Sistema de coleta de dados offline: como isso pode te ajudar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

É muito melhor perguntar a alguém que acabou de sair de um evento se a infraestrutura estava adequada do que esperar alguns dias para enviar um e-mail e contar com a sorte dele ainda se lembrar da experiência, não é mesmo? O local onde uma pesquisa será realizada pode contribuir, e muito, para a eficiência de seus resultados. Por isso, um sistema de coleta de dados offline é ferramenta indispensável para seu sucesso.

Não estar conectada à internet não faz da pesquisa um recurso menos moderno. Pelo contrário: o sistema offline de coleta de dados pode ser baixado em dispositivos eletrônicos e levado a qualquer local para pesquisa.

Em muitos casos, um questionário feito em modo offline pode ser processado de forma muito mais rápida. Isso é ótimo para a experiência de quem está participando da pesquisa.

Então, vamos descobrir quais as aplicações do sistema de coleta de dados offline e, porque ele pode ser a cereja que faltava no seu bolo?

O que é um sistema de coleta de dados offline?

O sistema de coleta de dados offline é uma solução de pesquisa que não precisa da conexão com a internet para registrar respostas eletronicamente.

O formulário, as pesquisas, estratégias e demais etapas que antecedem a coleta de dados são feitas utilizando os canais e recursos comuns, inclusive a internet. Mas, depois de pronta, a aplicação do questionário pode ser realizada offline.

Para isso, antes de ir a campo, também é preciso baixar o sistema em smartphones ou tablets que serão utilizados no processo de pesquisa.

Depois, basta realizar o preenchimento dos dados durante a pesquisa e, ao final do processo, conectar-se novamente a internet para baixar e compilar os dados. 

É possível usar o sistema de coleta de dados offline para realizar pesquisas em feiras comerciais, cursos, treinamentos, congressos, espaços livres, eventos, lojas ou até mesmo na rua.

A verdade é que, sem a necessidade de ter uma conexão com a internet, esse modelo de pesquisa pode ser utilizado em várias ocasiões e ambientes.

Benefícios do sistema de coleta de dados offline 

A possibilidade de realizar a pesquisa de forma dinâmica, sem a obrigatoriedade de estar conectado, garante uma característica fundamental para algumas coletas de dados: mobilidade.

A pesquisa pode ser realizada onde seu público-alvo está pronto para responder o questionário, o que aumenta a eficiência da coleta de dados.

Também podemos listar outros ganhos, tais como:

  • adaptabilidade do modelo online para o offline em dispositivos comuns, como smartphones e tablets;
  • proteção dos dados, já que os sistemas offline não precisam de redes móveis ou locais para serem acessados;
  • escalabilidade, já que o sistema pode ser inserido em qualquer dispositivo e enviado para campo, inclusive utilizando o Google Play para baixar, como é o caso do Data Goal;
  • boa relação de custo e benefício;
  • altos níveis de personalização para a formulação da pesquisa, já que o sistema possui uma interface amigável e intuitiva, mas com apoio de especialistas.

Os benefícios de um sistema de coleta de dados offline podem viabilizar uma pesquisa que, até então, não era possível. Afinal, em muitos contextos, estar presencialmente em campo era essencial para o processo.

Vale lembrar, porém, que algumas das características citadas sobre os sistemas de coleta de dados offline são exclusividades da solução oferecida pela Data Goal. Nossos diferenciais podem ajudar a otimizar ainda mais suas pesquisas, já que a ferramenta que disponibilizamos é projetada exclusivamente para isso. 

Quer saber mais sobre o app da Data Goal e como ela pode ajudar seu negócio a entender melhor seu público? Acesse nosso site, conheça outras funcionalidades e solicite um orçamento.