Pesquisa de mercado: quais são as vantagens para o seu negócio?

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Posso adiantar que são inúmeras as vantagens e um processo absolutamente necessário, principalmente antes da tomada de decisões no mercado que envolvam o interesse do consumidor. A pesquisa de mercado é muito útil para quem deseja lançar um novo produto, avaliar sua força ou buscar novos mercados.

As pesquisas possuem muitas vantagens, justamente por sua fácil aderência de mercado, independentemente do nicho de atendimento. Tudo dependerá de como o questionário será construído e qual o seu objetivo, o que justifica sua versatilidade.

Conhecer melhor o público

Trazendo para um entendimento ainda mais próximo, podemos comparar a pesquisa de mercado à análise antes da compra de um bem. Tente se lembrar quais foram os passos ao comprar um novo eletrodoméstico, especificamente, uma máquina de lavar. 

Provavelmente, tudo começou com a procura por um produto que atendesse suas necessidades, definindo quantos quilos a máquina teria, preferência de cor, modelo e faixa de preço. Depois disso, chegou a vez de sondar as lojas, a fim de encontrar as melhores condições de compra sobre um produto que já havia sido decidido.

Assim como foram pesquisados os meios disponíveis para suprir a necessidade de lavar roupas, resultando na compra de uma máquina, o lançamento de um novo produto ou reposicionamento de marca deve ser feito com base nos interesses do público-alvo. Mesmo que um fogão absolutamente inovador estivesse à venda, na ocasião, ele não seria levado em consideração de compra, já que não era o objetivo.

Ou seja, não adianta trazer novidades ao mercado que não atendam as necessidades das pessoas.

Ao encomendar uma pesquisa de mercado, conseguimos mapear exatamente o objetivo de marketing que foi planejado. Além disso, é possível entender o perfil do cliente, preparando-se para oferecer o que o público realmente tem buscado.

Entender os gargalos invisíveis

A pesquisa de mercado não é indicada apenas à empresas que passam por momentos difíceis. Mas para negócios que desejam entender como aprimorar a experiência de compra dos clientes.

Por mais que o processo pareça impecável, o cliente sempre terá algo a acrescentar, resultando em dicas que podem colaborar para o crescimento da companhia. Por exemplo, um comprador pode sentir-se limitado caso tenha percebido dificuldades na entrega, no atendimento pós-compra, em localizar produtos na loja ou ao tentar entender questões técnicas.

Usar a pesquisa de mercado à favor da empresa, permite que os gargalos sejam mapeados e melhorias sejam aplicadas em benefício dos clientes. Inclusive, os colaboradores podem ser orientados à mudança de postura e incentivados a usarem palavras-chave que funcionem como gatilhos de venda.

Analisar as estratégias dos concorrentes

Essa também é uma excelente oportunidade para avaliar o que os outros comerciantes têm feito, tanto para buscar por meios semelhantes, quanto para aprender com os erros percebidos. Porém, defina quem são, de fato, os seus principais concorrentes, com base na segmentação do negócio e o público-alvo. Depois disso, ficará muito mais fácil delimitar a área de pesquisa.

Com a pesquisa de mercado, podemos entender como o concorrente é visto, anotando as ações de marketing que mais chamaram atenção do público. Com os resultados em mãos, é possível analisar os pontos positivos e negativos do posicionamento alheio e identificar a força da popularidade do outro.

A dica é usar uma plataforma digital para organizar as informações obtidas. Aproveite para elencar os pontos fortes e fracos do seu próprio negócio, a partir das respostas dos entrevistados durante a pesquisa.

Oriente o time de campo para que não influenciem os participantes, colaborando para um resultado realista e que colabore com a assertividade das novas ações. A partir daí, o marketing será feito com base no que está na expectativa dos clientes, usando as faltas do concorrente como oportunidades para o seu empreendimento.

A pesquisa propõe benefícios para quem deseja manter-se em alta ou busca por melhorias nas vendas. O investimento é importante para garantir a efetividade das estratégias de marketing, evitando a perda de tempo e dinheiro com ações ineficazes.

Existem várias vantagens em contar com o apoio da tecnologia nesse processo, garantindo a organização dos dados e a facilidade na coleta de informações. Nesse ponto, os aplicativos para pesquisa de mercado são bastante recomendados, trazendo economia de tempo, organização do time de entrevistadores e a entrega de relatórios de resultados diários. No blog da Data Goal, separamos um material específico para a compreensão do funcionamento da ferramenta. Visite o site e aproveite a leitura.