Pesquisa de mercado online: benefícios e pontos positivos

A pesquisa de mercado é uma ferramenta poderosa para empresas que querem expandir sua atuação. Ela ajuda os gestores a entender a realidade do mercado, conhecer seu público alvo, identificar oportunidades e reduzir riscos, auxiliando a corporação a tomar decisões mais seguras e efetivas.

Contudo, muitos empresários deixam de utilizar a pesquisa em suas estratégias de marketing, achando que o investimento é muito alto para a capacidade de pagamento da organização. Se você faz parte desse time, temos uma boa notícia: não é preciso desembolsar altos valores para ter uma pesquisa de mercado eficaz.

Veja, abaixo, as vantagens que a modalidade de pesquisa de mercado online pode oferecer a seu empreendimento.

Informação é a alma do negócio

De acordo com um estudo de 2019 divulgado pelo IBGE, 21% das empresas quebram após o primeiro ano de atividade. Além disso, metade dos negócios fecha as portas antes de completar quatros anos.

É um cenário triste que vem se ampliando, infelizmente, no período de pandemia.  A pergunta que fica é: o que faz algumas empresas sobreviverem e outras não? Existem muitas variáveis que podem apontar o sucesso ou fracasso empresarial, mas apenas a informação é capaz de ajudar o gestor a criar um cenário realista da sua condição. 

Quanto mais embasado estiver, mais consegue entender a direção dos negócios e, assim, tomar a decisão mais acertada. É através da pesquisa de mercado online que a equipe obtém os dados necessários para montar estratégias em relação aos concorrentes, ao público e ao desenvolvimento da marca.

Modalidade online – um novo conceito em pesquisa de mercado

A realização de pesquisa de mercado era vista como algo distante para muitas empresas, principalmente para as PMEs. Muitas pessoas envolvidas na elaboração de perguntas, digitação e definição de amostragem, inúmeros pesquisadores em campo para coletar dados, sem contar os coordenadores de área mais a equipe de apoio… tudo isso tem um preço, certo? 

Os custos podiam ser muito altos, o que inviabilizava, em muitas das vezes, o acesso à ferramenta.

Com o desenvolvimento tecnológico e a possibilidade de utilizar o ambiente virtual para quase tudo, a pesquisa de mercado online chega como uma alternativa eficiente, econômica e fácil de usar.

A pesquisa de mercado online funciona de maneira parecida com a modalidade tradicional, exceto pelo fato de que praticamente todas as etapas são conduzidas em ambientes virtuais. 

Ao utilizar um aplicativo, como o desenvolvido pela Data Goal, a empresa define o problema da pesquisa, monta o questionário, estabelece a  amostragem e envia as perguntas por e-mail ou redes sociais. 

Até aí, tudo bem; mas quais as vantagens reais da pesquisa de mercado online?

Economia

A empresa não precisa pagar rios de dinheiro para os institutos de pesquisas. O aplicativo da Data Goal tem interface amigável e intuitiva, oferecendo recursos simples para que você mesmo possa criar o questionário digital.

Como as perguntas são enviadas online, o custo engloba apenas o uso do aplicativo e o pacote de internet. O app da Data Goal cobra R$1,50 por entrevista em um universo limitado a 800 questionários. À medida que esse número aumenta, o preço diminui.

Resultados rápidos

Os resultados das coletas de dados feitas em campo sempre foram motivo de preocupação por parte dos gestores, pois demoravam muito para serem compilados e divulgados. Era preciso analisar um por um dos questionários, tabular os dados e fazer o relatório.

A tecnologia da pesquisa de mercado online mudou tudo para melhor, tornando possível receber resultados parciais na hora que desejar, mesmo com a pesquisa ainda acontecendo. Além disso, o banco de dados do aplicativo permite a produção do relatório final no mesmo dia.

Sistema de coleta offline

O sistema de coleta de dados offline é uma solução que não precisa de conexão com internet para registrar a resposta eletronicamente. Acontece que nem todos os lugares tem uma rede de boa qualidade; por isso, antes de iniciar a entrevista, o pesquisador baixa o sistema no smartphone ou no tablet e realiza o preenchimento dos dados durante a pesquisa. Ao final, basta conectar-se novamente à internet para baixar e compilar as informações.

Faça você mesmo

Não é preciso uma equipe especializada para elaborar, aplicar e gerenciar a pesquisa de mercado online. Você pode definir como tudo vai ser feito, desde a criação do formulário até a definição da coleta de dados e do público-alvo que vai responder à sua enquete.

O melhor de tudo é que você não precisa sair da frente do computador para organizar todas essas tarefas. A plataforma é prática, com muitos recursos, mas descomplicada para trabalhar. Caso precise de suporte, a equipa da Data Goal está sempre à disposição para te ajudar.

Os benefícios de adotar um aplicativo de pesquisa de mercado online são inúmeros, com destaque para o controle de todos os processos pelo gestor. A eficácia é real! Veja mais alguns pontos positivos do software: 

  • Dados seguros no servidor Amazon;
  • Todas as operações são identificadas;
  • Recurso de combate à fraude;
  • Monitoramento da localização das coletas realizadas por GPS;
  • Indicadores de produtividade.

A pesquisa de mercado online é a melhor maneira de obter informações sobre o negócio de maneira ágil, prática, confiável e, o melhor, com excelente custo-benefício. 

Tem interesse em fomentar sua empresa utilizando uma ferramenta inovadora e segura? Convidamos você a realizar um teste grátis na plataforma Data Goal. Você vai se surpreender!