Como o software de pesquisa eleitoral pode ajudar a mudar sua imagem

A imagem em um ambiente político é tudo. Afinal, os eleitores se identificam com candidatos que tenham as mesmas percepções, ideais e atitudes que o público deseja. Ou seja, não adianta defender uma ação contrária àquilo que a sociedade espera, pois dificilmente o resultado será positivo.

A política é uma área relevante dentro de um ambiente público, pois lida com  situações sensíveis relacionadas a diversos grupos sociais de uma cidade, estado e país. Portanto, os candidatos a cargos públicos precisam se preocupar com o monitoramento da imagem, a fim de estabelecer estratégias para ganhar popularidade e, consequentemente, o maior número de votos.

Como a imagem interfere na campanha eleitoral?

Você já deve ter ouvido falar que a imagem diz muito sobre uma pessoa. Isso quer dizer que a forma como alguém se apresenta interfere em como as pessoas o enxergam. No âmbito político, o peso é bem maior, já que impacta diretamente na reputação do candidato, favorecendo ou impedindo sua atuação em cargos públicos.

Além da linguagem não verbal, que tem a ver com a apresentação pessoal, como vestuário, gestual, as cores e o tom de voz, a imagem é construída, também, através de ideias, discursos e ações políticas, fazendo com que se construa uma percepção do público em relação ao candidato.

Em outras palavras, a reputação é um fortalecimento da imagem política, que vem sendo reforçada através do tempo. Quando bem construída e alinhada aos propósitos sociais e do partido, o candidato costuma ter a opinião pública a favor, sobrevivendo a crises, notícias falsas e polêmicas que sempre acontecem em tempos de eleição.

Sabe aquela frase “a primeira impressão é a que fica”? Ela não é apenas um dito popular, mas a realidade vivenciada por todos os políticos no dia a dia. Afinal, o candidato tem pouco tempo em campanha para mostrar a que veio e, por isso, precisa ter uma estratégia de comunicação assertiva para conquistar o eleitor em pouco tempo.

Com as redes sociais, o candidato não precisa, necessariamente, do tempo na televisão para expor suas ideias. Ele pode detalhar sua campanha através de inúmeros recursos digitais, como live, webinar, entrevistas para canais do YouTube e conteúdos textuais, entre outros. 

Como a sua imagem vai estar em diferentes canais, todo o discurso, deve estar estrategicamente conectado às ações, projetos e apresentação pessoal de quem pleiteia o cargo público. Assim, constrói-se credibilidade junto ao público que te acompanha.

Vale lembrar que não existe certo ou errado, mas sim uma questão de análise de cenário. 

Por exemplo, qual é a percepção do eleitor em relação ao candidato que faz suas campanhas sempre de camiseta regata, bermuda e chinelo, em relação a outro que está vestido de maneira mais social? Tudo vai depender do clima do período e como a população enxerga essas duas propostas de gestores públicos. 

A importância da pesquisa eleitoral na imagem do candidato

A pesquisa é uma ferramenta bastante útil em época de eleição. Porém, ela não tem apenas o objetivo de medir as intenções de votos, mas nortear toda a campanha política do candidato, levando em consideração o seu desempenho técnico e de imagem.

Nesse sentido, o monitoramento da reputação é fundamental para saber o que dizem a seu respeito e quais os assuntos estratégicos podem ser levantados nesse momento.

Em outras palavras, a pesquisa aponta as falhas, problemas que precisam ser acompanhados e até pontos favoráveis que podem ser reforçados. O resultado é o aumento da credibilidade da população, que só pode ser alcançado com conteúdos transparentes e sinceros.

Um software de pesquisa eleitoral pode te ajudar nesse sentido, demonstrando como anda a sua imagem e força política nas regiões de atuação. Além disso, também mostra os locais onde a reputação está mais fragilizada, dando ao candidato condições de criar ações assertivas, baseadas em fatos reais, para reverter a situação.

Uma ótima ferramenta para ser aplicada no marketing político é o software de pesquisa eleitoral da Data Goal. Trata-se de um recurso bastante útil, inteligente e com diversas funcionalidades para monitorar a popularidade do candidato.

Plataforma com interface simplificada, intuitiva e amigável, a pesquisa eleitoral da Data Goal diminui gastos e o tempo de produção em virtude da automatização completa dos processos. Além disso, o aplicativo tem sistema de proteção reforçado, o que evita fraudes nas informações e no armazenamento.

Se você não sabe como a população te enxerga, está na hora de investir em um bom software pesquisa eleitoral, como o disponibilizado pela Data Goal. Com ele você obtém relatórios no mesmo dia, aumentando as chances de antecipar soluções futuras, criar estratégias e ficar à frente dos concorrentes. 

Para saber mais sobre nossas soluções, entre em contato com a gente!