Como vender e trabalhar com soluções de política pública? Conheça o IGP

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Vivemos um momento no Brasil em que as discussões referentes aos problemas da população andam em alta. Isso porque a política pública, que é uma questão governamental, é tratada de forma conjunta com a sociedade. Com essa abertura é possível conduzir soluções que são de interesse coletivo.

Muito se fala em política pública e das suas boas práticas que podem mudar a realidade de pessoas e empresas. Mas, afinal, o que é política pública?

A definição mais clara de políticas públicas está ligada ao conjunto de ações, metas, programas e planos que os governos (nacional, estadual ou municipal) traçam para assegurar o bem estar da sociedade e o interesse público. Para isso, conta com a participação direta ou indireta de entes públicos e privados cujo objetivo é garantir determinados direitos a grupos sociais, ou para determinado segmento, como cultura, grupos étnicos ou econômicos.

Em outras palavras, todas as questões envolvidas dentro desse tipo de política referem-se ao espaço público e, por isso, devem ser transparentes. Nesse sentido, é a sociedade quem deve opinar e definir quais são as questões que têm ou não relevância para a comunidade.

Assim sendo, as políticas públicas podem ocorrer nos diversos setores e com níveis de dificuldades variados. Por exemplo, criar programas para erradicar o analfabetismo é bem mais complexo e envolve maior número de pessoas do que uma ação coordenada para castrar animais de rua.

É possível vender soluções de políticas públicas?

Embora, na maioria das vezes, a saída para o problema seja relativamente simples, trabalhar com soluções de política pública não é tarefa fácil. Isso porque o profissional, para atuar nessa atividade, deve ser capacitado a cumprir cada etapa do processo.

O fato é que não existe mágica na política pública, mas estudos e uma sequência de passos e diretrizes. Quando seguidos, eles atendem, de forma eficaz, a expectativa da sociedade.

Como é comum que o poder público não possua mão de obra com perfil adequado e em quantidade suficiente para conduzir os trabalhos, profissionais externos são chamados para atender a demanda e orientar o governo em relação às tratativas da política pública.

De maneira geral, para atingir os objetivos propostos, o profissional que trabalha com soluções de política pública deve seguir os passos abaixo:

  • Diagnosticar o problema;
  • Propor critérios para caracterização das políticas;
  • Avaliar orçamento e recursos disponíveis;
  • Definir o público a quem destinará a política pública;
  • Identificar a forma de participação da sociedade e instituições;
  • Implementar políticas públicas;
  • Monitorar, avaliar e controlar as políticas propostas.

O trabalho é bastante minucioso e demorado, já que o profissional deve avaliar os dados, fazer leitura de cenários e cruzar informações para só depois identificar a solução que seja coerente com a realidade daquele governo. 

É por isso que você precisa de uma ferramenta inteligente, amigável e confiável  para trabalhar e agilizar todos os processos de política pública.

Já ouviu falar no I.G.P.?

Se você procura uma plataforma que identifica os pontos para melhoria da sua gestão, por meio de uma metodologia eficiente, te apresentamos o IGP, Sistema de Inteligência da Gestão Pública oferecido pela Data Goal.

Trata-se de uma ferramenta que permite ao gestor identificar todos os pontos de melhoria dos projetos e programas voltados à população. Isso é feito pelo método P.D.C.A. Em português, a sigla remete a planejar, fazer, verificar e agir.

Essa técnica visa a melhoria contínua dos processos por meio desse circuito de quatro ações. Com isso, a gestão entende não só como o problema surge, mas, principalmente, como deve ser solucionado de maneira perene e eficiente.

A plataforma ajuda a entender as percepções das populações dos distritos, municípios ou estados, oferecendo os seguintes recursos:

  • Avaliar a satisfação da população quanto ao andamento de um programa/projeto;
  • Avaliar a viabilidade de políticas públicas a médio e longo prazo;
  • Avaliar os resultados percebidos sobre os programas e iniciativas vigentes;
  • Entender as características da população e suas necessidades;
  • Ter números reais da participação dos cidadãos e dos impactos das ações propostas.

Se você quer vender sua força de trabalho com soluções de política pública, conte com o I.G.P.  da Data Goal para garantir a excelência desse serviço. Venha conversar com nossos especialistas!