03 1

Transforme sua coleta de dados eleitorais com o DataGoal. Sistemas robustos e seguros à sua disposição. Contate-nos para uma demonstração e garanta seu kit gratuito para aprender a fazer coletas de dados eleitorais de forma prática e eficiente!

Gestão Pública: como medir a satisfação de serviços?

smiling millennial partners handshaking office thanking successful teamwork_1163 4614

A pesquisa de satisfação é uma ferramenta utilizada para receber o feedback do cliente, identificando falhas e oportunidades de melhoria nos produtos e serviços de uma empresa ou organização governamental. É uma boa oportunidade de estreitar laços e tomar decisões assertivas quanto às questões que envolvem o negócio e seus níveis de atendimento.

Quando se trata de uma organização privada, o recurso orienta os empresários a adequar o negócio conforme as necessidades apresentadas pelos clientes. Afinal, a concorrência é grande. Se mudanças não forem realizadas, o consumidor vai buscar o concorrente. 

No entanto, esse não é o mesmo objetivo que tem uma pesquisa de satisfação de serviços na gestão pública. Aqui, a grande pergunta é: qual o interesse em receber retornos sinceros dos usuários para melhorar a qualidade dos serviços?

O papel da pesquisa de satisfação na gestão pública

A ausência de concorrência no setor público não pode significar prestação de serviço de má qualidade. É preciso garantir que o usuário resolva todas as necessidades referentes ao Estado como se ele tivesse uma alternativa similar de solução no setor  privado.

As reclamações dos serviços governamentais sempre foram uma constante por parte dos usuários, o que vem mudando devido a inúmeros motivos: a eficiência no atendimento economiza recursos do governo, melhora a reputação da organização pública e satisfaz o cidadão – que, também, são eleitores.

Na administração pública, esse último fator conta muito, já que a pessoa que fica satisfeita com a boa prestação de serviços pode manifestar esse contentamento diretamente nas urnas.

Como medir a excelência dos serviços públicos?

A gestão pública oferece uma diversidade de serviços essenciais para o desenvolvimento da cidade e do estado. Hoje, muitos deles são resolvidos de forma online, o que já significa um avanço para os contribuintes. Por isso, medir a excelência das atividades prestadas presencialmente ou não é um processo para o desenvolvimento e ampliação dos serviços públicos.

A pesquisa de satisfação é uma excelente forma de medir os serviços da gestão pública, fazendo com que o cidadão expresse sua experiência e os resultados alcançados quanto ao serviço prestado.

No entanto, realizar uma pesquisa de satisfação da maneira convencional para essa finalidade não vai gerar resultado satisfatório. Além de não conseguir abranger toda a gestão pública de maneira igualitária, os atendidos pelos serviços podem não ser abordados da forma mais eficiente, gerando informações distorcidas e que não refletem a realidade.

Por se tratar de um estudo que abrange um recorte populacional maior, o volume de coletas e entrevistas também é elevado. Com isso, a equipe envolvida no trabalho precisa ser maior, gerando custos e riscos de fraude.

O ideal é utilizar um aplicativo de pesquisa, como o desenvolvido pela Data Goal, que capta a opinião do usuário in loco. Ele garante ao governo direcionar esforços para os pontos que necessitam mais atenção e, com isso, fazer com que a satisfação do cidadão seja alcançada.

O aplicativo de pesquisa é uma ferramenta fácil, prática e segura, tanto para a gestão pública, quanto para o respondente. O formulário é elaborado na própria plataforma, pois o programa é amigável e intuitivo. Contudo, os profissionais da Data Goal estão sempre a postos para prestar o suporte necessário. 

Com o aplicativo, a pesquisa pode ser realizada de qualquer lugar, dentro da repartição pública, com pesquisadores em campo ou encaminhada por e-mail para o celular ou e-mail do cidadão.

Além de a gestão pública não precisar gastar rios de dinheiro com instituto de pesquisas, o aplicativo Data Goal oferece muitos benefícios, como:

  • Aplicação de pesquisa em modo offline;
  • Possibilidade de retirada de resultados parciais com os pesquisadores ainda em campo;
  • Banco de dados para a produção do relatório final no mesmo dia;
  • Recurso de combate à fraude;
  • Monitoramento da localização das coletas realizadas por GPS
  • Indicadores de produtividade média individual e de equipes.

Se você, gestor, quiser medir a satisfação dos serviços oferecidos pela gestão pública que está sob sua responsabilidade, entre em contato com o Data Goal ou faça um teste grátis do nosso sistema.

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

Leia também

Pesquisa de Satisfacao de Evento Como Coletar Feedback Valioso com a Data Goal

Pesquisa de Satisfação de Evento: Como Coletar Feedback Valioso com a Data Goal

Realizar eventos é uma excelente oportunidade para fortalecer a marca, criar conexões e proporcionar experiências memoráveis aos participantes. No entanto, para garantir o sucesso de um evento e identificar pontos de melhoria, a pesquisa de satisfação é uma ferramenta essencial. Ela permite entender o que funcionou bem e quais aspectos precisam de ajustes, além de fornecer insights valiosos diretamente do

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado Quanto Custa e Como a Data Goal Pode Ajudar

Pesquisa de Mercado: Quanto Custa e Como a Data Goal Pode Ajudar

Realizar uma pesquisa de mercado é uma das ferramentas mais poderosas para empresas que desejam entender melhor seus clientes, concorrentes e tendências do setor. No entanto, muitas empresas têm dúvidas sobre o custo de uma pesquisa de mercado e quais fatores influenciam esse valor. A Data Goal, especialista em soluções tecnológicas para coleta de dados, oferece diversas opções acessíveis e

Continue lendo »
mg

Data Goal entra para projeto de aceleração da Seed

Recentemente a Data Goal, empresa mineira especializada em soluções de inteligência coleta de dados para pesquisas, entrou para o seleto hall de startups acelerados pela Seed (Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development), a primeira aceleradora financiada apenas por recursos públicos no Brasil. Criada e mantida pelo Governo de Minas Gerais, a Seed realiza um dos programas de aceleração de qualquer startup que

Continue lendo »
Pesquisa de Mercado Exploratoria Como a Data Goal Ajuda a Descobrir Novas Oportunidades de Crescimento

Pesquisa de Mercado Exploratória: Como a Data Goal Ajuda a Descobrir Novas Oportunidades de Crescimento

A pesquisa de mercado exploratória é uma das primeiras etapas no desenvolvimento de estratégias de negócios. Ela tem como objetivo compreender mais a fundo o mercado, identificar problemas e explorar oportunidades que podem ainda não estar claras para a empresa. Ao coletar dados qualitativos, a pesquisa exploratória permite insights valiosos sobre comportamentos, preferências e tendências. A Data Goal, especialista em

Continue lendo »
diverse young people talking having fun together cafe_1163 5145

Pesquisa social: 5 métodos e técnicas

A sociedade, de forma geral, é impactada por uma série de fatores, sejam eles ambientais, tecnológicos, políticos ou urbanos, provocados tanto por órgãos governamentais como por empresas privadas. As consequências podem ser muitas, indo de negativas a positivas, a depender do contexto. Descobrir os detalhes desses resultados é o principal ativo da pesquisa social. A pesquisa social nada mais é

Continue lendo »
Pesquisa de Satisfacao para Eventos Como Melhorar a Experiencia dos Participantes com a Data Goal

Pesquisa de Satisfação para Eventos: Como Melhorar a Experiência dos Participantes com a Data Goal

A organização de eventos envolve uma série de detalhes que podem determinar o sucesso ou o fracasso de toda a experiência. Desde a escolha do local até a programação e os serviços oferecidos, cada aspecto impacta diretamente a satisfação dos participantes. Nesse contexto, realizar uma pesquisa de satisfação após o evento é essencial para identificar pontos fortes e áreas que

Continue lendo »
5 passos para implementar pesquisas de mercado confiáveis com a ajuda da tecnologia

5 passos para implementar pesquisas de mercado confiáveis com a ajuda da tecnologia

No ambiente de negócios atual, a capacidade de tomar decisões embasadas em dados confiáveis se tornou uma vantagem competitiva essencial. As pesquisas de mercado são fundamentais para entender seu público, identificar tendências emergentes e ajustar estratégias de forma precisa. A tecnologia tem um papel crucial nesse processo, permitindo que as empresas realizem pesquisas mais eficientes e acessíveis. Veja abaixo cinco

Continue lendo »
4 estratégias baseadas em dados para melhorar a experiência de compra em eventos sazonais

4 estratégias baseadas em dados para melhorar a experiência de compra em eventos sazonais

Os eventos sazonais, como Natal, Black Friday e Dia dos Namorados, representam grandes oportunidades para o varejo aumentar as vendas e conquistar novos clientes. Durante esses períodos, a concorrência é acirrada, e o planejamento estratégico é essencial para se destacar. Não basta oferecer descontos: é fundamental entender o que o consumidor realmente espera. Para isso, a coleta e análise de

Continue lendo »
businessman hand putting voting paper_47328 197

Como vender e trabalhar com soluções de política pública? Conheça o IGP

Vivemos um momento no Brasil em que as discussões referentes aos problemas da população andam em alta. Isso porque a política pública, que é uma questão governamental, é tratada de forma conjunta com a sociedade. Com essa abertura é possível conduzir soluções que são de interesse coletivo. Muito se fala em política pública e das suas boas práticas que podem

Continue lendo »
business team analyzing income charts graphs smartphone close up_1150 9106

O que é coleta de dados em pesquisa?

A pesquisa é uma das melhores ferramentas na construção do conhecimento. Com ela é possível investigar, de forma sistemática, problemas que afetam organizações públicas e privadas, questões sociais, eleitorais e trabalhos científicos. Mas, para que uma investigação por pesquisa seja efetiva, não adianta apenas se prender às perguntas e respostas: é preciso seguir uma metodologia, um passo a passo, para

Continue lendo »
Obama_3

Como Barack Obama usou a internet para ser eleito em 2008?

As lições de marketing de Barack Obama ficarão marcadas na história recente da humanidade. Gostando dele ou não, o presidente americano foi um marco na trajetória política, não só dos Estados Unidos como do mundo. A eleição do ex-presidente significou uma revolução no planejamento da campanha política norte-americana de 2008. O uso da rede mundial de computadores não era uma

Continue lendo »