já que passam a desconhecer a realidade de seu próprio nicho.

Contudo, se as incertezas em relação a esse processo perduram, asseguramos que o aplicativo para pesquisa de mercado pode resolver e simplificar todo o procedimento. 

Mas, afinal, do que se trata essa tecnologia?

Um aplicativo para pesquisa de mercado permite a aplicação de um formulário para a coleta de dados que pode ajudar a empresa a entender melhor as demandas e anseios de seu público-alvo. 

Essa tecnologia também pode ser aplicada para o mapeamento de outras informações sobre o público, como seus gostos e preferências, as marcas que fazem mais sucesso, produtos mais cobiçados e potenciais gargalos de estoque, entre outros dados. 

Ademais, o app de pesquisa também ajuda o gestor a entender a satisfação dos clientes quanto à qualidade dos produtos e/ou serviços e, com os resultados, ajustar os preços de venda. Trocando em miúdos, o aplicativo facilita uma necessidade de informação para quem precisa ser mais competitivo em seu setor, medindo a influência de uma marca em relação a seus principais concorrentes. 

Nesse contexto, o aplicativo para pesquisas faz com que a descoberta de elementos cruciais para um planejamento sólido de mercado seja mais prática e precisa, já que viabiliza as respostas através de entrevistas bem conduzidas e de rápida análise posterior. 

Como funciona o aplicativo para pesquisa de mercado?

O aplicativo para pesquisa de mercado permite ao gestor aplicar questionários de acordo com o que for necessário para a investigação em curso, podendo ser utilizado inclusive em modo offline. Um software como o desenvolvido pela Data Goal facilita o processo, tornando tudo mais rápido, prático e com alto nível de custo-benefício. 

Com o aplicativo Data Goal, os gestores podem acompanhar resultados parciais instantaneamente, enquanto os pesquisadores ainda estiverem em campo. Além disso, os responsáveis pela pesquisa também são autorizados a monitorar a localização das coletas realizadas por GPS e receber indicadores de produtividade média individual e de equipes.

No fim de todo o processo, o aplicativo fornece um compilado de dados para a produção do relatório final no mesmo dia. 

A ferramenta desenvolvida pela Data Goal tem um preço acessível que garante o retorno ao investimento feito por ela. Afinal, a pesquisa possibilita mudanças advindas da análise dos resultados, servindo como parâmetro para o crescimento empresarial e aumento do lucro. 

Como é feita a pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado feita com aplicativo reúne dados úteis à elaboração de novas estratégias pela empresa. O sistema inclui entrevistas, questionários e visitações aos pontos de venda e/ou grupos onde o público se encontra.

Por exemplo: no caso de pesquisa para medir as possibilidades de um negócio ou produto, é preciso estabelecer o público-alvo e as possibilidades do mercado. 

Caso a pesquisa seja para descobrir aspectos sobre uma marca, os questionários podem se referir ao conhecimento e experiência do consumidor com a mesma. Assim, é possível medir a satisfação e revelando potenciais pontos de melhoria.

Dessa forma, para obter resultados pertinentes, deve-se sempre estabelecer quais são os objetivos da pesquisa, além de definir prazos e uma margem de erro aceitável. Com a calibragem dessas questões, pode-se, por fim, criar e aplicar os questionários. 

Se essas informações vão ao encontro da sua necessidade, conte com o aplicativo para pesquisa de mercado Data Goal. Estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.