Sabe aquela ideia do funcionário público que trabalha quando quer e como quer? Ela está totalmente equivocada. A administração pública passa por um momento de transformação em suas estruturas que inclui renovações a partir de quadros de servidores com foco na qualidade da prestação do serviço público.
Nesse contexto, o papel do RH, antes suprimido no atendimento a burocracias do Estado, ganhou um papel de destaque na reformulação das políticas de avaliação do desempenho dos serviços públicos. A ideia é que cada setor passe a ter uma postura diferente, assumindo responsabilidades diante dos obstáculos no trabalho.
Ou seja, não cabe mais à administração pública atuar de maneira passiva diante dos problemas que impedem a sociedade de se desenvolver. Hoje é inadmissível chegar em uma repartição pública para resolver qualquer tipo de questão e voltar para casa sem a solução porque o funcionário responsável não compareceu ao serviço, e o restante da equipe não consegue ou não está autorizada a fazer o atendimento.
O que é avaliação de desempenho?
O Estado oferece uma série de serviços cujo objetivo é suportar as necessidades da população, como saneamento básico, pavimentação, transporte, gerenciamento de resíduos, planejamento urbano, construção e manutenção das escolas estatais, arborização das ruas e praças e gerenciamento dos postos de saúde, entre tantos outros serviços.
Atender a solicitação de cada um deles de forma ágil e eficiente é uma forma de respeito ao cidadão que paga seus impostos, além de demonstrar a utilização correta do dinheiro público.
Em outras palavras, os funcionários que compõem a administração pública estão deixando para trás o viés burocrata e atuando de forma ativa e transformadora. É aí que entra a avaliação de desempenho, um mecanismo que busca conhecer e medir a performance de cada colaborador, estabelecendo uma comparação entre o desempenho esperado e o apresentado por eles.
A função da avaliação de desempenho é, principalmente, melhorar a gestão dos programas, dos serviços e políticas públicas.
Como medir o desempenho no serviço público
Cada setor público tem características específicas, podendo criar parâmetros distintos para medir a rotina das repartições. Para isso, o RH pode utilizar diversos indicadores, como mensuração por tempo, análise crítica dos resultados, metas ou comparar o desempenho com outros órgãos administrativos.
No entanto, uma ferramenta que tem apoiado esse trabalho junto ao setor público e com bastante eficiência é a pesquisa. Ela consegue medir a satisfação do cidadão através de feedbacks, o que ajuda a identificar falhas e oportunidades de melhoria nas organizações governamentais.
Dessa maneira, a pesquisa é uma excelente ferramenta de avaliar o desempenho no serviço público, estimulando não só o cidadão a expressar sua experiência e os resultados com os serviços públicos, mas também o próprio departamento a opinar sobre o desenvolvimento de cada funcionário.
Com esse tipo de instrumento, é possível medir, por exemplo, a qualidade do trabalho, a pontualidade, administração do tempo, uso adequado dos equipamentos e instalações, presteza, capacidade de trabalho em equipe e aproveitamento, entre outros critérios de avaliação de desempenho.
No entanto, conduzir esse tipo de trabalho utilizando métodos convencionais pode não gerar um resultado satisfatório, além de ter um custo alto e ser mais trabalhoso. Para garantir a eficiência desejada e com menor risco de falha, o ideal é a utilização de um aplicativo de pesquisa, como o desenvolvido pelo Data Goal.
Para começar, o software pode ser utilizado pela própria administração para avaliar o serviço público. Isso quer dizer que não é preciso gastar com empresas de pesquisa para fazer esse tipo de levantamento: o próprio gestor entra no aplicativo, elabora o questionário e coloca à disposição dos cidadãos e de pessoas da equipe.
O aplicativo de pesquisa Data Goal é uma maneira fácil, prática e segura de medir a performance do serviço público, já que a plataforma permite que a pesquisa seja realizada de qualquer lugar, dentro da administração ou encaminhada por e-mail ao cidadão.
Além disso, o aplicativo oferece outras vantagens à gestão pública, como:
- Melhor custo benefício;
- Aplicação de pesquisa em modo offline;
- Probabilidade de retirada de resultados parciais;
- Banco de dados para a produção de relatório final no mesmo dia;
- Recurso de combate à fraude;
- Monitoramento das coletas realizadas por GPS.
Nunca foi tão fácil avaliar o desempenho no serviço público. Por isso, se você, gestor, quer garantir um trabalho com mais qualidade e confiança nos resultados, entre em contato com a Data Goal ou faça uma teste grátis no nosso sistema.