03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Como fazer pesquisa eleitoral e por que ela é tão importante para seu mandato

photo 1516055619834 586f8c75d1de

Você sabe como fazer pesquisa eleitoral? Esse tipo de pesquisa é um importante instrumento para candidatos a cargo público que querem (e precisam) conhecer a percepção da comunidade em relação aos problemas sociais que vivem. Outra vantagem da pesquisa eleitoral é descobrir a intenção de votos do eleitorado.

A chegada das eleições é sempre um motivo de esperança para a população que vê, nesse momento, uma forma de resolver os problemas que tanto afligem a sociedade. É somente através da pesquisa eleitoral que o candidato consegue entender as adversidades e propor estratégias de campanha.

Os dados estatísticos obtidos na pesquisa são extremamente valiosos para candidatos e partidos. Por isso, não devem ser utilizados de forma aleatória, mas para definir as tomadas de decisões da campanha e plano de governo.

Os dilemas da pesquisa eleitoral

Ao realizar pesquisa eleitoral, o candidato tenta conhecer o eleitorado e resolver algumas dores que envolvem o pleito. Ou seja, não basta apenas concorrer a um cargo público; é preciso saber se vale a pena gastar tempo e dinheiro com a campanha política.

No entanto, fazer pesquisa não é algo tão simples… 

Geralmente os partidos contratam um Instituto de Pesquisa para realizar todo o trabalho, que envolve realizar questionários, enviar os pesquisadores a campo, tabular dados e gerar relatórios. Tudo isso tem um custo muito alto, o que torna a pesquisa inviável para alguns concorrentes ao pleito.

Normalmente, as empresas de pesquisa querem lucrar, por isso a intenção é tornar a demanda maior. Isso significa processar mais questionários, além de levar mais tempo com digitação, já que a pesquisa é realizada com preenchimento em papel.

Por outro lado, partidos e candidatos querem respostas rápidas para prever os resultados das urnas, se vale a pena concorrer ao pleito e/ou qual nome é melhor para compor a chapa. Em outras palavras, é preciso saber se existe algum problema de imagem com a população, no intuito de realizar mudanças em tempo hábil. 

Por questão de economia, alguns preferem realizar a pesquisa por conta própria. O problema é que, ao receber uma grande massa de informação, candidatos e partidos talvez não tenham o conhecimento necessário para interpretar os dados e chegar a conclusões satisfatórias.

Hoje em dia existem recursos bem mais modernos, confiáveis e com resultados que saem no mesmo dia. Quer saber como fazer pesquisa eleitoral? A Data Goal te ajuda. 

A solução que cabe na palma da mão

O avanço da tecnologia tem permitido o desenvolvimento de uma série de aplicações para celular, como a solução para pesquisa da Data Goal. Nada mais é que um software em que a própria equipe do candidato pode conduzir o processo.

Como o método de fazer pesquisa eleitoral pode interferir diretamente nos resultados, já que entrevistas em papel geram dúvidas, fraudes e erros de interpretação, é sempre bom contar com uma ferramenta que otimize as etapas do processo. 

Com a solução tecnológica, o custo com questionários é infinitamente menor. Além disso, a interface é amigável e intuitiva, favorecendo a manipulação da ferramenta sem a necessidade de um especialista em TI para dar orientações constantes.

Por ser uma solução para pesquisa digital, os usuários podem receber os inquéritos por diferentes meios, como e-mail e redes sociais, o que aumenta o alcance dos questionários. Assim, evita-se o deslocamento de profissionais para lugares remotos, recurso que sempre gera custos enormes à campanha. 

Aliás, vale lembrar que um dos grandes problemas da pesquisa eleitoral é o gerenciamento de equipes de campo. Muita gente espalhada por locais diferentes torna o trabalho lento, de alto investimento financeiro e nem sempre confiável.

Com o software para pesquisa, o processamento de dados é mais rápido e menos custoso, já que o sistema compreende todas as necessidades da pesquisa de campo e disponibiliza o resultado em pouco tempo. 

Além disso, a ferramenta apresenta outros benefícios, tais como:

  • Aplicação de pesquisa em modo offline;
  • Atuação na parte tecnológica das pesquisas eleitorais;
  • Possibilidade de retirada de resultados parciais com os pesquisadores em ainda em campo;
  • Banco de dados para produção do relatório final no mesmo dia;
  • Recurso de combate à fraude com gestão de equipes;
  • Monitoramento da localização das coletas realizadas por GPS;
  • Indicadores de produtividade média individual e de equipes.

Quer saber como implementar pesquisa eleitoral já em 2022? Entre em contato com a gente e conheça nossas soluções!

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

4 estratégias baseadas em dados para melhorar a experiência de compra em eventos sazonais

4 estratégias baseadas em dados para melhorar a experiência de compra em eventos sazonais

Os eventos sazonais, como Natal, Black Friday e Dia dos Namorados, representam grandes oportunidades para o varejo aumentar as vendas e conquistar novos clientes. Durante esses períodos, a concorrência é acirrada, e o planejamento estratégico é essencial para se destacar. Não basta oferecer descontos: é fundamental entender o que o consumidor realmente espera. Para isso, a coleta e análise de

Continue lendo »
photo 1573497491208 6b1acb260507

Pesquisa comportamental: para que serve e por que fazer?

Você sabia que a pesquisa comportamental pode influenciar na contratação de candidato para a vaga de emprego? Entrevistas de trabalho costumam ser demoradas e acabam deixando a pessoa ansiosa, reação que pode se potencializar com os testes comportamentais. Um dos nomes mais conhecidos para essa atividade é “dinâmica de grupo”. Os  exercícios que, muitas vezes, são diferentes – e, para

Continue lendo »
Satisfação do cliente: como monitorar e ajustar estratégias durante as campanhas de fim de ano

Satisfação do cliente: como monitorar e ajustar estratégias durante as campanhas de fim de ano

As campanhas de fim de ano são cruciais para o varejo, representando um pico no volume de vendas. No entanto, além de ofertas atrativas, é a experiência de compra que realmente fideliza os consumidores. Nesse período de alta demanda, o monitoramento da satisfação do cliente se torna essencial para garantir que a jornada de compra seja positiva, mesmo diante da

Continue lendo »
smiling asian woman using smartphone with listening music standing office building_2034 1563

5 requisitos que um bom software pesquisa eleitoral deve ter

Com a chegada das eleições, candidatos e partidos políticos estão a todo vapor na busca de informações para a montagem da campanha e, também, do plano de governo. O software pesquisa eleitoral é o melhor instrumento para atingir os objetivos da vida política. Quando a pesquisa é estruturada de forma organizada, é possível alcançar resultados que impactam positivamente nas urnas e

Continue lendo »
electronic voting abstract concept illustration_335657 1876

Como profissionais de marketing político podem usar o IGP durante os anos de mandato

Uma gestão pública não se faz apenas com os candidatos que ganharam as eleições e suas ligações partidárias. Um time preparado na construção de estratégias, como os profissionais de marketing político, se faz necessário durante os anos de mandato. O fato é que as decisões políticas não podem ser tomadas com base em achismos ou por conversas isoladas com eleitores.

Continue lendo »
59914

Como realizar uma pesquisa eleitoral para prefeito e vereador?

Em todo ano de eleição você ouve falar sobre pesquisas eleitorais e dados de intenção de voto, correto? E deve se perguntar como são feitas essas pesquisas, já que você nunca participou de uma… as principais dúvidas são: elas existem mesmo? São confiáveis? A resposta é sim, elas existem e são confiáveis. E, já que em 2020 temos eleição para

Continue lendo »
group diverse people having business meeting_53876 25060

Como a pesquisa de mercado pode ajudar sua empresa a crescer?

A pesquisa de mercado é uma ferramenta importante para entender a realidade do cenário em que a empresa está inserida. Ela auxilia o gestor na tomada de decisão e na melhoria das estratégias de posicionamento. Para conseguir ter sucesso duradouro, a empresa precisa inovar em produtos, serviços, atendimento e muito mais. Alcançar esse objetivo depende do investimento em pesquisa, que

Continue lendo »
Experiência do cliente: como medir a satisfação em lojas físicas e online

Experiência do cliente: como medir a satisfação em lojas físicas e online

No atual cenário de transformação digital, oferecer uma experiência do cliente memorável tornou-se um diferencial crucial para as empresas. Seja em lojas físicas ou no ambiente online, os consumidores têm expectativas cada vez mais altas, e as empresas precisam acompanhar essas mudanças para permanecer competitivas. Medir a satisfação do cliente em ambos os ambientes — físico e digital — fornece

Continue lendo »
Como identificar nichos de mercado inexplorados com pesquisas de mercado especializadas

Como identificar nichos de mercado inexplorados com pesquisas de mercado especializadas

Identificar nichos de mercado inexplorados é uma estratégia poderosa para empresas que buscam destaque em um mercado competitivo. Embora seja comum focar em grandes mercados saturados, os nichos de mercado oferecem oportunidades significativas para o crescimento, com menos concorrência e um alto potencial de fidelização. Ao explorar nichos ainda pouco atendidos, as empresas conseguem criar produtos e campanhas direcionadas, conquistando

Continue lendo »
5 estratégias para engajar eleitores indecisos nestas eleições

5 estratégias para engajar eleitores indecisos nestas eleições

Na corrida eleitoral, conquistar o voto dos eleitores indecisos é uma verdadeira carta na manga para qualquer candidato. Entender e influenciar esse grupo tão relevante e presente em toda eleição, por muitas vezes, define os rumos de uma candidatura.  Neste contexto, estudar formas de conhecer para persuadir o eleitorado se tornam tarefas fundamentais para um candidato ao longo da sua

Continue lendo »
Como dados estratégicos podem impulsionar suas vendas de fim de ano

Como dados estratégicos podem impulsionar suas vendas de fim de ano

O fim de ano é um dos períodos mais aguardados pelo varejo, com datas importantes como a Black Friday e o Natal impulsionando um enorme volume de compras. No entanto, para maximizar essas oportunidades, as empresas precisam ir além de promoções e descontos. Uma preparação estratégica baseada em dados é a chave para entender as mudanças no comportamento do consumidor

Continue lendo »
Como acompanhar mudanças no comportamento do consumidor com dados: 5 dicas essenciais

Como acompanhar mudanças no comportamento do consumidor com dados: 5 dicas essenciais

Em um mercado dinâmico e altamente competitivo, entender o comportamento do consumidor é vital para empresas que desejam se manter competitivas e antecipar as necessidades de seu público-alvo. Com a constante evolução das expectativas e necessidades dos consumidores, empresas que usam dados precisos e atualizados conseguem tomar decisões estratégicas mais ágeis e adaptativas.   Dica 1: monitore o desempenho de

Continue lendo »