Plano de retomada da economia: por onde começar?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A pandemia de Covid-19, surgida em 2020, afetou imensamente todos os setores do mercado. À medida que a situação retorna a normalidade, entretanto, a retomada da economia se torna uma preocupação e uma esperança.

A crise sanitária trouxe desafios imensuráveis para a população e para a gestão. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB brasileiro caiu cerca de 4,1% no ano passado – o pior resultado em 24 anos. 

A redução da atividade econômica e a retração do movimento causada pelas medidas de contenção do vírus trouxeram ao país uma situação preocupante. Com o aumento da vacinação e o controle da pandemia em outros países, entretanto, já é possível enxergar a luz no fim do túnel.

Gestão pública e retomada da economia

Para acelerar a volta à normalidade e incentivar o desenvolvimento econômico, é necessário que a gestão pública invista em um plano de retomada da economia que possa ser implementado a passos firmes e coerentes.

 A ansiedade da população em ver o distrito, município ou estado crescendo novamente é enorme. A gestão pública tem papel estratégico nisso e os esforços dos gestores são essenciais para o reaquecimento da economia. 

Qual é a importância de um plano de retomada eficiente?

O cenário confuso e variáveis incertas podem dificultar o desenvolvimento de um plano de retomada da economia feito pela gestão pública.

Para que o planejamento seja bem sucedido, é imprescindível que a gestão atente para a necessidade de basear o plano em dados mensuráveis e objetivos, além de oferecer passos executáveis e que levem em consideração a real situação da população.

Isso é importante porque, ao implementar o plano de retomada da economia, será esperado da gestão pública que saiba identificar e corrigir os pontos de melhoria na estratégia. 

Também é esperado pela população que a gestão pública atinja os principais pontos de necessidades da população. Atitudes assertivas e acertadas conseguem, além de acelerar o aquecimento da economia, agradar a população.

Uma população satisfeita neste momento é ainda mais importante. Considerando que em breve entramos em ano eleitoral, a eficiência na gestão pública e a percepção do trabalho por parte da população é essencial para melhorar a capacidade gerencial e a intenção de voto. 

Plano de retomada da economia: por onde começar?

Agora que você já sabe o que é necessário para o desenvolvimento de um bom plano de retomada da economia e qual é a importância dele para o pós-pandemia, descubra por onde começar. 

O primeiro passo é entender quais são as reais necessidades da população e qual é a avaliação que os indivíduos fazem de projetos públicos. Identificar os pontos de melhoria baseados em dados reais garante a eficiência do plano.

Para isso, você pode contar com o I.G.P, Solução Completa de Inteligência para Gestão Pública oferecido pela Data Goal. A disponibiliza um sistema de avaliação em populações de distritos, municípios ou estados, permitindo que os gestores avaliem e diagnostiquem a gestão atual. 

Por meio de uma metodologia P.D.C.A (Plan, DO, Check, Act), a gestão consegue não só identificar todos os pontos de melhoria em projetos e programas voltados à população, como também identificar como os problemas devem ser resolvidos.

O método visa a melhoria contínua dos processos e é composto por 4 passos:

  1. Planejamento
  2. Execução
  3. Checagem
  4. Correção

O sistema de avaliação do I.G.P também permite avaliar a viabilidade de projetos em médio e longo prazo. Dessa maneira, é possível compreender se o plano de retomada da economia tem boas chances de obter sucesso e corrigir o que não for tão viável. 

Tudo isso baseado nas percepções de quem mais importa: o público. A retomada da economia é um objetivo caro para a população no momento pós pandemia, já que todos sofreram com as consequências da crise econômica.  

Por isso, para oferecer o melhor plano de retomada possível e continuar visando a melhoria da gestão, você pode contar com o I.G.P. Fale com um de nossos especialistas agora! 

Para aprender mais sobre gestão pública, continue lendo o blog da Data Goal!