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Como fazer uma pesquisa eleitoral para melhorar sua imagem perante a população?

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Um político vive de sua imagem, por isso é importante se preocupar com ela durante a campanha eleitoral. Afinal, ele depende dela para conseguir votos e se eleger a algum cargo governamental. E a pesquisa eleitoral pode ajudar.

Acontece que a popularidade no momento do pleito é muito importante, e o seu monitoramento é imprescindível no estabelecimento de estratégias para resistir em cenários adversos, ou em uma possível crise.

Por falar em crise, essa é a que mais aflige os políticos no período de campanha. Afinal, para queimar a sua reputação, os oponentes buscam evidências negativas do presente e do passado do candidato. Pode ser um áudio vazado, uma atitude errada que aconteceu há muitos anos, uma fala inapropriada ou até mesmo um fato da vida pessoal: tudo é motivo para desacreditar a imagem de alguém perante a população.

Por que gerenciar a imagem pública?

Candidatos a cargos políticos estão na berlinda o tempo todo. Por mais que eles não tenham feito nada de errado, estamos vivendo em um tempo onde a veiculação das chamadas fake news tem se tornado normal. Assim, todos estão sujeitos a um emaranhado de boatos e mentiras.

O processo de campanha política começa bem antes da sua oficialização no TRE (Tribunal Regional Eleitoral). É no momento em que partidos começam a sondar nomes para concorrer a cargos públicos, fazendo com que essas pessoas tenham sua vida vasculhada de todas as formas, não só pelos votantes, mas por analistas políticos e concorrentes.

A imagem pública é a percepção que os eleitores têm de um político. É claro que ela não é uma imagem real, já que a maioria da população não conhece o candidato pessoalmente. Contudo, ela é formada através de informações passadas pelos noticiários da televisão, programas de rádio e, principalmente, das redes sociais. 

O gerenciamento da imagem é extremamente importante, pois é por meio dele que os eleitores manifestam o que estão pensando – e se as mensagens contraditórias sobre o político ameaçam sua candidatura.

Pesquisa eleitoral: ferramenta para gerenciar a imagem 

A pesquisa eleitoral é a ferramenta perfeita para gerenciar imagens dos candidatos a cargos governamentais. 

Trata-se de um instrumento prioritário de políticos e partidos que pretendem mapear necessidades e construir discursos em cima de dados factíveis e interessantes para o eleitorado. Ela deve ser planejada de forma tática e conduzida com didática para que os seus resultados apontem para as questões que de fato norteiam a campanha eleitoral.

Em um cenário em que a imagem pública é tudo, e em que existe uma relação de confiança por parte dos eleitores, entender esses vieses ajuda na defesa de possíveis contradições espalhadas nas mídias.

O problema que muitas pessoas encontram na hora de monitorar a imagem é a viabilização da pesquisa. Até alguns anos atrás, o processo era realizado por meio de questionário físico, em que pesquisadores iam às ruas para conversar com as pessoas e registar suas opiniões em relação ao candidato. E isso custava caro.

Com o avanço tecnológico, tudo ficou mais simples, prático e rápido.  

Através do sistema Data Goal é possível criar questionários e enviar para os respondentes da amostra por meio de e-mail, WhatsApp ou redes sociais. Caso necessite enviar o entrevistador a campo, o software trabalha no modo offline, ideal para lugares em que a conexão não pega facilmente.

Basta baixar o questionário para o dispositivo, aplicar a pesquisa normalmente e ao chegar no escritório conecta-se a rede e transfere as respostas para o sistema.

Além disso, a solução oferecida pela Data Goal apresenta uma série de recursos que facilitam a idoneidade dos resultados. Veja!

  • Aplicação da pesquisa em modo offline;
  • Possibilidade de retirada de resultados parciais com  os pesquisadores ainda em campo;
  • Banco de dados confiáveis para produção do relatório final no mesmo dia;
  • Recurso de combate à fraude com gestão de equipes de pesquisa;
  • Monitoramento da localização das coletas realizadas por GPS;
  • Indicadores de produtividade média individual e de equipes.

Se você ainda não sabe como fazer uma pesquisa eleitoral para melhorar sua imagem perante a população, venha fazer um teste grátis com a Data Goal. E, caso tenha qualquer dúvida, é só entrar em contato com a gente.

Tags: Pesquisa eleitoral orientada a dados, campanha eleitoral orientada a dados, campanha política, marketing político, marketing político orientado a dados

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