Aplicativo de pesquisa para serviços de gestão pública: tudo o que você precisa saber

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A gestão pública contempla uma série de demandas e serviços necessários ao cidadão, que vão desde confecções de documentos, como carteira de identidade e passaporte, até atendimentos mais complexos, como para serviços de educação, cuidados com a saúde, transporte e fornecimento de água e luz.

Nas últimas décadas, presenciamos importantes mudanças na estrutura da gestão pública. Com  a internet, tudo ficou mais fácil e rápido, interferindo diretamente na maneira na prestação de serviço do Estado e na sua relação com o solicitante dessas demandas.

Por meio de atendimentos físicos e digitais, a gestão pública deu um salto na oferta de serviços e resolução de problemas. Porém, nada é perfeito! É por isso que pesquisas são realizadas com o objetivo de validar e aprimorar os esforços feitos pelo Estado para atestar o pleno atendimento ao cidadão.

As pesquisas são a melhor maneira de entender o comportamento da comunidade que é atendida pelo setor público, permitindo adaptar e projetar serviços que se adaptam às necessidades desse público e melhorem a experiência de trabalho dos próprios servidores.

Como utilizar aplicativo de pesquisa para inovar o serviço público

A gestão pública tem inovado não só em serviço, mas em atendimento. Essa evolução deve ser constante, acompanhando as tendências tecnológicas e proporcionando uma prestação de trabalho de mais qualidade.

A pesquisa é a ferramenta que vai refletir a opinião de todos os envolvidos quanto às interações vigentes. Por que, então, não utilizar um aplicativo para facilitar as respostas?

Para que o gestor não tenha dúvidas da eficiência do app durante o processo de investigação, vamos explicar tudo o que você precisa saber antes de utilizar o software de pesquisa.

Elaboração do questionário

As questões que envolvem o setor público são muitas: atendimento, satisfação do usuário, disponibilidade do portal e satisfação dos funcionários estão entre os inúmeros fatores que podem ser observados e melhorados.

Ao utilizar um aplicativo de pesquisa, como o desenvolvido pela Data Goal, você tem a conveniência de criar o formulário, reduzindo custos com equipe e de equipamentos necessários à essa finalidade. Isso porque a plataforma é bem amigável, intuitiva e diminui as chances de erros humanos.

Coleta de dados

A coleta de dados é, talvez, a parte mais importante da pesquisa. É nesse momento que a instituição pública vai recolher as informações dos usuários para definir os recortes de público. No app, isso acontece sem a utilização de papel e vários pesquisadores espalhados, abordando as pessoas.

A solução digital é muito mais rápida, oferecendo ao público a possibilidade de responder ao questionário pelo celular ou computador, no tempo que ele tiver disponível. Isso exclui a necessidade de agendamentos, visitas às residências e custo com entrevistadores.

Maior alcance da pesquisa

Se uma instituição federal em Brasília quer realizar uma pesquisa em vários estados, não há necessidade de enviar pesquisadores para fazer esse trabalho – a não ser que seja um lugar sem acesso à internet ou onde a população não possua smartphone ou computador. O formulário online chega a diferentes regiões, usando os avanços da tecnologia.

A captura também é  feita por geolocalização e a plataforma oferece uma série de recursos para o trabalho de campo. Além disso, com o aplicativo de pesquisa é possível trabalhar online e offline, apenas salvando os questionários no celular ou tablet.

Análise dos dados

O aplicativo desenvolvido pela Data Goal oferece a possibilidade de retirada de resultados parciais com a pesquisa ainda acontecendo. 

Após a finalização, o gestor não precisa perder tempo separando as respostas de cada entrevistado. O formulário digital exporta os dados da pesquisa para o computador assim que a coleta for enviada, garantindo integridade das informações e agilidade dos resultados.

Custo de investimento

Há algum tempo, fazer pesquisa tinha um custo bastante elevado, sendo um dos principais obstáculos à contratação de um instituto de pesquisa. Com a solução digital, os valores caem consideravelmente.

Para começar, o aplicativo é viabilizado para qualquer tamanho e segmento de instituição pública. Isso só é possível porque a pesquisa digital exclui encargos trabalhistas dos profissionais em campo, deslocamentos e tempo para avaliação dos resultados.

Ficou interessado? Crie uma conta na Data Goal e comece a utilizar o aplicativo nas pesquisas para serviços de gestão pública.